Pode haver o batismo das criancinhas e recém-nascidos?

O batismo é muito conhecido por todos. Todas as igrejas praticam o batismo de uma forma ou outra. Alguns jogam água na cabeça. Outros batizam as criancinhas e recém nascidos molhando a cabecinha deles. Enquanto outros são batizados em oceanos ou rios. O que a Bíblia diz sobre o batismo? Como deve ser feito?

Claramente a Bíblia mostra que o batismo existe porque logo no início da história da vida de Jesus, vemos João Batista batizando as pessoas no rio onde o próprio Jesus também foi batizado, “E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele”, Mat 3:16.  Vemos aqui que Jesus demostrou que o batismo de ser observado pelos cristãos.

A própria palavra batizou (NT:911) significa imerso ou submergir. Então Jesus submergiu totalmente na água, todo o corpo, e depois se levantou e saiu da água. É assim que João Batista batizava as pessoas. Elas totalmente se submergiam na água. Os filmes que mostram as pessoas agachando e João colocando água na cabeça deles não é verdade.

O simbolismo do batismo é enorme. É uma aliança que o cristão tem com Deus – dizendo a Deus que você se arrepende de seus pecados e aceita Jesus Cristo com seu salvador, “E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados”, Luc 3:3.  Portanto, o batismo sendo feito para as criancinhas e recém-nascidos não é verdadeiro. Pois eles não sabem o que é se arrepender de seus pecados e aceitar Jesus Cristo na vida deles.

O batismo de João era feito de água. Isso foi feito porque Jesus ainda não tinha morrido e começado uma nova aliança com todos aqueles que arrependerão de seus pecados. Hoje, quando uma pessoa é batizada, ela é batizada de água e depois do Espírito Santo. O batismo de Jesus é do Espirito Santo, “Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias”,  Atos 1: 5, “E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água; mas vós sereis batizados com o Espírito Santo”, Atos 11:16.

O batismo é um coisa seríssima e não deve ser visto como algo sem muita significância. Jesus mesmo alertou, “Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar…” Luc 14:28-29.

“E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor”, Atos 22:16, Jesus deixou um exemplo para nós mostrando o significado do símbolo do batismo a partir do momento que a pessoas aceita Jesus para remissão de seus pecados e daquele ponto em diante passar a viver uma vida tendo Cristo para remissão dos pecados.

  1. Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: