As Lei Foram Anuladas por Cristo? Parte 4

Vimos claramente que Jesus obedeceu às leis e mandamentos e todas as palavras de Deus. Então claramente antes de Cristo morrer, todas as leis e profetas e salmos e as palavras de Deus estava ainda em força – tinha valor. Nisso não há dúvida e todo mundo concorda. O que todo mundo fala e as igrejas cristãs do mundo ensinam é que quando cristo morrer, Ele levou tudo com Ele para a cruz. Mas foi isso mesmo? Se isso for verdade, todos os apóstolos e homem de Deus que viveram depois de Cristo não usariam as escrituras do Antigo testamento porque elas não seriam mais válidas, correto? Vamos ver o que a Bíblia nos ensina? Estão todas as igrejas cristãs desse mundo corretas? Estudemos…

 Jesus fala claramente sobre esse assunto

Na época de Cristo, todas as pessoas que ouvia Ele tinham também essa dúvida. Cristo estava ensinando a graça aplicada no Antigo Testamento e que seria muita coisa nova para eles. Quando Cristo percebeu que eles estavam pensando que Ele queria anular as leis do Velho Testamento, Ele os corrigiu, “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar [anular], mas cumprir, Mateus 5:17”. Ele estava expandindo as leis e as pessoas não estava entendendo.

Quando você expande alguma coisa isso não significa que o que está expandindo não mais existirá ou terá algum tipo de efeito. É somente uma expansão do conteúdo e não uma destruição do original que você expandiu. Note que Ele disse, “Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus”, Mateus 5:18-19. Obviamente, o que Ele está dizendo a todos que o mundo de amanhã não chegará até que tudo que estiver escrito em toda a Bíblia passar – porque está escrito então tem que acontecer.

 Jesus expandiu as leis do Velho Testamento

Note que Deus está mais preocupado com seu coração e pensamento. Deus está querendo lhe dizer que até mesmo quando pensar e nutrir o pecado em sua mente, já pecou. Você não precisa “fazer” o pecado. O fato de você pensar no pecado e nutri-lo em sua mente, já está pecado. Veja esse simples exemplo de Cristo, “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela”, Mateus 5:27-28. Aqui está. Tudo que acontece na sua mente, seu pensamento e a maneira do jeito que está pensando, JÁ É PECADO. Para Deus o fato de olhar para uma mulher a “devorando” em seu pensamento resulta em adultério. Para Deus o fato de fazer sexo como a mulher do próximo é a mesma coisa de você pensar sobre isso. É a mesma coisa para Deus. Esta analogia se aplica para TODAS as leis do Velho Testamento.

Cristo não estava destruindo as leis e mandamentos para estava tentando falar para eles que o pecado está muito além de praticá-lo, ou fazê-lo. Ele começa em sua mente. O fato de pensar e nutrir o pensamento de uma coisa que é contrária às leis de Deus, na realidade já está pecando. Note que o povo não entendeu isso naquela época e as pessoas de hoje também não entende.

 Graça (amor – coisa espiritual) x Lei (coisa física)

Está aqui duas coisas que as pessoas não consegui fazer distinção. Olhemos isso, quando você fisicamente MATA uma pessoa, você está quebrando a lei que diz, não matarás – isso e LEI. Quando você pensa em matar, já está pecando no coração – isso é graça. Um não vive sem o outro. Você pode, por exemplo, matar uma pessoa na mente como também no coração – os dois são pecados e necessitam arrependimento; senão certamente morrerás [um outro estudo]

 No futuro teremos as leis de Deus em nossa mente

Quando Cristo estiver de volta nessa terra, Ele vai colocar as Suas leis do Antigo Testamento em sua mente e coração. As pessoas viveram com elas dentro da gente. Obviamente, não precisará não pensará em matar ou destruir ou fazer qualquer tipo de danos ao próximo porque antes mesmo de pensar nisso, o seu coração já lhe dirá que isso não pode ser; portanto, antes mesmo de pensar, as leis escritas em seu coração lhe mostrará que isso é pecado. Que mundo maravilhoso o mundo de amanhã será.

“Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo”, Hebreus 8:10; 10:16.

As leis no mostra o pecado

 Um pessoa não consegue viver sem pecado. E sabemos do pecado porque temos as leis que nos mostram, “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós”, 1 João 1:8-10.

 “Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade [quebra da lei]; porque o pecado é iniqüidade”, 1 João 3:4.

Seremos julgados para leis, mandamentos, profetas, salmos e toda a palavra de Deus

 Deus mostra claramente que sermos julgados de acordo com o que fazemos aqui na terra. Uma pergunta bem válida seria como podermos ser julgados a não ser que teremos alguma coisa escrita em algum lugar para que servisse para nós como estatutos. Se não tivermos nada escrito em algum lugar, então Deus não poderia julgar-nos porque nós mesmos nem mesmo saberíamos que estávamos errando ou pecado. Ah! Mais Deus tem isso – é a bíblia.

Tudo que fazemos nessa vida está sendo escrito num livro e que um dia Deus pegará esse memorio e a Bíblia e comparará a nossa vida medida nas escrituras de toda a bíblia. Note…

 “E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras”, Apocalipse 20:12.

 Então sabendo que seremos julgados por tudo que está escrito no Antigo Testamento e no Novo Testamento, sigamos em frente então obedecendo-os e não como o mundo pensa que as leis e mandamentos deixarão de existir quando Cristo morreu.

  1. Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: