Espírito do Homem, Animais e Deus

Nota: Hoje a noite é celebrada a segunda Páscoa para aqueles que não conseguiram celebrá-la no tempo determinado, no primeiro mês.

Adicionando, hoje é o quarto Sábado depois da Oferta de Movimento. No sétimo Sábado como mandado por Deus celebraremos a Festa de Pentecostes.

O Espírito do Homem

Temos visto que depois que morremos, não vamos para o céu. Vimos também que a alma, ou fôlego da vida, está tanto nos animais como no ser humano. Mas, um poderia perguntar, como pode o ser humano raciocinar e os animais não? Qual é a diferença? Todos nós não temos alma! Isso é uma boa pergunta. Felizmente, a Bíblia nos dá a resposta. Há um espírito que Deus colocou no Homem e a Bíblia simplesmente chama de Espírito do Homem.

Jó explica em detalhe sobre a alma e o Espírito que Deus tem dado para ele, “Se ele pusesse o seu coração contra o homem, e recolhesse para si o seu espírito [espírito do homem] e o seu fôlego [alma], Toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó”, Jó 34:14-15. Olhemos mais o que a Bíblia nos diz sobre esse Espírito do homem.

“Na verdade, há um espírito no homem, e a inspiração do Todo-Poderoso o faz entendido”, Jó 32:8. “Deus explica que Ele criou o Espírito do Homem, Peso da palavra do SENHOR sobre Israel: Fala o SENHOR, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele”, Zacarias 12:1.

O Espírito dos Animais

Junto com a alma, Deus também criou um espírito nos animais. “Quem sabe que o fôlego do homem vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra?” Eclesiastes 3:21. Esse espírito dá habilidade de instinto nos animais. Mas, não dá aos animais raciocínio ou inteligência.

O Espírito de Deus

Esse Espírito é de Deus e que Deus coloca no homem para começar a pensar como Deus pensa. Esse Espírito ensina as coisas de Deus para o homem.

“Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo”, 1 Coríntios 2:10-16.

O Espírito Santo de Deus não somente ensina as coisas de Deus ao homem mas dá, na realidade, poder a ele, “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder”, Lucas 24:49.

  1. Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: