Lázaro e o Homem Rico, parte I

Muitos usam essa parábola para justificar que existe um inferno. Muitos também usam essa parábola para mostrar que existe um céu onde as pessoas que fizeram boas ações na terra, morreram e lá vivem. Mas qual é a verdade de tudo isso? Este céu e inferno existem? O que Cristo está querendo nos mostrar ou ensinar?

“Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas”, Lucas 16:19-21.

Está passagem mostra que não é nem para os poderosos e nem para os ricaços que o galardão de Deus espera. Então não procure nesta terra ter vantagem sobre os outros; ou crescer financeiramente como sendo a única coisa importante na sua vida mas procure a Deus e seja fiel a Ele em todas as coisas incluindo todos os Seus mandamentos.

O galardão irá àqueles filhos que obedece a Seu Pai; procurando Ele em Todas as coisas, pequenas e grandes.

“E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio”, Lucas 16:22-23.

Aqui vemos que o homem rico teve seu galardão nessa vida e não foi agradecido pelas bênçãos que Deus deu para ele, abusando outros; e por isso, não mereceu ter mais. Enquanto Lázaros que sofreu tanto em sua vida e foi abusado por outros mereceu o galardão porque foi fiel debaixo de uma tribulação muito extrema.

O homem rico que teve uma boa vida com poucas tribulações não pode ser fiel, mas o homem pobre que sofreu muito foi fiel, independentemente do seu sofrimento.

Deus é justo e não julga por aparências; sendo fidelidade e lealdade para Deus de muito mais valor do que riquezas.

O padrão de justiça e benção de Deus não está em números; eles não estão em riquezas e quantidades de congregações cristãs. O padrão de justiça de Deus é o zelo por Ele e Suas leis.

“E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos. Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio”, Isaías 11:3-4.

“E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama”, Lucas 16:24.

Aqueles que levam essa escritura literalmente deve perguntar o óbvio que se tivesse a oportunidade de poder conversar com Deus estando você nesse tormento de estar se queimando em chamas de fogo, você iria pedir mesmo para ter somente o dedo molhado ou pedir para uma ser tirado totalmente deste lugar! Não faz sentido pensar que alguém nesta situação pediria somente um dedo molhado; em que isso ajudaria alguém dentro de um lugar se queimando com chamas?

A palavra traduzida “nesta” foi mal interpretada pelo autor. No texto original a tradução melhor seria “pela”. Ou seja, a tradução melhor seria “atormentado pelas chamas”. Então de longe, esse homem rico estava vendo esse lugar de muitas chamas e isso secou boca de medo e estava com angustia mental.

  1. #1 by carlos on July 21, 2012 - 9:43 pm

    Desculpa não concordo com o seu comentário a respeito dos “mortos em cristo ou sem ele”lembra o que Jesus falou para o ladrão da cruz??hoje mesmo estarás comigo no paraíso.Quanto a passagem de lazaro lucas 16 vsc 23 diz”e no inferno,ergueu os olhos”então me desculpe ele não estava em um estado mental e sim estava vivendo aquela situação.Outra coisa a passagem do rico e Lazaro não é uma parábola e sim um acontecimento verdadeiro,Jesus sempre começa sitando uma parábola da seguinte fora:UM CERTO HOMEM…..já o acontecido de lazaro e o rico ele cita o seguinte:HAVIA UM HOMEM RICO…ou seja ele esta afirmando a veracidade do ocorrido.Outra coisa note no versículo 25 do cap.16 de Lucas que Abraão diz:”Este é consolado e tu atormentado” a palavra consolar significa:ALIVIAR O PADECIMENTO,DAR SENSAÇÃO AGRADÁVEL,DAR ALÍVIO,RECEBER CONSOLAÇÃO.Então mediante tudo isso como afirmar que não existe vida após a morte??Essa é a minha humilde opinião.

  2. #2 by carvaj1 on July 24, 2012 - 4:53 am

    Carlos,

    Obrigado pelo comentário.

    Gostaria de lhe dar alguns pontos se me permitir.

    1) Este ponto foi o que todos nós pensamos quando lemos a Bíblia. Foi quando Cristo falou com o ladrão na cruz, “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso”, Lucas 23:43. Certamente todos nós passamos por essa interpretação. E isso parece estar em completa contradição com o que Cristo também falou, “Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu”,
    João 3:13. Como pode ser isso? Cristo tem falado claramente que ninguém tem subido ao céu. A resposta é muito simples.

    A escritura do ladrão tem um explicação. A Bíblia foi traduzida do Grego e Hebreu, então a partir desse ponto, o que você lê vem do que o tradutor entendeu e traduziu. Note a diferença, “Em verdade te digo hoje, estarás comigo no Paraíso”. Tanto nas Bíblia em Inglês como Português a tradução está errada. O que Cristo falou foi simplesmente “Em verdade te digo hoje, …”.

    Não fique surpreso dos erros de traduções. A palavra Inferno por exemplo, tem três palavras distintas e diferentes em Hebreus. Estamos terminando o Estudo Bíblico sobre a lição 4 sobre o Inferno. A lição 5 será dos Céus.

    O que disse anteriormente sobre o que Abraão tem falado, também terá de ser levado no contexto. O inferno não existe. O que Cristo tem ilustrado é só isso, uma ilustração.

    A muito o que falar aqui e não será bem feito neste email. Gostaria de encoraja-lo a ir nas categorias de “Céus e Inferno”. Também gostaria de encorajá-lo a estudar os estudos bíblicos, incluindo esse que estamos terminando, lição 3 e a futura lição.

    Por favor, escreva se tiver mais dúvidas ou perguntas.

    Até a próxima,

    João

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: