Da travessia do Mar Vermelho até Monte Sinai
O povo de Deus saiu de Sucote (bem perto da fronteira do Egito) para a praia de Nuweiba no primeiro dia da Festa de Pães Asmos. No começo do sexto dia eles já se encontravam acampados na praia (Êxo. 14:9). Foi no anoitecer deste sexto-dia que o exército de Faraó os avistou na praia. Já iam guerrear contra eles, mas o sol caiu e a nuvem de Deus ficou entre o exército e o povo (Êxo. 14:19, 20). Foi exatamente nesta noite do dia sexto que o povo de Deus atravessou o Mar – sexta-feira à noite (mas o início do sétimo dia dos Pães Amos – lembre-se que um dia para Deus é do pôr-do-sol a outro).
Bem no início do amanhecer do sétimo dia, quando a nuvem de Deus foi suspendida, Faraó e seu exército viu a abertura do mar e correu atrás deles. Deus teve de lutar para o povo senão o exército iria alcançá-los (Êxo. 14:24-25, 27).
Logo no início do sétimo dia, o povo já estava livre de Faraó. Eles viram o exército de Faraó falecido pela praia. Com certeza eles pegaram armas e outras coisas do exército falecido na beira da praia (o que ajudaram eles a lutarem conta os Amaleques mais tarde no Monte Sinai). Seguimos a história então…
Onde é a montanha de Deus?
Hoje em dia muitos não sabem onde é a montanha de Deus, ou seja, onde Ele desceu em Sua glória. Mas, não precisa ser assim. Muitos acreditam ser no deserto do Sinai.
O que o mundo acredita?
O mundo junto com seus cientistas e doutores acredita totalmente diferente do que a bíblia nos mostra. Eles acreditam contrário do que a Bíblia nos ensina. Eles nunca acharam evidência de nada do que eles falam.
O mundo acredita que o Monte Sinai está localizado na Península do Sinai, mas nunca ninguém achou nenhuma evidência disso. Essa montanha chamada Jabel Muza foi escolhida por Helena de Bizânico, mãe do imperador romano Constantino, no quarto século. Não foi escolhida por alguma evidência no local, mas por sonhos de Constantino e subsequentemente escolhido por Helena como Monte Sinai.
Depois do sexto século, o imperador bizantino Justiniano criou o monastério de Santa Catarina para estabelecer um senso de autenticidade do local.
No mapa abaixo, vemos o que o mundo acredita. Estão totalmente errados e nenhuma prova é achada do que o mundo disse ser a verdade do Êxodo de Israel.
Onde morava Moisés quando Deus o chamou?
Moisés quando fugiu do Egito, foi morar longe do Faraó. A Bíblia fala claramente de onde ele morava, “Ouvindo, pois, Faraó este caso, procurou matar a Moisés; mas Moisés fugiu de diante da face de Faraó, e habitou na terra de Midiã, e assentou-se junto a um poço”, Êxodo 2:15.
Vemos aqui que Moisés foi morar numa região que se chama “Midiã”. Mas, o que mais poderemos verificar sobre isso. O nosso próprio Deus também afirma que Moisés estava morando em Midiã. Observe…
“E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe”, Êxodo 3:1.
Não há dúvida que Moisés estava nessa região de Midiã, mas não somente isso. Deus fala com Moisés para ele trazer Seu povo para adorá-lo na montanha onde Moisés estava cuidando do rebanho, “E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte”, Êxodo 3:12.
Quem tem mais dúvida. Na região onde Moisés vivia era Midiã e foi aqui que Deus disse para ele que ele iria trazer o povo para a montanha, ou monte, onde eles estavam conversando. Então a única coisa para saber, é: onde é a região de Midiã?
Na Bíblia vemos que o apóstolo Paulo sabia onde a região de Midiã está localizada, “Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos”, Gálatas 4:25.
Há historiadores como Flávio Josefo que fala claramente que Monte Sinai é a maior montanha em Midiã e que está bem próximo à cidade de Al Bad.
A seta e o círculo vermelho mostra de onde o povo saiu (de Sucote) e atravessou o Mar Vermelho.
Podemos ver em mapas antigos que Midiã, ou Midian em Inglês, onde está localizada a região de Midiã. Observe que essa região fica do lado da Arábia Saudita. Note que o povo atravessou o Mar Vermelho, mostrado no círculo vermelho, e passaram para a região de Midiã. Quanto mais provas têm que ter para que o mundo possa a entender. Tudo é muito bem simples e claro. A região de Midiã está do lado da Arábia Saudita.
No Google Earth, aqui está à região de Midiã onde se encontra Monte Sinai com o cume queimado, “E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente”, Êxodo 19:18.
Não sabemos por certo onde foi o primeiro acampamento do povo no local chamado Mara (Êxo. 15:23). Mas o segundo, não há dúvida devido as 12 cisternas e palmeiras que ainda está no local chamado Elim (Êxo. 15:27; 16:1).
“Então vieram a Elim, e havia ali doze fontes de água e setenta palmeiras; e ali se acamparam junto das águas”, Êxodo 15:27.
Foi entre Elim e o Monte Sinai que o povo reclamou e Deus deu para eles pão do céu (Êxo. 16:1-4).
Antes de chegar a Elim (Êxo. 15:27; 16:1), a Bíblia descreve queo povo parou num lugar chamado Mara (Êxo. 15:23) mas não conseguimos achar esse lugar. Mas, em Elim ainda contém o que a Bíblia descreve como doze cisternas de água e muitas palmeiras. Esse lugar é também bem visível no Google Earth.
Há duas escrituras na Bíblia que parecem que contradizem entre elas. Observe…
“Então vieram a Elim, e havia ali doze fontes de água e setenta palmeiras; e ali se acamparam junto das águas. E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai, aos quinze dias do mês segundo, depois de sua saída da terra do Egito”, Êxodo 15:27; 16:1.
Como também, “E partiram de Elim, e acamparam-se junto ao Mar Vermelho. E partiram do Mar Vermelho, e acamparam-se no deserto de Sim”, Números 33:10-11.
Parece que estamos falando de dois lugares, mas não necessariamente. Uma escritura fala que eles partiram de Elim enquanto a outra fala que eles partiram do Mar Vermelho. Mas como assim?
A quantidade de pessoas que estimamos em 2 milhões foi o suficiente para preencher todos esse trajeto de Elim até o começo do Mar Vermelho – como mostra o mapa acima.
O mapa da região de onde o povo de Deus caminhou
Gostaríamos de deixar claro que o que a trajetória que achamos que o povo de Deus fez é baseado em referências da Bíblia e fortes evidências arqueológicas. Mas, não podemos dizer por certo que eles andaram pelos caminhos que achamos.