Hanucá – uma celebração correta de fé aos olhos de nosso Deus

Diferente da tradição do Natal onde tudo teve suas origens de celebrações de  deuses pagãos, Hanukkah, ou em Português Hanucá, não tem nenhuma origem pagã, Aliás muito pelo contrário, ela mostra a coragem pela fé dos crentes de Yahovah.

Quando o imperador Antíoco que dominava Israel forçou os judeus a fazer sacrifícios pagãos no Templo de Deus construído por Salomão, eles se rebelaram e, com sucesso, venceram a guerra. Isso sem dúvida aconteceu com a ajuda de Deus pois os judeus eram pouquíssimos e menos armados em relação exército da Síria.

Na vitória, foi instituída 8 dias de recordações dessa tremenda conquista judaica contra seus inimigos.

menoraHanucá, conhecida também como Festival das Luzes, é celebrada com alegria entre familiares e amigos. Há jogos e alimentos para celebrar essa ocasião. O simbolismo dessa festividade de luz é a Menorá. Cada vela é acessa a cada noite, por 8 dias.

Na bíblia temos escritas onde o Yeshua celebrou a Hanucá indo para o templo e até curando um cego. Lembre-se que Yeshua era judeu mas isso não significa que Ele iria fazer tudo que o costume judaico fazia. Yeshua somente fazia as coisas corretas e que eram agradáveis aos olhos de Seu Pai, e o nosso Pai. E se a Hanucá foi celebrada por Ele, então isso é bom para nós também.

Esses dias não são santos, e como tal, podemos seguir como um dia normal, ou seja, poderemos trabalhar.

Este é um dia para lembrar que os fieis de Deus decidiram entregar suas vidas e guerrear contra um inimigo muito mais poderoso que chegou ao ridículo de forçar os judeus a sacrificar coisas abomináveis a seus deuses pagãos e isso dentro do próprio Templo do Deus verdadeiro. Muito bem Judeus!

Leia mais: 

Chanuca ou Hanucá

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: