O Ano Novo é Bíblico?

Um locutor de TV disse antes que o Ano Novo está sendo celebrado por 4 mil anos. Passamos ontem para o ano 2014 do calendário Gregoriano – é esse calendário que o mundo usa. A história do calendário em si já é fascinante e pode ser encontrada nesse blog mas não é o que falaremos neste artigo.

De onde começou essa tradição de seguir o Ano Novo? Começou com um mandamento de Deus? ou tradição do homem? Muitas pessoas não querem saber a origem da celebração do Ano Novo porque é um dia de alegria onde poderão se encontrar com familiares e amigos junto com outras atividades alegres. Mas, antes de falar se Deus importaria se você celebra-se ou não o Ano Novo, estudemos então a origem do Ano Novo.

A tradição do Ano Novo

O Ano Novo é celebrado por todo o mundo. É um dia alegre onde fogos de artifícios são feitos por muitas pessoas e países. Mas de onde vem essa tradição? Quem foi o primeiro a celebrá-la? NewYearFirework

Está escrito por toda a internet de como surgiu o Ano Novo. Observe o que a Wiki fala do Ano Novo, “A comemoração ocidental tem origem num decreto do imperador romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro deriva do nome de Jano, que tinha duas faces (bifronte) – uma voltada para frente (visualizando o futuro) e a outra para trás (visualizando o passado). O povo romano era politeísta, ou seja, adorava vários deuses diferentes, e não existe nenhum relato de que o povo judeu que viveu nessa mesma época tenha comemorado o ano novo, tampouco os primeiros cristãos.”  

Está bem claro de onde o Ano Novo que celebramos se originou. A celebração do Ano Novo se originou dos romanos onde eles adoravam um deus pagão chamado Jano que em si tinhas duas caras – como vemos na descrição acima. Observe que a Wiki mesmo descreve que os judeus que moravam nessa época não observavam o Ano Novo. A preocupação dos Judeus é de observar os mandamentos de Deus. Mas, porque os Judeus não celebraram e não celebram o Ano Novo. A razão é muito simples, o Ano Novo tem origem pagã.

Deus incomoda na celebração do Ano Novo?

A pergunta de muitos é muito simples, eles importariam se Deus não gostasse da celebração do Ano Novo? Como sabemos, é uma abominação para Deus essas adorações de deus pagãos. Deus mesmo falou, “Não terás outros deuses diante de mim; Deuteronômio 5:7”, como também , “Pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria”,  Deuteronômio 7:4.

Vemos que a tradição do Ano Novo começou com os romanos adorando o deus deles chamado Jano. E agora? Milhares de anos mais tarde, o mundo inteiro se reúne para adorar a esse deus com todos os tipos de celebrações. É claro as celebrações de hoje em dia, milhares de anos mais tarde, é diferente. Os romanos não tinha fogos de artifícios, nós temos. Adorando a outros deus, estamos pecando contra o verdadeiro e único Deus, “Para que não vos ensinem a fazer conforme a todas as suas abominações, que fizeram a seus deuses, e pequeis contra o Senhor vosso Deus”,  Deuteronômio 20:18.

Não vos engane!

Deus sabe exatamente de onde veio o Ano Novo que nunca foi celebrado por Jesus Cristo, Seus apóstolos e qualquer outra pessoa que é um cristão verdadeiro. Tal observação é contrária a Deus. Aliás, e na realidade, esse tipo de adoração deixa o nosso Deus irado como lemos em Deuteronômio.

Cuidado com as tradições pagãs!

Jesus falou bem das tradições pagãs que o povo daquela época queria que Ele seguisse…

“Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?… Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens”, Mateus 15:3-9.

  1. Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: