Dia de Expiação, 2015

Hoje estamos observando o Dia de Expiação que começou ontem, dia 24 no pôr-do-sol e continuará hoje, dia 25 no pôr-do-sol.

O dia, ou Festa ou melhor traduzindo do hebreu, dias marcados, de Expiação é um dos dias santos de Deus que devemos observar todos os anos. Cada dia tem seu próprio significado. Deus não nos tem revelado por completo o que Seus dias santos significa mas nos mostrou muita coisa.

“E isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e nenhum trabalho fareis nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós”, Levítico 16:29.

“E no dia dez deste sétimo mês tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; nenhum trabalho fareis”, Números 29:7.

Nenhum tipo de trabalho devemos fazer. Devemos passar o dia meditando, conversando, orando e estudando o nosso Deus. E, talvez, mais importante, já que é o simbolismo deste dia, olhar bem dentro de nós e confessar as nossas transgressões contra a nosso Deus. Pois o nosso Deus é um Deus de misericórdia e que facilmente perdoa os nossos pecados e lhe pedirmos com sinceridade e coração.

“Porque naquele dia se fará expiação por vós, para purificar-vos; e sereis purificados de todos os vossos pecados perante o Senhor”, Levítico 16:30.

A igreja do Novo Testamento lia as seguintes escrituras no dia de Expiação:

Salmos 6

Salmos 32

Salmos 38 

Salmos 51

Salmos 102

Salmos 130

Salmos 143

 

Por que é importante sermos perdoados dos nossos pecados?

A respostar está claramente escrita…

“Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá”, Ezequiel 18:4.

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”, Romanos 6:23.

Sim, certamente morrerá se os seus pecados não forem perdoados.

Como pode nosso pecados serem perdoados?

springbloodPecados só podem ser perdoados por sangue. Note no antigo testamento que os foi por sacrifícios de animais. O sangue deles eram jogados no Assento de Misericórdia e no povo. Era esse sangue que faria a expiação pelo pecado do povo e da nação.

“E a sua expiação trará ao Senhor, pelo seu pecado que cometeu: uma fêmea de gado miúdo, uma cordeira, ou uma cabrinha pelo pecado; assim o sacerdote por ela fará expiação do seu pecado.
Mas, se em sua mão não houver recurso para gado miúdo, então trará, para expiação da culpa que cometeu, ao Senhor, duas rolas ou dois pombinhos; um para expiação do pecado, e o outro para holocausto;
E os trará ao sacerdote, o qual primeiro oferecerá aquele que é para expiação do pecado; e com a sua unha lhe fenderá a cabeça junto ao pescoço, mas não o partirá;
E do sangue da expiação do pecado espargirá sobre a parede do altar, porém o que sobejar daquele sangue espremer-se-á à base do altar; expiação do pecado é.
E do outro fará holocausto conforme ao costume; assim o sacerdote por ela fará expiação do seu pecado que cometeu, e ele será perdoado”, Levítico 5:6-10.

Cristo é o nosso sacrifício

Não, não é mais necessário matarmos animais para que seus sangue seja a nossa expiação de nossos pecados. Cristo veio e derramou seu sangue para remissão de nossos pecados, de uma vez por todas. O sangue Dele sendo infinitamente mais puro e importante para Deus foi recebido pelo Pai como um melhor sacrifício por nós.

“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação”, Romanos 5:8-11.

“Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez [e para sempre].
E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados;
Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus”, Hebreus 10:10-12.

Todas as vezes que pecados e arrependemos pedindo o perdão a Deus de nossos pecados, o sangue de Cristo é derramado por nós. Que maravilha, não. O nosso Deus em Sua infinita misericórdia deu para gente o sangue de Seu filho para nos salvar.

O que fazer hoje

Vemos que não devemos trabalhar nesse dia de forma alguma. Passar o dia observando a nossa maneira de ser baseada na maneira que nosso Deus vive. As Suas leis e mandamentos e literalmente todas as Suas palavras escritas na Bíblia nos dá uma ideia de que quem é o nosso Deus e de como ele pensa e age. Arrependamos então de nossos pecados e sigamos para a perfeição de como é o nosso Deus…

“Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus”, Mateus 5:48.

  1. Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: