Categorias
A ressurreição de Jesus Cristo não morreu na Sexta-Feira Ressurreição

Jesus ressuscitou no Domingo?

Um dos feriados mais celebrados do mundo é o da Sexta-Feira da Paixão. Essa Sexta-Feira da Paixão é o dia anterior ao dia de Páscoa que acontece no Domingo. Há várias tradições que acontece neste dia, por exemplo, muitas pessoas deixam de comer carne. Mas o que a Bíblia a dizer disso tudo.

Este feriado celebrados por milhões ao redor do mundo tem como objetivo mostrar aos cristãos o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo. Isto está tão dentro de um cristão que seguem esse feriado sem questionar ou perguntar se todos esse eventos aconteceram mesmo. Afinal quando morreu Jesus? quando foi sepultado? Quando Ele foi ressuscitado?

Escreverei diariamente sobre esse assunto até responder essa pergunta por completo.

Quando morreu Jesus?

Há uma discursão tremenda de quando Jesus foi morto. Sabemos que pela própria palavra de Jesus, Ele seria morto por 3 dias e 3 noites, “Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas.  Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra”, Mateus 12:39-40.

Sobre a quantidade de dias que Jesus estaria na sepultura, ninguém argumenta – são 3 dias e 3 noites. “E começou a ensinar-lhes que importava que o Filho do homem padecesse muito, e que fosse rejeitado pelos anciãos e príncipes dos sacerdotes, e pelos escribas, e que fosse morto, mas que depois de três dias ressuscitaria”, Marcos 8:31. E a hora que Jesus morreu, a Bíblia fala?

Sim, fala claramente, “E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?  E alguns dos que ali estavam, ouvindo isto, diziam: Este chama por Elias,  E logo um deles, correndo, tomou uma esponja, e embebeu-a em vinagre, e, pondo-a numa cana, dava-lhe de beber.  Os outros, porém, diziam: Deixa, vejamos se Elias vem livrá-lo.  E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito”, Mateus 27:46-50.

Jesus morreu na hora nona, ou seja, as 3 horas da tarde. Verifique também Marcos 15:34-37; Lucas 23:44-46.  Então como Jesus ficaria morto por 3 dias e 3 noites, e sabemos que Ele morreu as 3 horas da tarde, então com um pequeno calculo matemático podermos verificar quando Ele foi ressucitado. Só teremos de contar 3 dias e 3 noites começando as 3 horas da tarde do dia que Ele morreu e poderemos afirmar com certeza quando Ele foi ressucitado.

Jesus morreu na semana da Páscoa.

Vemos que esse semana que Cristo morreu, era a semana da Páscoa, “E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça”, Lucas 22:15. Note que desejou bastante comer com os discípulos antes que fosse entregue aos romanos. Jesus sabia que Seu tempo era curto e que naquela mesma noite iria começar Seu sofrimento e morte.

O “Dia Grande de Sábado”, João 19:31.

Há sempre um Dia Santo depois da Páscoa que é até hoje celebrado, – O Dia dos Pães Asmos (por favor leia sobre esse Dia santo neste site sob “Os Festivais de Deus“. “Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados”, João 19:31.

A Páscoa é seguida logo antes de um outro dia santo, o Dia dos Pães Asmos. Todos os dias santos de Deus são também chamados de Sábados. Nesta escritura aqui, João chamou de “grande dia de Sábado”. Aqui está a razão do porque os Judeus queriam quebrar as pernas de Cristo porque o Sábado (esse grande dia santos estava chegando). Todos os anos, todas as festas de Deus são celebrados por todos os verdadeiros cristãos. Essas festas são de Deus e não dos judeus como o nosso próprio Deus tem falado, “Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As solenidades do SENHOR, que convocareis, serão santas convocações; estas são as minhas solenidades [festas]”, Levítico 23:2. Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As solenidades do SENHOR, que convocareis, serão santas convocações; estas são as minhas solenidades:”, Levítico 23:2.

Observe somente umas das várias indicações sobre a Páscoa e a Festa dos Pães Asmos, vamos a Números 28:16-17, “Porém no mês primeiro, aos catorze dias do mês, é a páscoa do SENHOR. E aos quinze dias do mesmo mês haverá festa; sete dias se comerão pães ázimos”.

Vemos sem dúvida alguma que este Sábado menciona nas escrituras é o Sábado de uma Festa Santa de Deus e não o Sábado semanal. Está aqui o erro do mundo. Todos pensam que esse Sábado é o Sábado semanal e por isso deduzem que Cristo morreu na Sexta-Feira. ISTO ESTÁ LONGE DE SER VERDADE.

Sabendo dessa informação poderemos checar os livros históricos e ver quando essa Páscoa e o Dia de Pães Asmos foram celebrados – a semana da morte de Jesus. No calendário hebraico mostra que no ano em que Jesus foi crucificado, o dia 14 de Abibe, dia da Páscoa, era uma quarta-feira. Ë o Sábado que era a Festa de Pães Asmos caiu na quinta-feira. Esse era o Sábado que se aproximava quando José de Arimatéia se apressou a enterrar o corpo de Jesus, no final da tarde daquela quarta-feira. Então vemos claramente e sem dúvida alguma que houve dois Sábados naquela semana, o Sábado anual do Dia Santo e o Sábado semanal.

Que Dia foi da Ressureição?

É claro agora que sabemos quando ocorreu a morte, só temos que adicionar 3 dias e 3 noites como Jesus nos ensinou. Temos

  1. Quarta-feira      Quinta-feira         Sexta-feira         Sábado                  Domingo
  2. Crucificado         Dia Santo e         Mulheres            Descansaram    Mulheres chegam
  3. Às 9:00 e             de repouso,       compram            no Sábado          com as especiarias
  4. morre às             Primeiro Dia       e preparam        (LC 23:56). Ao    antes da madrugada,
  5. 15:00.                   dos Pães             as especiarias    anoitecer            Jesus não está, Já
  6. Enterrado ao     Asmos.                (Mc 16:1;             quando se          havia ressuscitado.
  7. Pôr-do-sol.         (João 19:31)      Lc 23:56)            completam
  8. Começam as                                                                    as 72 horas
  9. 72 horas.                                                                            Ressuscita.

Quando as mulheres chegaram lá na sepultura Domingo de manhã, ela estava aberta! Cristo já tinha ressuscitado no dia anterior! Cristo ressuscitou no Sábado a tarde, antes do pôr-do-sol.

De Pôr-do-sol  a pôr-do-sol é uma dia no calendário de Deus.

Contemos então os dias e as noites…

  1. 1)      Um dia:  pôr-do-sol de quarta-feira a pôr-do-sol de quinta-feira = 1 dia e 1 noite
  2. 2)      Dois dias: Pôr-do-sol de quinta-feira a pôr-do-sol de sexta-feira = 1 dia e 1 noite
  3. 3)      Três dias: Pôr-do-sol de sexta-feira a pôr-do-sol de Sábado = 1 dia e 1 noite [Cristo ressuscitou antes do pôr-do-sol de Sábado. SE ELE ESTIVESSE MORTE NO PÔR-DO-SOL DE SÁBADO ENTÃO COMEÇARÍAMOS A CONTAR 4 DIAS!

Agora que sabemos da verdade, não nos deixemos ser levados a qualquer doutrina falsa desse mundo!

15 respostas em “Jesus ressuscitou no Domingo?”

Sim, ha muito o que estudar e aprender. A profundidade dos mistérios de Deus é enorme. Bons estudos e se tiver algo em dúvida, por favor, pergunte. João

Esse assunto sempre me deixou com dúvidas,mas é estranho ter dois sábados em uma semana,a bíblia não diz nada sobre isso.
Não estou questionando,mas me passa as fontes de onde vc pesquisou,por favor.
Deus te abençoe!!!

Olá Filipe,

Deus chama os Seus dias santos, que são sete no ano, de Sábados. Eles devem ser observados do mesmo jeito do Sábado semanal; onde não devemos trabalhar ou fazer as nossas coisas em Seus dias santos. Como Ele disse, “Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As solenidades do Senhor, que convocareis, serão santas convocações; estas são as minhas solenidades”, Levítico 23:2. Mas, quais são essas solenidades (note o plural) que Deus está falando?

Note que a primeira solenidade que Deus está falando é do dia semanal do Sábado, “Seis dias trabalho se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhum trabalho fareis; sábado do Senhor é em todas as vossas habitações”, Levítico 23:3. E as outras solenidades? Elas estão nos versos a seguir…

“Estas são as solenidades do Senhor, as santas convocações, que convocareis ao seu tempo determinado…”, Levítico 23:4-44. O capítulo de 23 descreve todas as sete solenidades, ou Sábados, de Deus. Elas são: Festas de Pães Asmos; Festa de Pentecostes; Festa de Expiação; Festa de Trombetas; Festa de Tabernáculos; e o Último Grande Dia.

Jesus morreu na Páscoa que sempre acontece no dia 14 do primeiro mês do calendário de Deus. No Dia seguinte, é o primeiro dia da Festa de Pães Asmos que sempre acontece no dia seguinte da Páscoa, ou seja, no dia 15 do primeiro mês. Então quando Jesus morreu no dia 14 que é na quarta-feira, no dia 15 era o a quinta-feira, sendo esse dia santo, então é chamado de Sábado. Depois da quinta-feira, dois dias depois, era o Sábado semanal que é um dia santo. Então temos quinta-feira e o Sábado que são santos – daí dois Sábados em uma só semana.

Para seu conhecimento, frequentemente temos dois Sábados numa mesma semana quando as solenidades, ou festas, de Deus acontecem.

Por favor estude as festas santas de Deus na página principal em “Suas Festas” ou nas “Categorias” do lado direito das páginas ou mais compreensivamente nos Estudos Bíblicos – também achado na página principal em “Estudo Bíblico”.

Bons estudos.

Errado seu raciocínio pois no mesmo capitulo mostra que o dia do Ázimos já tinha chegado e Jesus comeu com eles neste dia.
Chegou, porém, o dia dos ázimos, em que importava sacrificar a páscoa.
E mandou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a páscoa, para que a comamos.
Lucas 22:7,8
E aqu está a prova que Jesus desejou comer com eles e realmente cumpriu isto
E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça;
Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus.
Lucas 22:15,16
Era uma quinta feira conforme voce mencionou. Após aquela noite, depois do julgamento dos fariseus e de Pilatos Jesus foi crucificado no dia seguinte.

Andre,

Satisfação em receber o seu email.

Yeshua foi morto na mesma hora que os sacrifícios estavam acontecendo no templo. Sendo assim, cumpriu as escrituras onde Ele foi o nosso Cordeiro de sacrifício. A Páscoa acontece no dia 14 do primeiro mês. E a Festas dos Pães Asmos acontece no dia 15. Yeshua foi morto na quarta feira daquela semana. Por favor leia mais os nossos estudos sobre esse assunto nas categorias ou nos Estudos Bíblicos.

eu creio que esta e a verdade não sei como tantas igrejas não percebem este erro esta claro demais que de sesta a domingo não da três dias, obrigado DEUS os abençoe abraços

Gostaria de saber se nos mulheres temos que usar o vel quando estamos na igreja obrigado

Marlene,

Taí uma pergunta importante que apesar de vários estudos e contato com judeus, não obtivemos uma resposta concreta.

Minha esposa usa o vel quando estamos orando em casa. Para nós isso mostra sinal de autoridade do marido que é crente.

Acreditamos no mandamento. Se estudar e ver que é isso que o Senhor quer de você, então faça isso, assim como outras esposas tem feito e usa o vel.

Pessoalmente, será mesmo um grande sacrifício usar o vel? Como falei para minha esposa, qual é a dificuldade? Isso é tão pequeno. O vel mostra a autoridade do marido e como tal acredito isso ser muito agradável aos olhos de Deus.

Abraços,
João

Obrigado eu sempre usei o véu quando faso minhas orações.eu tenho mais uma dúvida nos gentios temos que guardar o sábado. Obrigado pela ajuda DEUS os abençoe .

Com toda certeza. O Sábado é um comando de Deus e não dos gentios, ou dos homens. É a lei Dele. O mandamento do Sábado está escrito nos 10 mandamentos.

Deus também fala que o Sábado é o sinal entre Ele e Seu povo. “Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica”, Êxodo 31:13.

Estude sobre o Sábado com mais detalhes neste Blog. Temos vídeos e lições. Os estudos entrarão em mais detalhes da tremenda importância do Sábado.

Shalon Shalon João Carvalho e Andre Chilano quero apenas vos lembrar que os Israelitas o povo de Deus desde de Moisés nunca andaram e ainda hoje não andam segundo calendário nenhum, somente pelo calendário que o Senhor Deus estabeleceu para eles e que é um calendário lunar independente de qualquer outro calendário, todos outros povos desde os mais remotos tempos sempre tiveram calendários solares inclusive o que temos hoje ” CALENDÁRIO GREGORIANO”
O calendário Israelita tem 13 meses por ser lunar que irá sempre consertar as datas. o João Carvalho esta certo.
e ainda existe o “Sábado Ano” Ano sabatico que éra o ano de descanso da terra.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: