Quem Era o Deus do Antigo Testamento?

Era Jesus o Deus do Antigo Testamento? 

Muitos de nós já vimos filmes de Moises e dos filmes da Bíblia onde um Deus conversa com eles. Mas quem está conversando com eles? A Bíblia nos fala? Estudemos.

Primeiro de tudo temos de saber quantos Deuses existem? Se não soubermos disso então seria impossível saber quem estava conversando com Moisés e os profetas. Observem…

 “E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu Filho amado em quem me comprazo”, Marcos 1:11. Vemos também a mesma anotação em Mateus, “E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo [muito feliz]; escutai-o”, Mateus 17:5. Note que estamos vendo aqui que existe um Pai falando com Seu filho. Está claramente descrito aqui que existem dois Deuses, um Pai e um Filho. Aqui cai por água abaixo a teoria da Trindade que diz que existe um só e ao mesmo tempo 3 Deuses distintos (Pai, Filho e Espírito Santo – o poder de Deus). Estudaremos o Espírito Santo em outros estudos.

Então já que temos um Pai e um filho, quem era o Deus do Antigo Testamento. Quem conversava com Moisés e Abraão e outros profetas? Note que nas palavras da Bíblia você verá que pelas próprias palavras de Jesus, sabemos quem é.

 “Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou”, João 8:58. A tradutor não sabia que “eu sou” era o nome de Jesus ou teria escrito “Eu Sou” em maiúsculo. Jesus estava se referindo ao próprio nome dele. Moisés querendo saber o nome de Deus, o perguntou e esse Deus que falava com Ele, lhe disse, “E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós”, Êxodo 3:14. Veja claramente que Jesus disse a todos que Ele era o Deus do Antigo Testamento. Era Ele que falava com todos. Toda vez que Deus estava envolvido, era Jesus e não Seu Pai.

O Rei Davi e Paulo deu mais um testemunho confirmando que Jesus era o Deus do Antigo Testamento. Note as escrituras onde eles declaram que Jesus se tornou o nosso Sumo Sacerdote na ordem de Melquisedeque…

 “Jurou o SENHOR, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque”, Salmos 110:4.

 “Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Hoje te gerei. Como também diz, noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque. O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem; Chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque”, Hebreus 5:5-10. Note em outras escrituras: Hebreus 6:20; 7:1, 10-11,15,17.

 Não há dúvida, Jesus era o Deus do Antigo Testamento como é também do Novo Testamento.

 Adorai-O.

  1. #1 by luiz carlos araujo saraiva on May 6, 2013 - 11:37 am

    Então pergunto : pode Deus, o criador de todas as coisas, inclusive dos anjos, neles incluso satanás, ser questionado ou se ver em disputa com sua criação, como o foi Jesus, se jesus fosse o próprio Deus ? Lucas 4:8 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto. Ao ver-se todo o capítulo nota-se isso, um DEus que estaria se prestando a um papel tão inferior que se mostra desta forma sendo tentado no deserto pelo diabo a quem ele criou ?
    Não, certamente não creio que Jesus seja o deus do antigo testamento, seria talvez quem sabe, já naquele tempo o enviado de Deus para cumprir seus propósitos. E mais, DEus sendo cruzfixado ?
    Pergunto ainda : onde vocês vão buscar tanta fantasia ? tanto devaneio de mente ? quando seria tão simples concordar com o que está somente escrito.

  2. #2 by luiz carlos araujo saraiva on May 6, 2013 - 11:40 am

    Onde há moderação, será que a verdade aparece ? Este não precisa postar.

  3. #3 by carvaj1 on May 7, 2013 - 2:45 am

    Luiz,

    Deus não criou o diabo. Ele criou lucifer (ó estrela da manhã), Isaías 14:12. Foi Lucifer que se rebelou contra Deus e se tornou o diabo.

    Concordo que Deus não pode ser tentado ou desafiado. Ele é o Supremo Deus do universo, O Criador, e só pensar que Ele pode ser desafiado é completamente errado. Se Jesus que é o Deus que criou tudo já não pode ser dasafiado, quanto menos o Seu Pai, o Deus Pai (João 10:29).

    João

  4. #4 by magno on January 11, 2015 - 1:33 am

    …. o deus do antigo é sim diferente do novo… e tem mais, n existe só um deus existe vários… desde que mundo é mundo todas as culturas são politeístas essa é a verdade.

  5. #5 by carvaj1 on January 15, 2015 - 4:13 am

    Magno,

    Isso não é verdade…
    1) O Deus do Antigo é também o mesmo Deus no Novo Testamento – Jesus Cristo. Ele mesmo disse isso quanto a Sua identidade, “Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou”, João 8:58. Ele fez referência este verso no Antigo Testamento, “E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós”, Êxodo 3:14. Há também outras indicações no Novo Testamento que prova que Cristo era o Deus do Antigo Testamento como também do Novo. Uma outra, “Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois [Os 10 Mandamentos dada a Moisés por Cristo], não a invalida, de forma a abolir a promessa”, Gálatas 3:17.
    2) Isso não é e nunca foi verdade. O Deus verdadeiro mesmo fala disso, “Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça”, Isaías 44:8. Sim, existe um Deus e um Deus somente e Seu filho Jesus Cristo. Todas essas religiões do mundo criaram seus deuses pagãos que não podem ler, nem ouvir e nem falar.

  6. #6 by magno on January 17, 2015 - 4:15 pm

    Olá carvaj1!!! Bom amado eu entendo sua frustração assim como sua crença nessas fábulas da bíblia, quero deixar claro aqui que eu ñ discuto fé, mas sim textos, escritas…ok? Bem, quero lhe dizer q vc está equivocado
    1- A Bíblia ñ é a palavra de “Deus”.
    2- O Hebraico ñ é a escrita mais antiga do mundo, vc sabe qual é? Acho q ñ ne.. se soubesse ñ estaria falando asneiras pegando passagens no portugues.
    3- vc sabia q a Bíblia está toda adulterada? Vc pelo ao menos estudou, ou foi atrás de conhecimento para saber disso? Tbm acho q ñ.

    Então amado aconselho vc ir atrás de conhecimento estudar o hebraico e o grego que são os ditos ” originais” ai vc vai ver que isso tudo que vc creer é tudo mentira.

    Obs…fui religioso um dia assim como vc e acreditava segamente assim cmo vc, depois q me aprofundei nos ” originais” vi que tinha sido enganado por 15 anos, tudo isso com os ensinamentos da igreja evangélica. Ñ sou ATEU.

  7. #7 by carvaj1 on January 17, 2015 - 9:48 pm

    Olá Magno,

    Que pena que tem esse sentimento sobre a Bíblia. A Bíblia é a palavra de Deus onde Ele pessoalmente fala aos Seus profetas.

    A história da Bíblia é realmente muito simples. Não há mistério – ela está plenamente escrita e pode ser lida em vários artigos escritos no internet, como na Wikihttp://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%ADblia.

    A Bíblia foi escrita em hebraico, aramaico e grego. Ela tem sido traduzido em vários idiomas. Essas traduções com certeza tirou ou até mudou a palavra ou até textos do texto originais. Há várias versões da Bíblia. Entretanto a mais aceita como a sendo mais correta do texto original – em português seria de Almeida Corrigida e Revisada Fiel; que em inglês corresponde ao King James. Um bom estudo das versões da Bíblia em Português seria neste artigo. Este estudo das versões da Bíblia é fascinante.

    Gostaria a encoraja-lo a estudar a Bíblia e as palavras de Deus. Não sinta que foi enganado de uma maneira que a própria palavra de Deus escritas na Bíblia seja ignorado por você. Observe o que o nosso Deus mesmo disse, escrito por João, “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão ESCRITAS NESTE LIVRO. Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém”, Apocalipse 22:18-21.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: