O Começo de Tudo, Parte 3

Para baixar as lições em PDF, clique aqui

O querubim Lúcifer – perfeito em beleza e sabedoria

Deus criou Lúcifer perfeito. A palavra Lúcifer que Deus o chamou de “filho da alva”, Isaías 14:12, se chama de “portador de luz”. Ele era um dos dois que cobriam o trono de Deus com suas asas, leia novamente Ezequiel 28:11-15. Realmente como bonito e poderoso era Lúcifer. E não somente isso, mas Deus o ungiu para que cobrisse o próprio trono de Deus. Mas, como o tempo, Lúcifer começou a pecar e querer ser maior do que o próprio Deus que o criou.

A Bíblia não diz quando tempo isso durou – o tempo em que começou a rebelião em seu coração contra Deus até o momento que atacou a Deus. Como o tempo e espaço não tem relevância no mundo espiritual pode ter sido milhões de anos. Note também como falou as escrituras, que ele colocou na cabeça de 1/3 dos anjos para rebelarem contra Deus. Com certeza isso aconteceu num tempo muito grande porque quantos milhões de anjos tinham de ser conversado para acontecer de mudar a cabeça deles e quererem ir contra Deus. Podemos afirmar com certeza também que, é claro, tudo aconteceu em segredo de Deus. Neste momento acreditamos que a mente deste diabo já estava corrupta e ele não conseguia perceber que nada pode ser escondido de Deus. O desejo dele de se tornar maior que Deus é tão grande que já estava sego do poder de Deus.

 A Rebelião do Querubim Lúcifer

 A difícil de saber quanto tempo ficou essa situação no céu. Deus sabendo de tudo que está acontecendo e mesmo assim, de acordo com Sua imensa misericórdia, nada fez e esperou que Lúcifer mesmo começasse sua rebelião.

É mais do que óbvio até mesmo falar que Deus poderia para tudo isso bem no início. Mas, Deus respeita a sua decisão. Ele faz isso também com os seres humanos. Ele não quer robôs em sua família. Ou forçar ninguém a seguir Suas leis e mandamentos. Ele quer pessoas que com toda a alma e forças amá-Lo e segui-Lo, “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”, João 4:23-24.

Então teve um tempo muito longo neste tempo onde Lúcifer ficou “trabalhando” – cobrindo o trono de Deus e tentando mudar os pensamentos dos anjos. Neste período de tempo também, Deus criou a terra.

Sabemos que a terra foi criada antes da rebeldia de Lúcifer porque Jesus o viu cair como um relâmpago, “E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu”, Lucas 10:18. A terra então já existia quando a guerra no céu aconteceu. Observe também que quando a terra foi criada, os anjos se alegraram, “Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?”, Jó 38:4-7.

1. Mas porque a rebelião de Lúcifer?

Comentário: É difícil explicar essa rebelião, mas com certeza, como a Bíblia descreve Lúcifer que já era o mais formoso e bonito e sábio de todos os anjos, não era suficiente para ele. Ele queria ser maior que seu próprio criador. Orgulho e desejo por poder e inveja do poder de Deus além de mais atributos não desejáveis o levou a ter sua mente corrupta.

O que podemos acreditar e não é muito difícil de ver, é que períodos longe de Deus foram o que contribuiu a seu desastre. É possível, por exemplo, que Deus começou a dar tarefas a Lúcifer como cuidar da terra e outras tarefas onde Lúcifer passou a ficar mais e mais longe de Deus; longe de cobrir o trono de Deus. Hoje podemos até ver isso nas pessoas.

Quando passamos muito tempo longe de Deus; quando passamos a orar pouco; a pensar pouco em Deus e em Suas palavras na Bíblia, vemos que essa distância faz com que andemos num caminho diferente onde a única coisa que importa é o prazer de nós mesmos. É claro, a mesma coisa acontece no contrário. Quando estamos perto de Deus e fazendo as coisas que são agradáveis aos olhos de Deus, sentimos fortes e colocamos as pessoas que amamos antes de nós mesmos. Então ficar longe de Deus significa alimentar os nossos desejos carnais e ficar perto de Deus, significa amar os outros antes de nós. Dois caminhos totalmente contrários um ao outro.

2. Porque o nome de Satanás?

Comentário: Com a rebelião de Satanás, Deus mudou o nome de Lúcifer para Satanás que significa adversário. Os anjos rebeldes passaram a ser chamados de demônios.

 A destruição da terra e do universo

 Depois que o universo foi criado junto com a terra, com certeza era tudo muito lindo e perfeito. Os cientistas afirmam que já ouve água e atmosfera em Marte. Marte

Hoje vemos que muitos dos planetas foram bombardeados com meteoros. Tudo que Deus cria é bonito e perfeito mas os planetas se tornaram, vamos se dizer, como a terra “sem forma e vazia”, Gênesis 1:2. Não há dúvida, se você conhece Deus, que Ele não trabalha assim. Tudo que Eles fazem, Jesus e Deus Pai, é perfeito, bonito e harmonioso.

Quando um olha hoje em dia nos planetas que vemos ao nosso redor, vemos o impacto de tanto meteoros tem o poder de destruir qualquer planeta, incluindo a terra. Tanto a terra, quando a nossa lua [foto abaixo] e todos os planetas mostram esse momento na história do universo quando meteoros começaram a atingir os planetas e causar grandes destruições. Crateras enormes do tamanho de cidades que são milhões de vezes mais poderosas do que muitas bombas atômicas.

Quando Deus criou o universo, Ele não criou para que meteoros explodissem nos planetas e os destruíssem. E porque Ele faria isso? Qual seria a razão de Deus que depois de construir um universo perfeito, lindo e harmonioso, também Ele construiu milhões, ou talvez bilhões de meteoros e os lançassem de frente aos planetas para os destruírem. O fato de simplesmente escrever isso é ridículo. Não faz sentido nenhum.

ImpactoLua 1. Foram os cometas que destruíram os dinossauros?

Comentário: É bem possível que sim. Os cientistas têm provado e até mostrado a cratera enorme na baía em frente ao México que destruiu a terra e matou todos os dinossauros. Leia mais sobre isso.

Os outros planetas também não escaparam. Todos os planetas que mostram as fotos de sua superfície, você vê centenas de crateras que foram causadas com a explosão os impacto dos meteoros em sua superfície.

2. Poderia Deus ter parado tudo?

Comentário: Acredito que todos saibam que sim. Nada é impossível ao criador. Ele; entretanto, deixou que satanás continuasse com seu plano. Esse é o nosso Deus. Ele quer nos ensinar que o caminho de satanás só causará destruição em nossas vidas como também a de todos que no amamos.

 As almas dos seres humanos são criadas

 Não sabemos se por certo esta foi uma das razões do porque Lúcifer se rebelou contra Deus. Se por algum motivo Deus o deixou saber que iria criar os seres humanos e que eles seriam no final se tornar filhos de Deus. Ou se Deus criou as almas depois que satanás se rebelou e Deus decidiu criar sua família.

O fato que a Bíblia descreve é que Deus criou todas as almas antes da criação da terra. Ele as criou e muitas almas ainda hoje espera ser nascida. Acreditamos que podemos afirmar que o plano de Deus para os seres humanos não acontecerá até que todas as almas que Deus criou antes da fundação dos tempos pudessem ter a oportunidade de ser tornarem embrião…

“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor”, Efésios 1:4.

 “Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos”, 2 Timóteo 1:9.

“Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos”, Tito 1:2.

Está bem estabelecido então que as almas foram criadas antes da criação como o proposito do ser humano se tornar filho de Deus.

 Os anjos não aprenderam obediência através de tribulações

 Com a rebelião de Satanás, o universo passa por grandes destruições. Satanás tenta a todo custo destruir o plano de Deus. É de certa maneira possível afirmar, apesar de não sabermos pela Bíblia, que quando deus viu que Satanás estava começando a se rebelião em seu coração contra Deus, que Deus criou o plano para criar o ser humano. E que talvez Deus criou a terra e mandou Satanás (ou Lúcifer nessa época) cuidar e preparar a terra para o ser humano.

Se Deus criou o plano de criar o homem baseado no fato de saber da atitude de rebeldia de Satanás, não sabemos. Daí um fato interessante que sendo humano somos testados de várias formas para crescermos em caráter igual a Deus. Os anjos não foram criados assim. Eles não cresceram e foram criados. Deus os criou já como adultos, dizemos assim. Seus caráteres e personalidades não foram testados e consequentemente não tiveram testes e tribulações para crescerem no caráter de Deus. Nós, humanos, somos testados e cada tribulação crescemos em maturidade em Deus. É pelos testes que aperfeiçoamos nosso caráter…

Cristo mesmo aprendeu obediência pelas Suas tribulações, “Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu”, Hebreus 5:8.

Quando o apóstolo Paulo pediu a Jesus para remover alguma coisa de sua pele, Jesus disse o seguinte, “E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo”, 2 Coríntios 12:7-9.

Aqui está a grande diferença entre os anjos e os humanos. Os anjos não aperfeiçoaram a obediência de Deus através de tribulações como o próprio Filho de Deus aperfeiçoou. Jesus aprendeu a se submeter a Deus dentro de testes que Ele passou aqui na terra. Ele mostrou a Seu Pai que Ele o amava e o respeitava o suficiente para obedecê-Lo nas maiores das circunstâncias desta vida. Ele mesmo entregou Sua vida para mostrar isso…

 “Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai”, João 10:15-18.

  1. Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: