O Espírito Santo não é um ser

Já por várias centenas de anos muitas igrejas ensinam que o Espírito Santo (o Espírito de Deus) é uma pessoa. Que esse ser vive com o Pai e o Filho. Essa doutrina ensinada por muitas igrejas chama-se trindade. Mas, o qual é a verdade? A Bíblia ensina que o Espírito Santo é uma pessoa? É nas Palavras de Deus que devemos ver se tal ensinamento é verdadeiro.

Muitos estudiosos lê versos como Mat 28:19 e imediatamente entendem que o Espírito Santo é uma pessoa. Deus criou a Bílbia de uma maneira que os conhecimentos muitas vezes estão espalhados pela Bíblia, Isaías 28:10, “Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali”. Ver 13, “Assim, pois, a palavra do SENHOR lhes será mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali; para que vão, e caiam para trás, e se quebrantem e se enlacem, e sejam presos”.

A Bíblia claramente indica que o Espírito Santo é o Espírito de Deus. Atos 1:8, “Mas recebereis a virtude [poder] do Espírito Santo, que há de vir sobre vós…”. Sendo Seu Espírito, Deus faz com ele o que quer. Com esse Espírito todas as coisas até mesmo as coisas impossíveis para o ser humano, tornam-se possíveis. Neste verso, o Espírito Santo deu o poder de julgamento as pessoas, “Então o SENHOR desceu na nuvem, e lhe falou; e, tirando do espírito, que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas depois nunca mais”, Núm 11:25.

Para Sansão, este Espírito deu o poder físico, “E, vindo ele a Leí, os filisteus lhe saíram ao encontro, jubilando; porém o Espírito do SENHOR poderosamente se apossou dele, e as cordas que ele tinha nos braços se tornaram como fios de linho que se queimaram no fogo, e as suas amarraduras se desfizeram das suas mãos. E achou uma queixada fresca de um jumento, e estendeu a sua mão, e tomou-a, e feriu com ela mil homens. Então disse Sansão: Com uma queixada de jumento, montões sobre montões; com uma queixada de jumento feri a mil homens”, Juízes 15:14-16. O Espírito Santo pode criar coisas, “Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra”, Sal 104:30. O Espírito Santo ensina as coisas de Deus, “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”, João 14:26. Enfim, tudo é possível ao Espírito de Deus, “Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus”, Lucas 18:27.

As escrituras sagradas mostram que Deus quer nos dar Seu espírito, “E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias”, Atos 1:4-5. Não somente é o desejo de Deus dar-nos Seu Espírito mas a Bíblia confirma que Ele dará Seu Espírito nos finais de tempos, “E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito”, Joel 2:29.

Dá mesma maneira que Deus dá Seu Espírito para nós, Ele também pode nos tirar se não obedecê-lo, “Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais”, Atos 7:51. 

Sabendo disso, então seguimos em frente obedecendo ao nosso Criador. Não rejeitando Seus ensinamentos. Não nos tornando rebeldes aos Seus mandamentos. Porque Ele dá Seu espírito com vontade e prazer a todos que Lhe obedecem, Atos 5:32, “E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem”.

As conseqüências de tornarmos rebeldes a Deus, não obedecendo Ele e tudo que Ele faz e diz como também Seu filho Jesus Cristo são terríveis, “Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo”.

  1. Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: