O Espírito do Homem

Tem você ficado curioso porque temos raciocínio! Os cientistas têm comprovado que nosso cérebro e bem parecido com os animais. Em algumas ocasiões temos o cérebro até menor que alguns animais. Então pode ser que conseguimos pensar e analisar e os animais não. A Bíblia mostra que existem espíritos diferentes.

Claramente, a bíblia tem mostrado que temos uma alma. Mas, a alma não é capaz de pensar e raciocinar. Todo ser vivente tem alma – tanto os animais como o homem. Em Prov 20:27, Deus fala do espírito do homem, “O espírito do homem é a lâmpada do SENHOR, que esquadrinha todo o interior até o mais íntimo do ventre”. O espírito do homem é que dá raciocínio a ele. Ele é que dá a inteligência ao homem. Deus mostra que foi Ele que criou esse espírito e que deu ao homem, “Peso da palavra do SENHOR sobre Israel: Fala o SENHOR, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele”, Zacarias 12:1.

Esse espírito não é dado aos animais. Também vemos que a Bíblia fala que os animais também têm o espírito deles, “Quem sabe que o fôlego [espírito] do homem vai para cima, e que o fôlego [espírito] dos animais vai para baixo da terra?”, Ecl 3: 21. Esse espírito não dá nenhum tipo de inteligência humana a eles. Talvez é esse espírito que dá a eles instinto animal.

A Bíblia, entretanto fala ainda de um outro espírito, “Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem…], Gên 6:3. Sim, falamos do próprio Espírito de Deus, O Espírito Santo. Esse Espírito Santo é o espírito de Deus. E ele não é o mesmo do espírito do homem. A Bíblia explica que se você não tiver esse Espírito Santo, você não vai entender as coisas espirituais de Deus. “Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. As quais também falam, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” 1 Co 2:11-14.

Deus dá o Espírito Santo a quem Ele quer, “Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo”, 1 Tess 4:8. “E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo”, João 20:22.

O Espírito Santo de Deus é que nos dá a capacidade de entender as coisas de Deus. Sem esse Espírito é impossível tentar entender qualquer coisa espiritual. Simplesmente, o espírito do homem não consegue entender coisas do espírito. Mas, há uma condição. Deus exige de você uma condição para Ele lhe dar Seu espírito, “E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem”, Atos 5:32.

  1. Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: