Categorias
Deus Pai e Deus Filho O Começo de Tudo O Mundo Espíritual

O Começo de Tudo, Parte 8 e Final

Para baixar as lições em PDF, clique aqui

Cristo começa a semana da criação

O primeiro dia da criação: Deus separa a luz das trevas. Agora que Satanás e os demônios foram expulsos do céu e foram jogados aqui na terra, Deus também removeu deles a luz. Neles não há luz, só trevas. Suas faces são como escuridão – não há formato de nada. Somente um vazio escuro. Observe o primeiro dia da criação, “No princípio criou Deus o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas,” Gênesis 1:1-4.

Vemos em Gênesis que Deus começa a sua criação. O ataque de Satanás fui inútil. Entretanto, a guerra no céu fez muita destruição no universo. O plano de Deus de criar o homem irá continuar, pois ninguém tem poder suficiente para destruir qualquer plano de Deus. Deus criará o homem.

A terra que Deus criou e colocou Satanás para cuidar e preparar para o homem foi destruída. Satanás deve ter pensado que já que ele não pode fazer Deus parar de criar o homem, ele iria destruir o meio ambiente para que o homem não possa sobreviver nele. E nisso Deus permitiu que ele fizesse. A terra estava em total caos. O homem não poderia viver desta maneira.

Não confunda isso com a criação do sol por causa da luz. O sol foi criado no quarto dia da criação.

1. Existia a luz antes do primeiro dia da criação?

Comentário: Claro que sim. Mesmo que Deus disse “Haja luz” não significa que não já havia luz no universo. Observe claramente que Deus criou Lúcifer e que o próprio nome dele é “estrela da manhã” ou “filho da alva” ou “o que traz luz”. Então vemos que claramente a luz já existia antes da terra. O significado do primeiro dia da criação se refere à separação da luz das trevas.

Deus separou Satanás e seus demônios do céu. Ele deixou que eles convivessem com os anjos de Deus. Nessa separação vemos também que Deus tirou deles a luz e nisso eles se tornaram trevas. Eles são trevas no próprio significado da palavra. Eles não representam trevas apenas, eles são trevas – ou seja, a ausência da luz. A luz sendo falada aqui é luz de Deus.

A luz de Deus e gerada por Ele. Deus literalmente é luz. Não é que Ele somente produz a luz, Ele é a luz. Observe essas escrituras…

 “Disse-lhes, pois, Jesus: A luz [Jesus mesmo] ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas [Satanás] não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai. Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz. Estas coisas disse Jesus e, retirando-se, escondeu-se deles”, João 12:35-36.

 “E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre”, Apocalipse 22:5.

 Sim podemos ver que a luz significa Deus. Mas, a luz é mais do que representa Deus, a luz e Deus. E é por isso que a Bíblia diz este termo, “filhos de luz”. Você não é filho somente da representação de Deus que é a luz, não, você é filho da luz, ou seja, Deus. Daí você sendo filho da luz, você se torna também luz.

 Deus é luz

 Como temos falado antes, Deus não só gera luz Dele mesmo, mas Ele é a luz. Olhemos então quando Deus olhou para a terra e a viu destruída. A terra estava em trevas. E aí vemos que Deus disse, “Haja luz”. Muitos pensam aqui que a luz não existia antes deste tempo. Que foi aqui que a luz foi criada pela primeira vez. Como podemos saber que a luz já existia antes desse tempo?

A resposta é bem clara, Deus criou Lúcifer que como vimos ele era “o que traz a luz”. A criação dele mostra claramente que a luz de Deus já existia muito antes de quando a terra foi criada. Mas, o que significa então quando Deus disse “Haja luz”.

Depois da guerra no céu, Deus jogou Satanás e seus demônios nessa terra e os tirou a luz. Nisso se tornaram trevas.

Podemos chegar a uma conclusão que a única luz que existia nessa época vinha de Deus. Lembre-se que Deus vive em um mundo espiritual que não é o mesmo do nosso mundo físico. Quando Deus olhou para a terra, ele olhou do mundo espiritual, portanto a Sua luz não refletiu no mundo físico. Ele simplesmente olhou para terra do lado espiritual sem “passar” para o lado físico, sendo assim a Sua luz ainda estava com Ele do lado espiritual.

Mas, quando Deus deu o comando “haja luz”, a Sua luz passou para o lado físico onde iluminou a terra e o universo. Deus percebeu a distinção entre a luz e as trevas na terra e viu que “era boa a luz” – Gênesis 1:3.

Por causa da reação de Deus ao ver que a luz era boa, Ele nunca tinha visto trevas antes no mundo físico. Isso não é difícil de ver sendo que Ele é só luz. Tudo que Deus conhecia até aquele ponto era luz. Daí a razão Dele ficar alegre e ver a luz no mundo físico. É bem possível que deste ponto na história da criação, Ele decidiu criar objetos para iluminar o Seu universo – como o Sol e a luz e outros planetas.

É claro Deus não iria usar a sua luz constantemente neste mundo físico porque Ele é espiritual. No quarto dia então, Ele criou o sol. Ele removeu Sua luz que no primeiro dia iluminou a terra e usou o sol para “iluminar a terra” – Gênesis 1:14.

1. Que luz era essa?  “E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro”, Gênesis 1:4-5.

Comentário: A reposta e simples. Esta luz é claramente a luz de Deus. Ou seja, Deus usou a Sua luz para iluminar a terra e ver a diferença entre a luz e as trevas. Depois que Ele viu isso, Ele criou a luz do sol e dos planetas no quarto dia e mudou da Sua luz para a luz do sol e da lua, que são físicos, para iluminar o mundo físico – para iluminar a terra.

2. Deus não conhecia trevas até esse ponto na história?

Comentário: Tudo indica que não. Já que Deus é luz, tudo que Ele viu até esse ponto é luz. Quando Deus refletiu a Sua luz na terra que estava em trevas, e Ele viu o contraste da luz nas trevas o que foi agradável a Ele. Ele percebeu que a luz iria ser boa para o mundo físico e daí criou os objetos físicos como o sol, à luz e os planetas para iluminar a terra e o universo. Desse ponto em diante, Ele removeu Sua luz e a colocou a luz dos planetas para isso.

No mundo universal não há planetas para iluminar nada. Não há necessidade de ter sol. A luz de Deus ilumina todo o universo espiritual. A luz de Deus Pai e Jesus Cristo saem deles e de todos aqueles que Deus criou como os anjos que são chamados filhos de Deus. Todos aqueles que amam Deus e andam conforme Deus anda e ama Deus no coração emitem luz. Nisto a bíblia também no dá indicação.

Note que quando Moisés começou a ter um relacionamento bem longo e profundo com Deus, a sua cabeça começou a iluminar o que assustou muita gente daquela época…

 “E esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos. E aconteceu que, descendo Moisés do monte Sinai trazia as duas tábuas do testemunho em suas mãos, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois que falara com ele. Olhando, pois, Arão e todos os filhos de Israel para Moisés, eis que a pele do seu rosto resplandecia; por isso temeram chegar-se a ele. Então Moisés os chamou, e Arão e todos os príncipes da congregação tornaram-se a ele; e Moisés lhes falou. Depois chegaram também todos os filhos de Israel; e ele lhes ordenou tudo o que o Senhor falara com ele no monte Sinai. Assim que Moisés acabou de falar com eles, pôs um véu sobre o seu rosto. Porém, entrando Moisés perante o Senhor, para falar com ele, tirava o véu até sair; e, saindo, falava com os filhos de Israel o que lhe era ordenado. Assim, pois, viam os filhos de Israel o rosto de Moisés, e que resplandecia a pele do seu rosto; e tornava Moisés a pôr o véu sobre o seu rosto, até entrar para falar com ele”, Êxodo 34:28-35.

Todos aqueles que chegam perto de Deus, ou seja, andam conforme Deus, eles resplandecem espiritualmente. Não, não acontece no mundo espiritual. Mas, todos aqueles que andam conforme Deus, eles tem luz. Uma luz espiritual que é dada para nós que apesar de não vermos fisicamente, certamente o mundo espiritual a vê nas pessoas, nos filhos de luz. No caso de Moisés foi diferente, pois ele sendo físico e estava com Deus, ele conversava com Deus, ele via a gloria de Deus, portanto, em sua própria carne, a luz apareceu.

Hoje em dia, que o Espírito Santo foi dado a nós, e é através do Espírito de Deus em nós, que os filhos da luz emitem luz no mundo espiritual. Pois é impossível para os filhos da luz não ter luz. As luzes dos filhos de luz, ou dos filhos de Deus, são claramente vista por Deus e todos aqueles que vivem no mundo espiritual e são espíritos. Não há segredo de quem são os filhos de Deus no mundo espiritual. Eles sabem quem são essas pessoas.

 Resumo da lição

 No início de tudo havia somente Deus Pai e Jesus Cristo. Nada existia antes deles. Eles eram e são a luzes. Eles decidiram criar uma família e por isso criaram os anjos. Os anjos foram criados em total liberdade de decisão. Eles podiam decidir por eles mesmos. Deus criou também anjos poderosos chamados querubins. Um desses arcanjos era Lúcifer. Lúcifer criou pela primeira vez o pecado em pensar contra Deus. Nisso ele também espalhou para todos os anjos dos céus.

Deus quando viu o pecado pela primeira vez decidiu criar o homem e testar seu coração antes de dar a vida eterna e poder. O plano de Deus de criar ao homem foi à gota d’água para Satanás atacar a Deus e para mudar a cabeça dos anjos que se tornaram demônios. A intenção de Lúcifer que se tornou satanás cresceu e ele subiu contra o próprio criador dele e causou uma grande guerra no céu. Essa guerra destruiu o universo que Deus criou perfeito.

Ele e seus demônios foram jogados na terra e aqui se encontram até o dia de hoje. Deus tirou deles a luz e ele agora são as trevas.

Deus re-criou a terra e a preparou para colocar o homem. A quando o homem ficará na terra vivendo até o final do plano de Deus ao homem será para as próximas lições a seguir.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Os Mistérios de Deus

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading