O Espírito Santo não é um ser

Já por várias centenas de anos muitas igrejas ensinam que o Espírito Santo (o Espírito de Deus) é uma pessoa. Que esse ser vive com o Pai e o Filho. Essa doutrina ensinada por muitas igrejas chama-se trindade. Mas, o qual é a verdade? A Bíblia ensina que o Espírito Santo é uma pessoa? É nas Palavras de Deus que devemos ver se tal ensinamento é verdadeiro.

Muitos estudiosos lê versos como Mat 28:19 e imediatamente entendem que o Espírito Santo é uma pessoa. Deus criou a Bílbia de uma maneira que os conhecimentos muitas vezes estão espalhados pela Bíblia, Isaías 28:10, “Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali”. Ver 13, “Assim, pois, a palavra do SENHOR lhes será mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali; para que vão, e caiam para trás, e se quebrantem e se enlacem, e sejam presos”.

A Bíblia claramente indica que o Espírito Santo é o Espírito de Deus. Atos 1:8, “Mas recebereis a virtude [poder] do Espírito Santo, que há de vir sobre vós…”. Sendo Seu Espírito, Deus faz com ele o que quer. Com esse Espírito todas as coisas até mesmo as coisas impossíveis para o ser humano, tornam-se possíveis. Neste verso, o Espírito Santo deu o poder de julgamento as pessoas, “Então o SENHOR desceu na nuvem, e lhe falou; e, tirando do espírito, que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas depois nunca mais”, Núm 11:25.

Para Sansão, este Espírito deu o poder físico, “E, vindo ele a Leí, os filisteus lhe saíram ao encontro, jubilando; porém o Espírito do SENHOR poderosamente se apossou dele, e as cordas que ele tinha nos braços se tornaram como fios de linho que se queimaram no fogo, e as suas amarraduras se desfizeram das suas mãos. E achou uma queixada fresca de um jumento, e estendeu a sua mão, e tomou-a, e feriu com ela mil homens. Então disse Sansão: Com uma queixada de jumento, montões sobre montões; com uma queixada de jumento feri a mil homens”, Juízes 15:14-16. O Espírito Santo pode criar coisas, “Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra”, Sal 104:30. O Espírito Santo ensina as coisas de Deus, “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”, João 14:26. Enfim, tudo é possível ao Espírito de Deus, “Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus”, Lucas 18:27.

As escrituras sagradas mostram que Deus quer nos dar Seu espírito, “E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias”, Atos 1:4-5. Não somente é o desejo de Deus dar-nos Seu Espírito mas a Bíblia confirma que Ele dará Seu Espírito nos finais de tempos, “E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito”, Joel 2:29.

Dá mesma maneira que Deus dá Seu Espírito para nós, Ele também pode nos tirar se não obedecê-lo, “Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais”, Atos 7:51. 

Sabendo disso, então seguimos em frente obedecendo ao nosso Criador. Não rejeitando Seus ensinamentos. Não nos tornando rebeldes aos Seus mandamentos. Porque Ele dá Seu espírito com vontade e prazer a todos que Lhe obedecem, Atos 5:32, “E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem”.

As conseqüências de tornarmos rebeldes a Deus, não obedecendo Ele e tudo que Ele faz e diz como também Seu filho Jesus Cristo são terríveis, “Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo”.

  1. #1 by marlene on May 5, 2017 - 9:32 pm

    OLA este ESPIRITO SANTO de Joel 2- 29 e o mesmo dom de línguas. que são faladas nas igrejas hoje. obrigado pela atenção abraços ;

  2. #2 by João Carvalho on May 6, 2017 - 12:18 am

    Ola Marlene,

    Você acha que o Espírito de Deus que vive na gente quando somos batizados que é puro e não vive junto com o pecado, vai realmente estar nas igrejas pagãs desse mundo? As igrejas não obedecem as leis e mandamentos e palavras de Deus, você acha que elas tem o Espirito Santo de Deus? É claro que não – isso é com toda e absoluta certeza que o Espírito de Deus não convive com o pagão não arrependido. O chamado “dom de línguas” deles não vem de Deus. O dom de línguas na Bíblia que caiu naqueles que vivem e obedecem a Deus, caiu na Festa de Pentecostes de Deus. Era uma ocasião especial para o povo de Deus.

  3. #3 by marlene on May 7, 2017 - 7:13 pm

    Ola sim concordo mas não e toda a igreja que fala. são algumas pessoas e essas podem ser sinceras e estar em comunhão com DEUS,porque paulo fala dos dom de linguas ,neste assunto estou bem confusa qual e o batismo com ESPIRITO SANTO obrigado

  4. #4 by João Carvalho on May 13, 2017 - 5:59 pm

    Olá Marlene,

    Batizar com o Espírito Santo é quando o Espírito Santo estiver em você. Quando o Espírito Santo, depois do batismo quando você aceitar Yeshua em sua vida – quando você souber que o Yeshua morreu e Seu sangue limpará os seus pecados quando você se arrepender. Note que Pedro comandou o batismo, “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”.
    A palavra “batismo” tem significado diferente do hebreu. No Hebreu é “Mikveh“. Não tem nada a ver do que fomos ensinados no que batismo significa. Este tópico é abrangente e eu gostaria de encorajá-la a ver os vídeos com Michael Rood para que você saiba o que essa palavra realmente significa em Hebreu e que totalmente mudada em nosso mundo ocidental: Veja os video sobre Mikveh na categoria, “O Comportamento dos Eleitos” no link:

    Concordo com você sobre a igreja. Falei de forma abrangente. A igreja significa um grupo de pessoas de mesma fé e não prédios ou associações, etc. A igreja, ou ekklesia, é o Espírito Santo vivendo dentro de você que faz com que você se torne uma filha de Deus.

    Abraços.

  5. #5 by marlene on May 19, 2017 - 1:36 pm

    Olá João. gostaria de aprofundar mais sobre o dom de línguas ,em corinto c 12-v 4 a 11-fala sobre esses dom .Os adventistas não acreditam. Os evangélicos sim .Como descobrir a verdade. Se este dom e para os nossos diás,Pode me ajudar, obrigado estou lendo todas as categorias abraços

  6. #6 by João Carvalho on May 20, 2017 - 9:06 pm

    Olá Marlene,

    O evento em Atos 2 realmente aconteceu, porque está escrito. Esse foi um evento especial onde Deus deixou o Espírito Santo disponível ao homem em geral e pela primeira vez, cumprindo a Festa de Pentecostes. Note que as pessoas falavam línguas diferentes “conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem“. A Espírito de Deus, a qualquer hora que Deus quiser, faz esse tipo de milagre. Agora falar em línguas a qualquer hora que uma igreja está celebrando alguma coisa, ou seja qual for, o Espírito Santo não age assim. O nosso Deus não é um Deus de anarquia.

    Esse evento que aconteceu foi único e foi somente para demostrar aos que amam a Deus que o Espírito Santo agora está disponível aos que pedirem, “quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”, Lucas 11:13.

    Na minha opinião, se você ver isso acontecendo em serviços em algumas igrejas ou por algumas pessoas individualmente, cuidado! Isso pode estar acontecendo mas não com o poder de Deus mas de satanás; pois, ele adora enganar as pessoas para a destruição deles.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: