O Sexto dia da Festa dos Pães Asmos, 2015

Espero que todos estão tendo uma boa Festa de Pães Asmos e estudando as coisas que Deus tem mostrado a vocês.

Hoje estamos no Sexto dia da Festa. Estudemos alguns ponto neste Sexto dia…

Se olharmos o mapa aqui veremos cores diferentes que estimamos são os que os israelitas andaram por dia. Lembre que  estamos falando de um grande exercito de pessoas incluindo crianças, idosos e doentes andando junto também. Acreditamos que eles não cobriram mais de 4 Quilômetros por dia.

Os Israelitas começaram a sua macha na noite sequinte da noite da Páscoa. Adicionando a essa caminhada são a quantidade enorme de animais.

CaminhodosIsraelitasA Bíblia mostra que só havia três acampamentos nesse trajetória deles: Sucote, Etã e Pi-Hairote – cobrindo uma distância de 120 km.

“Assim partiram de Sucote, e acamparam-se em Etã, à entrada do deserto”, Êxodo 13:20.

“E partiram de Sucote, e acamparam-se em Etã, que está no fim do deserto”, Números 33:6.

“E partiram de Etã, e voltaram a Pi-Hairote, que está defronte de Baal-Zefom, e acamparam-se diante de Migdol”, Números 33:7.

No lugar chamado Migdol é o lugar perante o mar vermelho. Neste local eles estavam entre ao deserto e o mar. Não tinha nenhum lugar para ir para escapar Faraó e seu exercito.

Quando Israel virou para o sul no terceiro dia e chegaram Pi-Hairote, o coração de Faraó se endureceu e ele começou a perseguir os Israelitas no quanto dia!

“Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel que voltem, e que se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o campo junto ao mar. Então Faraó dirá dos filhos de Israel: Estão embaraçados [cercados] na terra, o deserto os encerrou. E eu endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, e saberão os egípcios que eu sou o Senhor. E eles fizeram assim”, Êxodo 14:1-4.

É claro, vemos aqui que Deus colocou os Israelitas nessa situação para testar os eles e também como Deus disse, “e serei glorificado em Faraó… e saberão os egípcios que eu sou o Senhor”.

Faraó saiu em prosseguição no quarto dia

O exército de Faraó também tinha de viajar a mesma distância dos Israelitas mas eles não tinham com eles animais, idosos, crianças e outros aspectos para segurarem na viagem. Eles cobriram a mesma distância com muito mais rapidez. O que demorou os Israelitas 3 dias para viajarem, o Faraó e seu exercito somente levou menos de dois dias. É claro podemos ver como o exército estava. Cada homem tinha perdido um filho, o primeiro nascido, em sua casa como também até seus animais primeiro nascido. Então não é difícil de imaginar o ódio que eles estavam e a vontade de matar os Israelitas. Isso deve ter levado os soldados de Faraó a andar ainda mais rápido e com poucas paradas até para comer. Isso também os motivaram a prepara-los para a viajem ainda mais rápido também

Faraó ouviu que os Israelita estavam sem saída no terceiro dia (quando eles viraram sua rota para Pi-Hairote) talvez pensando que eles errarão o caminho e que eles ficariam sem saída quando chegassem perante o mar. Talvez pensando que essa seria uma excelente oportunidade de encurralá-los (já que eles não teriam para onde correr para escapar), Faraó decidiu persegui-los. Sem dúvida Faraó realmente calculou que eles estariam sem saída e seria uma grande oportunidade para pegar todos eles e fazerem eles pagar por tudo que aconteceu no Egito.

No terceiro dia, Faraó quando ouviu a notícia começou a preparar seu exército de muitos milhares de soldados – um exército muito enorme que sem dúvida demoraria pelo menos um dia para prepará-los (mesmo assim tinha de ser com rapidez). Olhe por exemplo um acontecimento de uma guerra que aconteceu no nosso tempo que foi a guerra do golfo. A guerra do golfo que foi liderada pelos Estados Unidos contra as tropas Iraquianas de Saddam demorou sete meses para preparar o exército. É claro, Faraó não tinha todos os armamentos bélicos de guerra que temos hoje em dia. Mas, os cavalos, alimentos, armamentos de milhares soldados demoraria pelo menos um dia para que eles se preparassem.

Faraó alcanço-os no Quinto dia ao anoitecer

 “Sendo, pois, anunciado ao rei do Egito que o povo fugia, mudou-se o coração de Faraó e dos seus servos contra o povo, e disseram: Por que fizemos isso, havendo deixado ir a Israel, para que não nos sirva? E aprontou o seu carro, e tomou consigo o seu povo; E tomou seiscentos carros escolhidos, e todos os carros do Egito, e os capitães sobre eles todos. Porque o Senhor endureceu o coração de Faraó, rei do Egito, para que perseguisse aos filhos de Israel; porém os filhos de Israel saíram com alta mão. E os egípcios perseguiram-nos, todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavaleiros e o seu exército, e alcançaram-nos acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, diante de Baal-Zefom”, Êxodo 14:5-9.

 O Senhor protege Seu povo

Quando o povo viu o exército ficaram com muito medo. Não pensaram que Deus poderia salvá-los mesmo depois que viram todas as coias que Deus fez no Egito. O medo ficou mais forte do que a fé com Deus. Mesmo hoje em dia, se fizermos o que o Senhor nos manda, Ele também irá nos proteger. Eles irá brigar as nossas batalhara. Deus tirará os nossos inimigos perante nossa presença. Não precisamos ter medo. Deus lutará por nós, “Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis”, Êxodo 14:13-14.

“E o anjo de Deus, que ia diante do exército de Israel, se retirou, e ia atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles. E ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; e a nuvem era trevas para aqueles, e para estes clareava a noite; de maneira que em toda a noite não se aproximou um do outro”, Êxodo 14:19-20.

Os Israelitas passaram pelo mar no sexto dia da Festa dos Pães Asmos

Quando Faraó chegou ao encontro deles no quinto dia é bem possível e o sol já estava baixando e que estava ficando escuro. Eles não lutariam no escuro. Deus ainda escureceu ainda mais o lado deles para que um treva bem forte ficassem sobre eles, como está escrito, “… e a nuvem era trevas para aqueles… de maneira que em toda a noite não se aproximou um do outro”Sem dúvida que até a luz da lua foi bloqueada pela nuvem de Deus em cima de Faraó e seu exército.

Toda a noite do dia quinto, Deus mandou um vento forte para separar o mar e secar a terra. Toda a noite esse vento fez isso. E no amanhecer do dia sexto, a terra estava seca e o povo começou a cruzar o Mar Vermelho.

“Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, marvermelhoe as águas foram partidas. E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda” , Êxodo 14:21-22.

Se o leitor, estudante, quiser ler mais, este site achado nos dá mais informação desta maravilhosa história que Deus tem dado para nós.

  1. Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: