Reino de Deus, parte 2

Para baixar as lições em PDF, clique aqui

O propósito da criação do homem é diferente dos anjos

No início, Cristo criou os anjos. É bem possível que a intenção de Deus Pai e Jesus Cristo eram aumentar a Sua família. A bíblia não diz quantos anjos foram criados. Pode ser um número muito grande.

Os anjos foram criados adultos. Eles não foram criados como crianças e cresceram com o tempo. Eles são seres espirituais e não precisam crescer. Eles então não foram testados no amor e obediência de seu criador. Na medida do tempo, muitos se rebelaram contra o seu próprio criador ao comando de Lúcifer que se tornou Satanás. Os anjos rebeldes se tornaram demônios.

É bem possível que Deus Pai e Jesus Cristo viram que precisavam criar seres que seriam testados em obediência e amor para que este tipo de rebeldia não aconteça mais em Sua família. Eles decidiram criar o homem.

O homem nasce e cresce e passa por várias tribulações nesta terra. Essas tribulações os ajudam a confiarem, amarem e obedecerem a Deus. Neste processo de aprendizagem, vários tipos de tribulações acontecem, “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”, João 16:33. Muitos tipos de testes são dados para a pessoa, “De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais; Prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis”, 2 Tessalonicenses 1:4-5.

Estamos aqui então nessa terra, nessa jornada pela terra, sendo testados em vários tipos de aflições e nisso estamos amadurecimento em nosso amor e obediência por Deus. Esta jornada os anjos não tiveram. Eles já foram criados adultos e já colocados na família de Deus.

Os humanos não são criados adultos e eles não são colocados na família de Deus imediatamente. São os testes que Deus nos dá enquanto estamos nessa vida que Deus no prova se amamos Ele com todo o coração e alma, “… porquanto o Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais o Senhor vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma”, Deuteronômio 13:3.

Então o ser humano poderá falar como o apostolo Paulo no final da vida dele e da imensidão de testes, aflições e tribulações que ele sofreu, “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”, 2 Timóteo 4:7-8.

Os anjos nunca tiveram essa jornada, ou carreira com falou Paulo. Eles não foram testados. Talvez essa falta de tribulação e de testes os deixou mais expostos a adquirirem atitudes contrarias a Deus e os levaram a rebelar contra o próprio criador deles.

Depois que os humanos que estão sendo chamados a servirem a Deus forem qualificados, depois de eles morrerem, eles serão ressuscitados para a família de Deus. Estas ressuscitações a Bíblia nos mostra que acontecerá duas vezes. Neste momento, na família de Deus tem somente um ser, que é o nosso Salvador e Criador, Jesus Cristo – por Ele, e através Dele e Nele foram criado tudo no mundo invisível e visível – Ele é o início e o fim de tudo.

 O homem é Deus porque ele é filho de Deus

             Se a finalidade do homem é ser filho de Deus então ele será também Deus, “Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus”, 1 João 3:1.

Não fique admirado quando falamos isso. Como pode alguém ser parte da família de Deus e não ser Deus. A mesma coisa acontece na terra. Se a pessoa nasceu dentro de uma família, então ela será parte daquela família e todas as coisas que pertence àquela família. Os filhos dos reis já nascem príncipes e alguns se tornaram reis também.

Do mesmo jeito, os que entrarão na família de Deus, serão também deuses sendo Deus Pai o pai da família. Nesta família já existe um filho nascido nela, Jesus Cristo. O restante da humanidade espera este dia de salvação. Aí está à razão do porque estamos aqui sendo treinados através da várias tribulações para amar e a obedecer ao nosso Deus Pai. Uma vez que o ser humano através do curso da vida dele prova a Deus que ele o ama, Deus o ressuscitará em Sua família e ele ser tornará um Deus. Observe o que Cristo tem falado…

            “Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo. Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses?”, João 10:33-34.

Como vemos aqui, Jesus declara claramente que todos os que vivem de acordo com Deus são deuses. Consequentemente eles nasceram na família de Deus. Não há dúvida sobre isso.

 A Família de Deus é o Reino dos Céus e o Governo de Deus

             Não há segredo nenhum que o Reino dos Céus, o governo de Deus, é a própria família de Deus. Os membros dessa família terão poder sobre a terra. Cada um receberá conforme eles viveram de acordo com Deus – obedecendo todas as palavras de Deus – com amor e respeito. Esses são os que agora estão sendo chamados. Esses estão neste mesmo momento vivendo e agindo e pensando conforme Deus. Jesus quando voltar trará com ele a recompensa para eles…

“Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras”, Mateus 16:27.

             Jesus disse a segunda vez mostrando que isso certamente acontecerá…

 “E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra”, Apocalipse 22:12.

 Os filhos de Deus terão autoridade na terra

             É claro não podemos descrever tudo que esses receberão “segundo as suas obras”. O que podemos afirmar por certo é que eles terão cargos diferentes na família de Deus. Alguns serão sacerdotes num sentido de ensinar, pregar no Sábado e ficar muito envolvidos na alfabetização do povo da terra. Enquanto outros ficaram mais responsáveis na execução da palavra de Deus como os executivos como presidentes, governadores, prefeito, etc. Isto está bem claro na Bíblia…

 “E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém”, Apocalipse 1:6.

“E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra”, Apocalipse 5:10.

Eles terão autoridade sobre a terra, “E, ouvindo eles estas coisas, ele prosseguiu, e contou uma parábola; porquanto estava perto de Jerusalém, e cuidavam que logo se havia de manifestar o reino de Deus. Disse pois:”

 “Certo homem nobre partiu para uma terra remota, a fim de tomar para si um reino e voltar depois. E, chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha. Mas os seus concidadãos odiavam-no, e mandaram após ele embaixadores, dizendo: Não queremos que este reine sobre nós. “E aconteceu que, voltando ele, depois de ter tomado o reino, disse que lhe chamassem aqueles servos, a quem tinha dado o dinheiro, para saber o que cada um tinha ganhado, negociando.”

 “E veio o primeiro, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu dez minas. E ele lhe disse: Bem está, servo bom, porque no mínimo foste fiel, sobre dez cidades terás autoridade.”

 “E veio o segundo, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu cinco minas. E a este disse também: Sê tu também sobre cinco cidades.”

 E veio outro, dizendo: Senhor, aqui está a tua mina, que guardei num lenço; Porque tive medo de ti, que és homem rigoroso, que tomas o que não puseste, e segas o que não semeaste. Porém, ele lhe disse: Mau servo, pela tua boca te julgarei. Sabias que eu sou homem rigoroso, que tomo o que não pus, e sego o que não semeei; Por que não puseste, pois, o meu dinheiro no banco, para que eu, vindo, o exigisse com os juros? E disse aos que estavam com ele: Tirai-lhe a mina, e dai-a ao que tem dez minas. (E disseram-lhe eles: Senhor, ele tem dez minas)”, Lucas 19:11-25.

 Mas, quem são esses?

             Vemos que um grupo de pessoas receberá esta grande benção de fazer parte da própria a família de Deus. De viver com Deus Pai e Seu filho na Sua família. Que benção poder ver Deus Pai e Seu filho e poder conversar com Eles. E acima de todas as coisas, saber que Eles nos amam e gostam de passar o tempo deles conosco. Mas, que são essas pessoas?

             “Mas vos sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”, 1 Pedro 2:9.

Este grupo de pessoas é os que a Bíblia menciona como Chamados. Os que hoje em dia estão sendo chamados para viver uma vida segundo Deus. Apesar de viver nesse mundo junto com todas as tentações do mundo, mesmo assim, eles vivem diferentes deles porque a eles somente querem viver segundo Deus e zelosamente obedecer todas as leis e mandamentos de Deus. Não somente isso, mas todas as coisas que são agradáveis a Deus. Esses são os chamados…

 “Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados”, 1 Coríntios 1:26.

 “Por isso também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação, e cumpra todo o desejo da sua bondade, e a obra da fé com poder”, 2 Tessalonicenses 1:11.

“Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis”, 2 Pedro 1:10.

 1. Essa vocação, ou chamada, está acontecendo a todos na terra?

Comentário: A resposta que temos na Bíblia é não. Deus está chamando muita pouca pessoa hoje em dia. Poucos na terra estão recebendo esta chamada de Deus para que eles se arrependam e mudem suas vidas segundo a de Deus, “Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos”, Mateus 22:14.

A seriedade desta chamada é séria. Se devemos responder essa chamada, devemos andar como Deus, ou Jesus Cristo, andou. Devemos seguir a Deus em todas as Suas palavras e leis e mandamentos e com a grande satisfação de assim fazer. É uma grande benção poder ter essa oportunidade de viver e ser chamado filho de Deus. Mas, nisso devemos andar como Jesus andou – igual a Deus pois Ele é Deus – o Filho de Deus – o Seu primeiro nascido na família de Deus, “Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus”, Colossenses 1:10.

  1. Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: