Categorias
Nicolaítas

Nicolaítas

O que a palavra Nicolaítas realmente significa? 

A palavra “Nicolaítas” vem da origem que significa “conquistador de pessoas”. “Nicolaíta” em grego é composto de duas palavras. Nikao significa “conquistar” ou “sobre outros”. Laos significa “povo comum” ou “povo secular”, ou “laicado”. Então “nicolaíta” significa “conquistando o povo comum”, “subindo sobre o laicado”. Nicolaítas, portanto, refere-se a um grupo de pessoas que se auto-avaliam muito acima dos crentes comuns. O Senhor está acima, os crentes comuns estão abaixo. Os nicolaítas estão abaixo do Senhor, contudo acima dos crentes comuns. O Senhor odeia o comportamento dos nicolaítas. A conduta de elevar-se sobre e acima dos crentes comuns como uma classe mediadora é o que o Senhor detesta; é algo para ser odiado.

No Novo Testamento há um princípio fundamental: todos os filhos de Deus são os sacerdotes de Deus. Em Êxodo, capítulo 19, Deus convocou o povo de Israel dizendo: “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz, e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos: porque toda a terra é minha; vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa”. A classe sacerdotal no Velho Testamento era uma classe mediadora. Mas, no Novo Testamento, Pedro diz: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus” (1 Pe 2:9)Nós, a igreja toda, somos sacerdotes; isto retorna à condição do início. Apocalipse 1:5-6 diz que todos quantos foram lavados no sangue são sacerdotes. Os sacerdotes estão encarregados dos negócios de Deus; cada crente está encarregado dos negócios de Deus; Não deve haver uma classe mediadora na igreja de Deus. A igreja tem apenas um sumo sacerdote, o Senhor Jesus.

Governo da Igreja

1 Cor 11:3, “Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo”. A cabeça da mulher e o homem e a cabeça do homem é Cristo. O cabeça de Cristo é Deus. Jesus Cristo é o cabeça da Igreja, ou Chamados (Ekklesia – ou assembleia). Ele nunca o governo dos irmãos com ninguém nem algum tipo de grupo ou organização para que eles possam exercer domínio sobre Eles.

Cristo deixou os discípulos sem nenhuma dúvida sob quem era o cabeça da Assembleia.

Em Mateus 16:18, “Pois também eu (Cristo) te digo que tu (Pedro) és Pedro (petros em grego significa uma pequena pedra), e sobre esta pedra (Petra em grego significa um gigantesco pedregulho)  edificarei a minha igreja (Assembleia)…”.

Essa Petra é Cristo (Messias) mesmo, e não Pedro. Aqueles que ensinam as Primícias de Pedro como doutrinas são os Nicolaítas!

Cristo deixou mais instruções a Seus apóstolos para que não haja nenhuma dúvida sobre esse assunto. Em Mateus 20:25-28, “Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. NÃO SERÁ ASSIM ENTRE VÓS; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; BEM COMO O  Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos”.

Cristo mostra claramente a Seus verdadeiros apóstolos que eles não devem exercer domínio ou controle sobre os irmãos de maneira alguma, NUNCA.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Os Mistérios de Deus

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading