Conheça o seu Deus, parte 11

Deus não anda com os orgulhosos (arrogantes)

Você andaria? Na realidade, se vermos as coisas como elas são todos nos temos orgulho. Uns mais do que os outros. Afinal o que é o orgulho?

OrgulhosoO dicionário Wiki descreve o orgulho como sendo, Orgulho é um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização ou um sentimento elevado de dignidade pessoal. Como podemos ver, não parece ser uma coisa tão ruim assim afinal só precisamos sentir bem de nós mesmos. Realmente, se partir desse ponto de vista, não há nada de errado em sermos orgulhosos. O que leva a Deus a falar dessa maneira…

“E visitarei sobre o mundo a maldade, e sobre os ímpios a sua iniqüidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos [orgulhosos], e abaterei a soberba [orgulhoso] dos tiranos”, Isaías 13:11. Pode-se ver aqui que Deus não não gosta de jeito nenhum dos orgulhoso. Há muitas escrituras que Ele fala dessa maneira dos orgulhosos. Note outras…

“Convocai contra babilônia os flecheiros, a todos os que armam arcos; acampai-vos contra ela em redor, ninguém escape dela; pagai-lhe conforme a sua obra, conforme tudo o que fez, fazei-lhe; porque se houve arrogantemente [orgulhosamente] contra o SENHOR, contra o Santo de Israel.

Eis que eu sou contra ti, ó soberbo [orgulhoso], diz o Senhor DEUS dos Exércitos; porque veio o teu dia, o tempo em que te hei de castigar.

Então tropeçará o soberbo [orgulhoso], e cairá, e ninguém haverá que o levante; e porei fogo nas suas cidades, o qual consumirá todos os seus arredores”, Jeremias 50:29, 32.

No Wiki, vemos que ser soberbo é ser orgulhoso. O Wiki descreve essa palavra dessa maneira, Soberba também conhecido como Orgulho é o sentimento caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância, por vezes sem fundamento algum em fatos ou variáveis reais”.orgulhoso3

Estamos começando a ver agora o que acontece com uma pessoa com um nível de orgulho bastante alto. Essa pessoa não ouve ninguém. Ela não ouve instrução. Ela não ouve correção. Ela não ouve sabedoria. Ela não quer saber de se humilhar aos outros. Ela não pedi perdão. Ela gosta de ser exaltada pelas pessoas. Ela gosta de mostrar que é melhor do que os outros. Essa pessoa procura sempre se exaltar na frente dos outros. Essa pessoa adora elogios. Bom, está começando a perceber o porque Deus e muitos homens não gosta de andar com pessoas assim. Essa pessoa quer ser o centro de atração do universo e que todos devem adorá-la.

Como pode Deus trabalhar com esse tipo de pessoa? A pessoa não vai ouvir Ele. Note mesmo o que Deus disse, “Escutai, e inclinai os ouvidos; não vos ensoberbeçais [orgulheis]; porque o Senhor falou:”, Jeremias 13:15. O apóstolo Paulo assim falou dos orgulhosos, “É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas”, 1 Timóteo 6:4.

Deus ama os humildes de coração

Ao contrário do soberbo, Deus ama os humildes de coração. São esses humildes que estão sempre lhe pedindo instrução e perdão. São esses humildes que reconhecem que sem Deus nada mais é importante – tudo é perda de tempo. Perante Deus com humildade e suplicações, esses humildes são ouvidos por Deus…

“A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito”, Provérbios 29:23.

O amor e carinho que Deus tem com o humilde de coração, Ele deixou bem claro, “Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos”, Isaías 57:15.

humblebeforegodChegai, então, humildemente perante o trono de Deus em suas conversas com Ele. Deixai suas palavras chegar perante Deus principalmente nos momentos difíceis de suas vidas e Deus te livrará. Acreditei nas palavras de Deus e chegai perante Ele com humildade e verdadeiramente o Senhor te livrará de suas tribulações.

“Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará”, Tiago 4:10.

“Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte”, 1 Pedro 5:6.

  1. Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: