Hoje em dia, muitas, senão todas as igrejas cristã, pregam que Jesus eliminou todas as leis e mandamentos, profetas e salmos com Sua morte. Elas pregam que a graça por Jesus Cristo é o que é o mais importante e pouco dão valor as leis e mandamentos. Eles mencionam alguns textos que veremos em breve para poderem fortalecer o ponto de vista deles que não mais devemos obedecer às leis e mandamentos de Deus. Veremos se é assim mesmo que Cristo e Seus apóstolos ensinaram.
Antes de Cristo
Ninguém questiona que as leis e mandamentos e todos os ensinamentos de Deus estavam em força total no Antigo Testamento. Qualquer pessoa que ler o Antigo Testamento e vê com bastante clareza que Deus e Seus escolhidos estavam sempre alertando o povo a seguir e a obedecer a Seus mandamentos. Note que Abraão, o Pai da Fé, fez isso…
“Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis”, Gênesis 26:5. Portanto não há dúvida que Deus queriam que todos os povos obedecessem Suas leis e mandamentos e preceitos e estatutos. Aliás, poderemos adicionar que ele obedeceu a TUDO que procedeu da boca de Deus.
Claramente, Deus questionou Moisés a respeito das Suas leis e mandamentos, “Então disse o SENHOR a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?”, Êxodo 16:28.
Isso, é tão claro, nenhuma pessoa discorda que o povo tinha de obedecer às leis e mandamentos de Deus. Isto nunca foi a dúvida de nenhuma pessoa.
Agora, a dúvida começa no Novo Testamento. Todas, senão a grande maioria das igrejas cristãs, pregam que quanto Cristo morreu, Ele levou com Ele as Leis e Mandamentos de Deus. Mas, foi esse realmente o caso?
Veremos no próximo artigo a continuação e a verdade sobre esse assunto.