O Batismo Existe?

O batismo é muito conhecido por todos. Todas as igrejas usam o batismo de uma forma ou outra. Alguns se afundam no rio, outros batizam as criancinhas molhando a cabecinha deles com água enquanto outros são batizados em oceanos ou lagos. O que a Bíblia diz sobre o batismo? Como deve ser feito? 

Claramente a Bíblia mostra que o batismo existe porque logo no início da vida de ministério de Jesus, quando começou a sair no mundo pregando o Reino de Deus, ele foi primeiro a João Batismo dando então um exemplo para nós, “E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele”, Mateus 3:16. Jesus mostrou aqui que todos devemos ser batizados. Note que depois que Jesus foi batizado, o Espírito Santo veio sobre Ele. E também a todos que são batizados isto também acontece.

Note que era a missão de Jesus pregar sobre o batismo, “E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados”, Lucas 3:3. 

João Batista batizava as pessoas no rio, “E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados”, Mateus 3:6. No batismo é quando a pessoa recebe Jesus como seu salvador. Daquele ponto em diante, a pessoa passa a observar e manter todos os mandamentos de Deus. Não mais a pessoa vive somente pensando nela – vivendo uma vida egoísta nesta terra. E para ajudar a pessoa, Deus lhe dá o Espírito Santo para ajudar a pessoa a seguir a Deus.

O batismo, entretanto requeri uma mudança na pessoa. A pessoa tem que mudar. Ela tem que reconhecer seus pecados nas transgressões das leis de Deus e receber Jesus como seu salvador. João falou daqueles que batizam e continuam a transgredir os mandamentos de Deus, “E vós não o conheceis, mas eu conheço-o [Jesus]. E, se disser que o não conheço, serei mentiroso como vós; mas conheço-o e guardo a sua palavra”, João 8:55. 

Como Celebrar o Batismo 

A própria palavra baptizo (NT:911) significa imersão ou submersão. Então Jesus desceu totalmente na água, cobriu o corpo todo de água – totalmente imerso, e depois se levantou e saiu da água. É assim que João Batista batizava as pessoas. Elas totalmente se submergiam na agua. Os filmes que mostram as pessoas agachando e João colocando água na cabeça deles não é verdade.

O Símbolo do Batismo

 Jesus mostrou que há significado no Batismo. Note que o próprio Deus Pai conversou com o povo depois que Jesus foi batizado. Há uma autoridade no Batismo. Não deve ser levado na brincadeira. É no batismo que a pessoa entrega sua vida a Deus – um espécie de contrato com Deus. E Deus confirma esse contrato nos dando o Espírito Santo fazendo da gente Seu próprio filho, “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”, Romanos 8:14-16.

 Uma vez recebendo o Espírito de Deus depois do batismo, somos agora iguais a Deus. Somo dá família de Deus. Compartilhamos tudo entre família, “E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados”, Romanos 8:17.

O Batismo é Coisa Séria 

O batismo é um coisa seríssima e não deve ser visto como algo sem muita significância. Jesus mesmo alertou, “Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar”, Lucas 14:28-30. Ou seja, pense nas consequências. Pergunte a você mesmo se é capaz de seguir as leis e mandamentos de Deus. Pergunte a você mesmo se daquele ponto em adiante, seguirá a Deus e deixará de fazer as coisas desagradáveis aos olhos de Deus. Para que não entre num contrato de batismo com Deus e não possa manter a sua parte e como isso venha a receber pestes desagradáveis em sua vida.

Depois que entra num contrato, se fizer a sua parte será abençoado, mas se não recebera as consequências da quebra dele. Note que Josué tentou alertar o povo disso antes deles aceitarem a Deus (Eles foram batizados simbolicamente depois que passaram pelo mar vermelho” onde haviam paredes de água dos dois lados – sim eles estavam totalmente submergidos mas a água não os molharam – eles somente passaram por ela), “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR”, Josué 24:15. Esses deus colocando no dia de hoje seria todas as coisas não agradáveis a Deus – aqueles que não mantem seus mandamentos e leis e tudo que procede da boca dele.

Portanto, o batismo sendo feito para as criancinhas não é verdadeiro. Pois eles não sabem o que é arrepender-se de seus pecados e aceitar Jesus Cristo na vida deles.

João Batizava com Água, Jesus Batiza com o Espírito Santo

 “Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”, Lucas 3:16.

 Então sabendo disso, obedecei a Deus e todos os seus mandamentos e leis, “Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis”, Gênesis 26:5.

 Vamos então ser igual a Abraão e seguir o exemplo de Paulo que quando se arrependeu de seus pecados e aceitou a Deus em sua vida, pediu para ser batizado, “E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor”, Atos 22:16.

  1. Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: