Carnaval e Quaresma

O Carnaval é uma celebração que o homem vem celebrando por muitas centenas de anos. A celebração do Carnaval tem mudado através de todo esse tempo. A origem precisa do Carnaval é bastante associada a deus pagãos. Isso vem até me logica já que o homem, no princípio, tem um ligação bem forte com deus que foram criados por ele. Observe por exemplo o que a Wiki fala da origem do Carnaval, “Pensa-se que terá tido a sua origem na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C, através da qual os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C. antes da Quaresma”.

A palavra Carnaval em si significa, “adeus a carne”. Como podemos ver até “Carna e como se escrevesse “Carne””. Com certeza os homens que criaram essa celebração tinha em mente festas e todos os tipos de coisas para satisfazer a carne. De tempo em tempo o Carnaval tem mudado a sua “cara” mas a finalidade geral continua com satisfação da carne. Mas como a Quaresma está relacionada ao Carnaval?

Sexta-Feira da Paixão

O Carnaval termina assim que a Quaresma começa. O primeiro dia da Quaresma é chamado de Sexta-Feira da Paixão.

Quaresma

 O que tem a ver a Quaresma em relação ao Carnaval? A palavra Quaresma significa 40 dias.  a Wiki descreve o que significa a quaresma como sendo “O Tempo da Quaresma é o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã, sendo celebrado por algumas igrejas cristãs, dentre as quais a Católica, a Ortodoxa, a Anglicana, a Luterana.

A expressão Quaresma é originária do latim, quadragesima dies (quadragésimo dia). O adjetivo referente a este período é dito quaresmal ou, mais raro, quadragesimal.

Em diversas denominações cristãs, o Ciclo Pascal compreende três tempos: preparação, celebração e prolongamento. A Quaresma insere-se no período de preparação.

Os serviços religiosos desse tempo intentam a preparação da comunidade de fiéis para a celebração da festa pascal, que comemora a ressurreição e a vitória de Cristo depois dos seus sofrimentos e morte, conforme narrados nos Evangelhos.

Esta preparação é feita através de jejum, abstinência de carne, mortificações, caridade e orações”.

O que fazer o verdadeiro Cristão?

Tanto o Carnaval quando a Quaresma não refleti o nosso Deus. Essas duas celebrações não tem nada a ver com o que o nosso Deus tem nos ensinado. As duas foram criadas pelo homem e não por Deus. Até mesmo a Quaresma que é falada como a preparação para a Páscoa não foi comandada por Deus e nunca foi observada por Cristo. Elá não deve ser observada pelo verdadeiro cristão. O verdadeiro cristão segui e observa as palavras de Deus somente. Não queremos cair no mesmo erro do passado quando as pessoas se aproximavam dos profetas e de até mesmo Cristo quando Ele disse, “Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?… E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus. Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens”, Mateus 15:3-9.

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: