Conheça o seu Deus, parte 2

O nosso Deus mostrou Seu esplendor

O povo tem visto Deus. O povo tem visto Sua glória. O povo tem visto Seu esplendor. O povo tem ouvido Sua magnifica voz. O povo viu os milagres inacreditáveis que Deus fez. Tudo isso a leitor verá nas escrituras do Antigo Testamento.

coluna de fogoDeus apareceu e falou ao povo em diversas formas, E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite. Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite”, Êxodo 13:21,22. O povo viu isso, a nuvem e o fogo todos os dias. Imagina isso? O povo viu que existia um Deus e que era seu Deus. Se isso não fosse suficiente, Deus mostrou Sua glória em outras situações também.

E sucedia que, entrando Moisés na tenda, descia a coluna de nuvem, e punha-se à porta da tenda; e o Senhor falava com Moisés. E, vendo todo o povo a coluna de nuvem que estava à porta da tenda, todo o povo se levantava e cada um, à porta da sua tenda, adorava”, Êxodo 33:9,10. O povo via Deus descendo numa nuvem para falar com Moisés. E isso tocavam o coração pois eles, levantava e cada um, à porta da sua tenda, adorava.

Por que devemos continuar? Quem não ouviu falar da abertura do Mar Vermelho! De todas as pragas que aconteceu no Egito e nada aconteceu onde os Israelitas moravam. E sobre os 10 mandamentos onde Deus com Seu dedo escreveu nas rochas. Deus mostrou sua grande gloria descendo no monte com grande esplendor e gloria que o povo se estremeceu…gloria de deus

E aconteceu que, ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial. E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte. E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente. E o sonido da buzina ia crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta. E, descendo o Senhor sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou o Senhor a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu”, Êxodo 19:16-20.

Imagina você nessa situação, vendo tudo isso acontecendo. Se você ha experimentou um relâmpago caindo perto de você e as luzes e o trovão altíssimo, então poderá ter alguma ideia do que o povo sentiu. Só que no caso de Deus, não simplesmente um barulho de trovão mais sim Sua voz conversando com Moisés. Com certeza o povo estava com muito medo. E o povo com tanto medo, pediu para voltar para a tenda deles por que eles estavam com medo de morrer…

GoddescendinthemountainE dissestes: Eis aqui o Senhor nosso Deus nos fez ver a sua glória e a sua grandeza, e ouvimos a sua voz do meio do fogo; hoje vimos que Deus fala com o homem, e que este permanece vivo. Agora, pois, por que morreríamos? Pois este grande fogo nos consumiria; se ainda mais ouvíssemos a voz do Senhor nosso Deus morreríamos. Porque, quem há de toda a carne, que ouviu a voz do Deus vivente falando do meio do fogo, como nós, e ficou vivo? Chega-te tu, e ouve tudo o que disser o Senhor nosso Deus; e tu nos dirás tudo o que te disser o Senhor nosso Deus, e o ouviremos, e o cumpriremos, Deuteronômio 5:24-27”

Deus reconheceu que essa atitude do povo duraria pouco tempo. Estavam simplesmente com medo de morrer. Em vez de estarem com grande felicidade de conhecer o Seu Deus e o poder de Seu Deus que lhe dariam conforto e segurança, eles não olharam assim O nosso próprio Deus disse, Ouvindo, pois, o Senhor as vossas palavras, quando me faláveis, o Senhor me disse: Eu ouvi as palavras deste povo, que eles te disseram; em tudo falaram bem. Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem todos os meus mandamentos todos os dias, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos para sempre”, Deuteronômio 5:28,29.

A muito mais do que falar de quantas maneiras Deus mostrou para os próprios olhos do povo a Sua gloria, e esplendor e poder. Em nada adiantou. O povo continuou a tentar Deus constantemente. O povo simplesmente não confiava em Deus. Não é um fato de que eles tinham dúvida que existia um Deus por que eles viram Deus. O fato é que eles desconfiavam de Deus. Eles testavam Deus continuamente, E que todos os homens que viram a minha glória e os meus sinais, que fiz no Egito e no deserto, e me tentaram estas dez vezes, e não obedeceram à minha voz”, Números 14:22.

É claro, a consequência disso não foi outra: a saída de Deus do meio deles. E isso Deus fez em amor porque a rebeldia deles eram tão grande, que Deus não queria destruí-los pela ignorância e arrogância deles, A uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho”, Êxodo 33:3.

A conclusão que podemos ter aqui e que a pessoa pode se sentir muito feliz em estar com Deus. A pessoa pode sentir arrepios e vontade de cantar e dançar perante Deus. A pessoa pode defender o nome de Deus com grande fervor. Mas, um fato continua, que se isso é somente baseado em emoções, isso irá sumir. Isso foi o que aconteceu com o povo. Em grande emoções e entusiamos devido a situação supernatural do fogo, dos relâmpagos de Deus falando altamente junto com o medo de morrer, o povo dizia que seguiria Deus.

E depois de um tempo sem todos esses milagres, o povo voltava a questionar o amor e o poder de Deus. Deus simplesmente não estava em seus corações. Deus não era real para eles digamos assim. Ou seja, amemos Deus enquanto não temos tribulações porque quando vier as tribulações e nós estivermos passando por momentos muito difíceis, então acusaremos ao nosso Deus. Que pena não que nos humanos agimos dessa maneira!

Devemos amar e confiar em Deus não porque Ele pode ressuscitar um morto, ou fazer fogo cair do céu, ou porque Ele construiu o universo inteiro. Devemos amar e confiar em Deus porque Ele nos amou primeiro, Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro”, 1 João 4:19, e está em nós criando a Sua própria família, Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome”, Efésios 3:15. E por fim, nesse final dos tempo, tem mandado Seu próprio filho para morrer por nossos pecados assim que todas as vezes que nos arrependemos de nossos pecados e não os fazemos mais, o sangue de Cristo limpa nossos pecados e novamente podemos comunicar com nosso Deus. Pois é impossível comunicar com Deus por causa de nossos pecados, Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”, Isaías 59:2.

  1. Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: