Calendários Humanos x Calendário de Deus, parte 1

Estamos no ano 2016 do calendário gregoriano. Antes desse calendário que usamos hoje em dia, existia o calendário Juliano. Antes do calendário Juliano, existia o calendário de Rômulo – o primeiro calendário romano foi criado por Rômulo em 753 a.C., ano de fundação de Roma, baseado no calendário egípcio.

Os estudos dos calendários humanos são realmente interessante. Todos os calendário humanos são pagãos. Muitas culturas utilizam seus próprios calendários criados por eles mesmos. Ao pesquisar, verão que eles usam como um ponto principal seus próprios deuses e seus próprios lideres.

Vemos por exemplo, no gregorianocalendário gregoriano, o significado dos dias de semana como também dos meses do ano. Observe:

Dias da Semana:

Domingo: Dia do Senhor ou Dia do Sol; Segunda_feira: Dia da Lua; Terça_feira: Dia de Marte; Quarta_feira: Dia de Mercúrio; Quinta_feira: Dia de Júpiter; Sexta_feira: Dia de Vênus; Sábado: Dia de Saturno

Meses do ano:

Janeiro: deus Jano [deus das porta]; Fevereiro: deus Fébruo [deus da morte]; Março: deus Marte [deus da guerra]; Abril: deus Abril [deus da germinação das culturas]; Maio: deus Maia [deus romano]; Junho: deus Juno [deusa esposa de Júpiter]; Julho: Júlio César [general romano]; Agosto: Augusto [primeiro imperador romano]; Setembro: [sétimo mês do calendário de Rómulo]; Outubro: [oitavo mês do calendário de Rómulo]; Novembro: [nono mês do calendário de Rómulo]; Dezembro: [décimo mês do calendário de Rómulo].

Os calendários humanos tem como origem seus deuses –  muitos desses deuses foram baseados em corpos celestiais como o sol, a lua e as estrêlas. O homem então criou os deuses e criou seus calendários baseado nesses deuses. Há tantos deuses que é difícil de conta-los todos se não impossível. O próprio apóstolo Paulo escreveu sobre isso quando ele estava visitando Atenas na Grécia, “E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos; Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não oAreópage conhecendo, é o que eu vos anuncio. O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação”, Atos 17:22-26.

E em Coríntios, ele falou, “Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele”, 1 Coríntios 8:5, 6.

Números, e não nomes, são usados no calendário divino

É através desses deuses que os calendários humanos tiveram muitas de suas origens. O calendário divino quando fala dos meses do ano, simplesmente menciona: primeiro mês, segundo mês, terceiro mês, sétimo mês, etc. Note, “… este vos será o primeiro dos meses do ano”, Êxodo 12:2; “No mês segundo… “, Números 9:11; “Ao terceiro mês…“, Êxodo 19:1.

Quando é falado na Bíblia, referindo-se aos meses e aos dias da semana, os números são usados. Não há nome próprio de ninguém e não há referência alguma de locais ou qualquer outro tipo de coisa. Simplesmente números são usados; como exemplo, “E sucedeu, no ano undécimo, no terceiro mês, ao primeiro do mês”, Ezequiel 31:1.

Como é o calendário de Deus

A Bíblia descreve bem claramente como funciona o calendário de Deus. É mais do que claro que Deus criou Seu próprio calendário. O calendário Dele nunca foi e nunca vai ser baseado no calendário do homem. Como pode até mesmo pensar que o Criador de todas as coisas até mesmo olhar para o calendário de uma das suas criações, o homem. Observe o que a Deus fala sobre Seu calendário…

solelua“E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos”, Gênesis 1:14.

“Designou a lua para as estações; o sol conhece o seu ocaso”, Salmos 104:19.

Sim, as estrêlas e corpos celestiais como o sol e a lua, Deus tem declarada que servirão como determinação de tempo e estações. Aqui está a resposta. Nada mais precisa ser dito. Não precisamos de calendários de deuses gregos ou de qualquer outro tipo de cultura para determinarmos que estação estamos. Obedecemos a Deus quando Ele disse, “sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos”.

  1. Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: