Categorias
Espírito Santo de Deus

Espirito Santo é o poder de Deus, Jó 33:4

Há muita conversa sobre o Espírito Santo no mundo. Cada religião fala de um jeito ou de outro do que eles pensam que o Espírito Santo é. Alguns falam que é um ser; outros falam que um deus; outros falam que é um ser que vive com Deus; e há até outros que dizem que este ser é parte do Deus e de Seu filho.

 Uma confusão geral sobre esse tema. É interessante notar, entretanto que a resposta está plenamente escrita na Bíblia. Não em uma ou duas escrituras, mas em várias. Vemos que algumas religiões somente olham algumas escrituras que parecem dizer o que é o Espírito Santo. Mas, falham em ler outras escrituras que descrevem exatamente o que é o Espírito de Deus.

Vamos estudar então essa fascinante lição.

 A primeira vez que aparece na Bíblia 

          Podemos ver que a primeira vez que o Espírito de Deus aparece na Bíblia está escrito em Gênesis, “… E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”, Gênesis 1:2.

Vemos aqui que a terra está destruída. Ela está sem forma. Isto foi por causa da guerra que Satanás causou. Ele destruiu, ou causou muitos danos, na criação de Deus. Quando Deus constrói alguma coisa, Ele assim o faz com perfeição e com grande beleza. Por favor, estuda a lição “O começo de tudo” – Lição 20 – para entender mais desse assunto.

Hoje mesmo os cientistas provam que havia mar em Marte e Mercúrio. Isso já é conhecimento provado pelos cientistas.

Vemos que o Espírito de Deus estava passando por toda terra.

 O Espírito de Deus é o poder de Deus

           A bíblia nos mostra claramente que o Espírito de Deus sé o poder de Deus.

          “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação”, 2 Timóteo 1:7.

Em várias passagens da Bíblia, percebemos a identificação do Espírito de Deus. Olhemos algumas…

 * O homem percebe quando o Espírito de Deus está em outro homem:

           “E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus? Depois disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu”, Gênesis 41:38-39.

Faraó sabia que José tinha o Espírito de Deus por causa da sua sabedoria e sua habilidade de interpretar sonhos.

 * O Espírito de Deus dá conhecimento e sabedoria ao homem:

           “Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, o filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, E o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o lavor, Para elaborar projetos, e trabalhar em ouro, em prata, e em cobre, E em lapidar pedras para engastar, e em entalhes de madeira, para trabalhar em todo o lavor”, Êxodo 31:1-5.

          Vemos aqui que Deus dá Seu Espírito a quem Ele quer. Não somente isso, Mas Deus pode na realidade aumentar algumas habilidades em certas áreas especificamente. No caso de Bezalel foi sabedoria, entendimento e ciência como também teve habilidade de trabalhar com ouro, prata e cobre.

 * O Espírito de Deus inspira as pessoas a profetizar

O Espírito de Deus é a reflexão de Deus. Tem todos sentimentos de Deus. É umas dos atributos do Espírito e inspirar a pessoa a falar de Deus e as coisas de Deus. Observe essa escritura…

          “E, chegando eles ao outeiro, eis que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; e o Espírito de Deus se apoderou dele, e profetizou no meio deles”, 1 Samuel 10:10.

 * O Espírito de Deus conhece Deus

Quem mais conhece Deus a não ser o Seu próprio Espírito.

           “Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus”, 1 Coríntios 2:11.

 * Quem tem o Espírito de Deus, essa é Dele

Em muitas escrituras, podemos ver que o somente quem é o Espírito de Deus, esse é de Deus.

 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus”, Romanos 8:14.

 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção”, Efésios 4:30.

 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele””, Romanos 8:9.

* A mente carnal é contra o Espírito de Deus

Já o que Espírito de Deus refleti tudo de Deus, é claro que podemos concluir que as coisas desse mundo é contaria ao Espírito de Deus.

 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”, 1 Coríntios 2:14.

   “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus”, Romanos 8:7-8.

 * O Espírito de Deus tem poder infinito de Deus

 Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus”, Mateus 12:28.

 Pelo poder dos sinais e prodígios, e pela virtude do Espírito de Deus; de maneira que desde Jerusalém, e arredores, até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo”, Romanos 15:19.

 * O Espírito de Deus é também chamado de Espírito Santo

O Espírito Santo é também conhecido como Espírito Santo.

 Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”, Lucas 11:13.

 Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo”, Salmos 51:11.

 * O Espírito Santo é também conhecido como Espírito de Cristo

O Espírito de Deus, O Espírito Santo e o Espírito de Cristo são nomes referidos a somente um Espírito. Só existe um Espírito. Só existe um Espírito de Deus.

           “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”, Romanos 8:9.

           “Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir”, 1 Pedro 1:11.

 * Deus dá o Seu Espírito a quem Ele quer

           “Todavia se lembrou dos dias da antiguidade, de Moisés, e do seu povo, dizendo: Onde está agora o que os fez subir do mar com os pastores do seu rebanho? Onde está o que pôs no meio deles o seu Espírito Santo?”, Isaías 63:11.

          Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo”, 1 Tessalonicenses 4:8.

          Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa”, Efésios 1:13.

* O Espírito Santo apareceu em diversas formas

Sabemos que tudo que é Espírito pode ser transformado no que quer. Ele não tem ossos e carne. Deu nos mostrou sem Espírito em duas formas que são bem conhecidas entre os humanos. Novamente, Deus quis mostrar o Seu Espírito naquela ocasião como uma pomba e na outra ocasião com uma língua de fogo. O Espírito de Deus pode ter a forma qualquer que Deus quer.

           “E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”, Atos 2:3-4. O Espírito deu a eles o poder de falar outras línguas.

          “E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo”, Lucas 3:22. O Espírito de Deus aparece em forma de pomba.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Os Mistérios de Deus

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading