Nicolaítas

O que a palavra Nicolaítas realmente significa? 

A palavra “Nicolaítas” vem da origem que significa “conquistador de pessoas”. “Nicolaíta” em grego é composto de duas palavras. Nikao significa “conquistar” ou “sobre outros”. Laos significa “povo comum” ou “povo secular”, ou “laicado”. Então “nicolaíta” significa “conquistando o povo comum”, “subindo sobre o laicado”. Nicolaítas, portanto, refere-se a um grupo de pessoas que se auto-avaliam muito acima dos crentes comuns. O Senhor está acima, os crentes comuns estão abaixo. Os nicolaítas estão abaixo do Senhor, contudo acima dos crentes comuns. O Senhor odeia o comportamento dos nicolaítas. A conduta de elevar-se sobre e acima dos crentes comuns como uma classe mediadora é o que o Senhor detesta; é algo para ser odiado.

No Novo Testamento há um princípio fundamental: todos os filhos de Deus são os sacerdotes de Deus. Em Êxodo, capítulo 19, Deus convocou o povo de Israel dizendo: “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz, e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos: porque toda a terra é minha; vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa”. A classe sacerdotal no Velho Testamento era uma classe mediadora. Mas, no Novo Testamento, Pedro diz: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus” (1 Pe 2:9)Nós, a igreja toda, somos sacerdotes; isto retorna à condição do início. Apocalipse 1:5-6 diz que todos quantos foram lavados no sangue são sacerdotes. Os sacerdotes estão encarregados dos negócios de Deus; cada crente está encarregado dos negócios de Deus; Não deve haver uma classe mediadora na igreja de Deus. A igreja tem apenas um sumo sacerdote, o Senhor Jesus.

Governo da Igreja

1 Cor 11:3, “Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo”. A cabeça da mulher e o homem e a cabeça do homem é Cristo. O cabeça de Cristo é Deus. Jesus Cristo é o cabeça da Igreja, ou Chamados (Ekklesia – ou assembleia). Ele nunca o governo dos irmãos com ninguém nem algum tipo de grupo ou organização para que eles possam exercer domínio sobre Eles.

Cristo deixou os discípulos sem nenhuma dúvida sob quem era o cabeça da Assembleia.

Em Mateus 16:18, “Pois também eu (Cristo) te digo que tu (Pedro) és Pedro (petros em grego significa uma pequena pedra), e sobre esta pedra (Petra em grego significa um gigantesco pedregulho)  edificarei a minha igreja (Assembleia)…”.

Essa Petra é Cristo (Messias) mesmo, e não Pedro. Aqueles que ensinam as Primícias de Pedro como doutrinas são os Nicolaítas!

Cristo deixou mais instruções a Seus apóstolos para que não haja nenhuma dúvida sobre esse assunto. Em Mateus 20:25-28, “Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. NÃO SERÁ ASSIM ENTRE VÓS; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; BEM COMO O  Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos”.

Cristo mostra claramente a Seus verdadeiros apóstolos que eles não devem exercer domínio ou controle sobre os irmãos de maneira alguma, NUNCA.

  1. Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: