Calendários Humanos x Calendário de Deus, parte 2 e final

Sim, Deus tem um calendário

Como vimos, Deus tem um calendário, ou seja, Deus criou um calendário para nós aqui na terra. Tempo e espaço que somente agora os cientistas estão começando a entender, foi Deus que criou. Osolelua2 mundo espiritual não estão sujeitos a tempo e espaço. Para nós humanos entender alguma coisa sobre a vida contínua de Deus, na bíblia vemos que Deus é chamado de ancião de dias, “Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabeça como a pura lã; e seu trono era de chamas de fogo, e as suas rodas de fogo ardente”, Daniel 7:9.

Em outras passagens, vemos escrito simplesmente que Deus vive e sempre viveu, “Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus”, Salmos 90:2.

Deus ordena de quando calendário deve começar

cevada6O nosso Deus quando nos dá instruções, Ele é bem claro. E aqui também, Ele ensinou os Israelitas de quando o ano começaria. Note nesta passagem, “Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano”, Êxodo 12:2.

Claramente vemos que Deus especificamente explica quando o ano deve começar, “Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família”, Êxodo 12:3. 

Se continuar lendo, verá que logo depois da Páscoa, haverá sete dias de celebração de pães ázimos – a Festa dos Pães Asmos.

Sem dúvida o ano começa no mesmo mês que a Páscoa e a Festa dos Pães Asmos devem ser celebrados. Por favor leis mais sobre as Festas Santas em outros Estudos Bíblicos principalmente nos estudos 10 à 18.

Mas, o que mais Deus nos ordena de quando o Ano Divino começa?

Deus tem nos dado especifica instruções que no domingo da Festa de Pães Asmos, o sacerdote deva levantar a cevada ao Senhor. Isso somente acontecerá um vez por ano, na Festa dos Pães Asmos. É através das Festas Santas de Deus que obtemos uma visão bem clara de como devemos observar os meses e o ano. Observe este mandamento de Deus e a relação entre Suas festas santas e de como devemos observar o calendário divino:

“No mês primeiro [primeiro dia do começo do ano divino], aos catorze do mês [14 dias depois do início do ano divino], pela tarde, é a páscoa do Senhor. E aos quinze dias deste mês é a festa dos pães ázimos do Senhor [e no 15 dia, começa a Festa de Pães Asmos do Senhor]; sete dias comereis pães ázimos… Quando houverdes entrado na terra, que vos hei de dar, e fizerdes a sua colheita, então trareis um molho das primícias [as primeiras colheita da cevada do campo] da vossa sega ao sacerdote; E ele moverá o molho perante o Senhor, para que sejais aceitos; no dia seguinte ao sábado [ou seja, no domingo] o sacerdote o moverá”, Levítico 23:5-11.

Com toda claridade, quando a cevada chegar ao ponto de colheita, antes dos Israelitas a colherem para eles, a primeira amostra tinha de vir para o sacerdote e esse balançaria ao alto dando graças a Deus no dia seguinte do sábado, no domingo. Depois disso os israelitas poderiam colher a cevada.cevada8

*1. Como podemos saber que Deus estava falando da cevada e não de outra lavoura?

Comentário: Note que quando os Israelitas estavam saindo do Egito, eles sairão depois da Páscoa, no Dia dos Pães Asmos. A colheita da cevada estava preparada, “E o linho e a cevada foram feridos, porque a cevada já estava na espiga, e o linho na haste”, Êxodo 9:31. Esta era a situação da cevada quando eles sairão do Egito.

O início do Mês começa na lua nova (Rosh Codesh)

Já temos lido que para o ano começar, a cevada tem que estar preparada para ser colhida. E que antes de ser colhida pelo povo, uma amostra tem que ser trazida para o sacerdote para ele “mover” perante Deus no dia seguinte do Sábado. A colheita da cevada só acontece em Jerusalem em Março ou Abril.

New MoonÉ em Março ou Abril que o tempo esta favorável para a colheita da cevada. Mas, um pergunta falta, quando começa o primeiro dia do mês do ano?

Todo mês no calendário divino começa na lua nova. A lua nova acontece depois que os primeiros raios do sol e visto por duas ou mais testemunhas. Quando duas ou mais testemunhas conseguem ver os primeiros raios do sol na lua, então começa o início do mês. Observe este artigo sobre Rosh Codesh.

Resumo

Vemos pelos mandamentos de Deus que o calendário divino é uma combinação entre a colheita da cevada como também da lua nova. O início do calendário divino sempre acontece na primavera em Jerusalém, onde o tempo é favorecida para a colheita da cevada.

Lua Nova: a lua nova porque indica o primeiro dia de qualquer mês.

Cevada: a cevada, que acontece somente um vês por ano em Jerusalém, tem que estar preparada para ser colhida porque ela tem que ser movida no domingo – no dia seguido do Sábado – na Festa de Pães Asmos.

  1. Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: