Quais são as obras dos Nicolaítas?

Os Nicolaítas são sacerdotes ou ministros ou pastores ou membros que adoram controlar outros. Eles usam truques sujos políticos para colocarem e permanecerem no poder de controle. Mas, vejamos algumas coisas que esses Nicolaítas fazem e que Jesus disse que odeia, Apoc 2:6.

1. Uma falsa língua de elogio, “o senhor tal disse que tudo bem em fazer isso”, “a igreja diz que está tudo bem”, “Eu tenho tanto amor que eu faria tudo para alcançar isso”.

2. Deixar um ministro verbalmente te abusar, para que ele se sinta ou pareça bem; e deixar ele te forçar a dar ofertas e dízimos; mais do que você tem condições, II Cor 11:19-20.

3. Eles falam, “Deus dará conta dos problemas de liderança na igreja, e irá corrigir se eles tiverem errado”.

Deus chamou o povo para SAIR da escravidão do Egito. Lembre Egito? Lembre Sodoma? Quem são os heróis da Bíblia? Por acaso não são eles homens e mulheres que tiveram a coragem de se levantar? Por acaso não são eles que tiveram a coragem de ficar do lado da palavra de Deus? Um povo que não tem medo de lutar contra tiranos e pecado! Que decidiram lutar até mesmo só, se necessário. Olhe Daniel e como ele ficou do lado da palavra de Deus.

4.  Eles reconhecem o pecado na igreja e na sua liderança, mas não dizem nada e não fazem nada a respeito.

Se você sabe que mostrar o pecado vai lhe tirar da igreja, então chegou a hora de sair, porque um grupo de não arrependidos serão corrigidos por Deus. Se você ficar no meio deles, ou até mesmo desejar ficar no meio deles, você será corrigido com eles. LEMBRE A ESPOSA DE LÓ!

5. Eles acreditam e pregam que todos aqueles que saem da organização ou corporação estão destinados ao fogo eterno.

Pensar que uma corporação pode separa-lo do amor de Deus; exaltar a corporação acima do amor de Deus em nossos olhos é idolatria. NADA E NINGUÉM pode entrar entre nós e Deus a não ser a nossa própria rebelião e pecado. Existe somente UM MEDIADOR entre o homem e Deus: nosso Sumo Sacerdote Jesus Cristo.

6. Alguns ministros dizem, “Eu te levarei ao Reino de Deus.” É somente através de Deus e seu Cristo que entraremos no Reino de Deus. Não por qualquer homem.

7. Aceitar as doutrinas ou ensinamento sem provar na bíblia. Eles aceitam mudanças nas doutrinas sem sérios estudos e dúvidas. Muitos perguntam ao pastor e se o pastor falar sim ou não eles obedecem sem a menor responsabilidade pessoal perante Deus.

Não é o amor de Deus e sua Palavra o suficiente para provar todas as coisas, 1 Tess 5:21.

8. Eles têm o medo de abertamente discordar dos ensinamentos da igreja.

Tenha temor de Deus e não do homem.

9. Eles mantem quietos para manter no relacionamento social, enquanto ao mesmo tempo sabem que as coisas estão erradas. Ou ficam numa organização corrupta por causa dos relativos, ou para ser um exemplo a um irmão fraco que não consegue ver a luz.

Se você estiver mostrando um exemplo errado e tolerando o pecado; como pode isso ajudar alguém? Se você consegui dar um exemplo certo em sair do adultério espiritual de colocar homens ou corporações entre você e Deus, isso é o melhor exemplo. O exemplo CERTO seria fazer as coisas CERTAS; que seria fugir das coisas sujas. Paulo falou para olhar e fugir dos que fazem atos contrários à doutrina das escrituras, Rom 16:17. Continuar a se associar a um grupo de não arrependidos, você está agindo contrário aos caminhos de Deus; nós mesmos estamos quebrando as escrituras.

10. Dar incentivos à aqueles que estão confusos tentado preveni-los de sair.

Se sua igreja está lhe subornando para ficar, isso é errado. Hoje em dia, isso está sendo usado quando comprometem com a doutrina – estão fazendo as coisas fáceis ao povo comprometendo nas escrituras como diminuindo a observação do Sábado, etc.

11. O líder, ministro ou membro que sabe de tudo; ou não escuta ao ministro. Ele não é ensinado; ele é um ídolo dele mesmo.

Quando uma pessoa ou grupo sabe de tudo e não está mais sujeito a aprender para continuar a procurar a verdade de Deus, eles têm se tornados orgulhosos – cheio deles mesmos. Se eles falam que qualquer coisa descoberta que não vieram deles mesmo, eles falam que não é importante. Porque se fosse importante, Deus iria mostrar a eles primeiro; essa atitude é vaidosa e cheia de orgulho. Tal pessoa ou grupo são Laodicéia; e eles são Nicolaítas porque eles pensam que eles são melhores do que os filhos de Deus, tendo o direito de dominar e controlar os outros.

12. Sermões concentrados em levar o povo a “apoiar a Obra”, “ficar no corpo”, “não sair do rebando”, etc.; em vez ensinar os princípios espirituais e doutrina correta; revelando as coisas de Deus.

13. Uma igreja onde uma pessoa somente tem todo o comando da igreja. Um homem em comando geral. Isso é também chamado de “as primícias de Pedro”; ou qualquer tipo de hierarquia ou sistema de autoridade única.

14. A igreja que insiste que é necessário acreditar na Bíblia do jeito que um homem explica, em vez de acreditar que no que um homem falou sendo comprovado pela bíblia.

15. Um grupo religioso que impõem, diretamente ou indiretamente, maneiras, costumes, maneiras de vestir sobre seus membros, em vez de ter um grupo que enfatiza os ensinamentos claros e bíblicos e não assuntos secundários.

16. Uma igreja onde o “Estudo Bíblico” consiste em ler literaturas da igreja e olhar para os artigos dos ministros como autoridade final, em vez de procurar TODAS as escrituras e comprová-las na Bíblia.

Para estudar e “provar” noções já aceitadas nos livretos dos pastores não vem da verdade de Deus; devemos procurar e provar os assuntos na bíblia livremente.

17. A igreja onde o ministério desencoraja as perguntas sinceras e honestas sobre questões na Bíblia, ou comportamento feito por ministros da corporação. Se eles não têm medo da verdade, porque então ter medo de perguntas sinceras? Esse tipo de atitude e errado e sempre dar a aparecer que estão escondendo alguma coisa.

18. A igreja que secretamente se desfaz de membros sem nenhuma explicação aos membros;  sem ao menos uma investigação, não é justiça. Justiça tem que ser feita e não deve ser feita em segredos! Somente injustiça procurar lugar para se esconder!

  Comentário: se você vê estes tipos de coisas acontecendo em seu grupo, tome cuidado! Corra da idolatria antes que seja tarde demais. Deus irá lutar contra esses tipos de doutrinas e obras dos Nicolaítas e corrigi-los. Se você está apegado a esses grupos, você será também corrigido junto com eles.

  1. #1 by Antonio carlos m on April 21, 2012 - 2:56 pm

    O Senhor Jesus disse: Eu sou o caminho a verdade e a vida e ninguem vai ao pai sem mim. Maudito o homem que confia no homem.

  2. #2 by carvaj1 on April 21, 2012 - 7:17 pm

    Sim, está as escrituras não falham. João

  3. #3 by Bya Reis on October 28, 2012 - 5:45 pm

    Gostei da explicação. É bem clara e objetiva sem intenção de influenciar de forma negativa o leitor ou pesquisador.

  4. #4 by carvaj1 on October 28, 2012 - 10:59 pm

    Bya,

    Lhe agradecemos. Nossa intenção é mostrar a Bíblia como Deus nos tem ensinado, sem controlar ninguém.

    Bons estudos!

    -John

  5. #5 by Andre Gouvea on October 5, 2014 - 12:06 pm

    Muito bom estudo, mas não onde biblicamente (ou historicamente) esta relação entre os NIcolaítas e os “pastores” dominadores… fica vago apenas a criação de uma doutrina. Insisto a repetir… amei seu estudo, mas precisamos estar fundamentados em bases sólidas, pois os “dominadores”, os católicos, os mormos, adventistas do sétimo dia, testemunhas de jeová entre outros grupos estão sempre muito bem fundamentados nas suas doutrinas e muitas vezes acabamos repelindo-os por nossa violencia devido nossa “ignorancia” ao invés de atraí-los…

    Graça e Paz,

    Andre Luis

  6. #6 by Felipe Adura on April 3, 2015 - 3:02 pm

    Este estudo é fantástico, parabéns. TFA

  7. #7 by Gerson Augusto Silva on April 12, 2016 - 4:16 pm

    NÃO ENTENDI OS COMENTÁRIOS, MAS OS VERSOS BÍBLICOS SIM, CONTINUE CITANDO SIM OS VERSÍCULOS POIS A PALAVRA ELA EDIFICA FICA PAZ, QUE O BOM DEUS CONTINUE LHE ABENÇOANDO EM CRISTO JESUS NOSSO SENHOR

  8. #8 by Tarcisio on May 3, 2016 - 6:52 pm

    Tudo muito correto ,segundo o que entendi ,mas não achei conveniente abordar a questão sabática ; senão tendenciosa igual as atitudes NICOLAITAS usadas na EXPLICAÇÃO. TARCISIO.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: