Deus instruiu os Israelitas que quando eles fossem colher o trigo que eles deveriam trazer as primícias para o sumo sacerdote para que ele possa mover (no ar) para que sejamos aceitos perante o Pai. Esta Oferta de Movimento tinha de acontecer antes que o povo pudesse fazer a colheita de trigo (cereal, cevada). Este dia tem que acontecer no Domingo, um dia depois do Sábado como mandado por Deus. Esta oferta é chamada de Oferta de Movimento.
“E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra, que vos hei de dar, e fizerdes a sua colheita, então trareis um molho das primícias da vossa sega ao sacerdote; E ele moverá o molho perante o SENHOR, para que sejais aceitos; no dia seguinte ao sábado [Domingo] o sacerdote o moverá”, Levítico 23:9-11.
O povo tinha de trazer a primícia, primeiro-frutos (trigo), do campo para o Sumo Sacerdote para que ele movesse ao ar para ser aceito por Deus.
Este simbolismo está demostrando Cristo sendo aceito por Deus pai por nós. Depois da Páscoa onde Ele foi sacrificado por nós, depois de 3 dias e 3 noites, Ele foi ressuscitado no entardecer do Sábado e não Domingo como muitos dizem. Eles dizem isso por causa do verso, “E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro”, João 20:1. Sim o primeiro dia da semana é Domingo. Mas, o que não entendem é que Cristo já havia ressucidado no dia anterior só que ninguém o viu. Maria viu porque foi ao sepulcro no Domingo. Isso é básico Note que Ele não deixou maria tocar Nele porque Ele ainda não tinha sido aceitado pelo Pai.
A Oferta de Movimento acontece no Domingo onde a oferta é movida para ser aceita pelo Pai. Cristo ainda não tinha sido apresentado pelo Pai, “Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, João 20:17.
Note que no mesmo dia Cristo subiu ao Pai (foi movido como oferta por nós) e foi aceito pois Ele deixou os discípulos lhe tocarem, “Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco”, João 20:19.
Cristo no mesmo dia em que a Oferta de Movimento acontece, foi movido e aceito pelo Pai. Ele é a nossa Oferta de Movimento que é aceito pelo Pai por nós.
Hoje em dia celebramos a Oferta de Movimento fazendo um estudo Bíblico. Estudando o que esse maravilhoso dia simboliza.
Uma outra importantíssima nota é que é só através da Oferta de Movimento que saberemos quando uma outra Festa santa, a Festa de Pentecoste, acontecerá, “Depois para vós contareis desde o dia seguinte ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; sete semanas inteiras serão. Até ao dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinqüenta dias; então oferecereis nova oferta de alimentos ao SENHOR”, Levítico 23:15-16.
5 respostas em “Cristo ressucitou no dia da Oferta de Movimento que foi no domingo”
Gostei muito da explicação da oferta de movimento , fico felis de ver comentarios com este inclusive sobre o bode emissario, gostaria de conhecer mais.
Por favor Dalvino,
Fique a vontade em ler os artigos e estudo bíblico. Avise-nos se tiver alguma pergunta.
Bons estudos e que Deus ilumine Seus mistérios em vc.
-João
Gostei muito do seu comentário, apena faço uma observação. Você diz que Cristo ressuscitou no entardecer do sábado e não no domingo, mas ao mesmo tempo seu título diz que ressuscitou no domingo. Logo creio que você sabe o o domingo do judeu começa no fim da tarde do sábado. Estou certo?
Sim está Jorge. Por favor me diga onde falei que Cristo ressuscitou no Domingo para que eu possa corrigir. Tenho bastante materiais sobre os 3 dias e noites que Ele estava na sepultura. Cristo ressuscitou no entardecer do Sábado.
Maravilhoso, gostei muito do post! Deus abençoe.