O povo passa para o outro lado do Monte Sinai
O mapa nos mostra que de Elim eles caminharam e chegaram a Rocha de Horebe. Da Rocha de Horebe que já era o Monte Sinai no oeste, eles rodearam o monte para o outro lado onde eles teriam acesso ao topo do monte. A Bíblia diz que eles rodearam o Monte em somente um dia, “Ao terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no mesmo dia chegaram ao deserto de Sinai, Porque partiram de Refidim e entraram no deserto de Sinai, onde se acamparam. Israel, pois, ali se acampou em frente ao monte”, Êxodo 19:1,2.
Coordenadas de GPS
Nós temos as coordenadas das pessoas que já foram a estes locais. Eles colocaram as coordenadas que se colocar no Mapa Google, o mapa lhe mostrará as localidades:
ELIM, Êxo. 15:27, 16:1; 28°34’10.33″N, 34°49’59.43″E
Jetro, 28°29’39.14″N, 35° 0’34.75″E
Bezerro de outro, Êxo. 34:4, 28°34’53.39″N, 35°23’46.40″E
Os 12 monumentos de rocha, Êxo. 24:4, 28°35’10.58″N, 35°22’51.27″E
Altar de Moisés, Êxo. 24:4, 28°35’5.13″N, 35°22’42.98″E
Casa do guarda, 28°35’13.11″N, 35°23’8.43″E
A Rocha de Horede, Êxo. 17:6, 28°43’35.79″N, 35°14’10.82″E
Em frente ao Monte Sinai
Em exatamente três meses, depois que o povo saiu do Egito, eles acamparam em frente ao monte de Deus. Demoraram somente um dia para rodear o monte, “Ao terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no mesmo dia chegaram ao deserto de Sinai”, Êxodo 19:1.
No mapa vemos o lugar onde foi levantado o Altar do Bezerro (Êxo. 32:4, 8) e no fundo temos o Altar de Moisés (Êxo. 24:4). A seta mostra onde Moisés subia para ver Deus. No topo seria o lugar mais alto do monte onde Moisés conversava com Deus. Estudaremos em detalhes a seguir.
Muitos fatos acontecerão em frente ao Monte Sinai como registrados na Bíblia. Os povos de Deus rebelarão contra Deus muitas vezes. Até mesmo criando um bezerro de ouro – um ato de bastante rebeldia contra Deus. Eles viram o poder de Deus em ação varias vezes, mas isso não os comoveu a acreditar e a viver de acordo com os ensinamentos de Deus.
O povo de Deus morou neste deserto, perante o Monte Sinai, por quase um ano. Foi aqui também que Deus entrou em aliança com eles e Deus lhes deu os 10 Mandamentos.
Monte ardeu em chamas
Vemos no mapa abaixo que hoje em dia existe uma casa para o vigia. Os árabes também colocaram uma cerca ao redor do Monte onde ninguém pode passar e nem mesmo tirar fotos. O altar, os monumentos são facilmente visto pelo mapa.
“E aconteceu que, ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial. E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte. E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente. E o sonido da buzina ia crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta. E, descendo o Senhor sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou o Senhor a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu”, Êxodo 19:16-20.
O mapa mostra um lugar que não se queimou. Um lugar claramente branco no meio da cor preta que demostra queimadura. É bem possível que Moisés estava aqui e o lugar onde ele andou não ficou queimado porque com certeza depois que ele escreveu as palavras de Deus, ele tinha de descer do monte e as rochas derretidas estavam quentíssimas como rocha de lava de vulcão – com certeza iria queima-lo bastante e impossibilitado de descer do Monte. Então Deus não deixou que seu caminho se queimasse.
Deus desceu no topo do Monte com grande poder e gloria. Através de relâmpagos e trovões e fogo, Deus falava com o povo. Tamanha seria a voz de Deus, que o povo estremeceu e teve grande medo. A rocha queimou e derreteu ao fogo de Deus. Realmente que cenário deveria ter sido isso. Que maravilha ter testemunhado tamanha importância de ouvir o nosso próprio Deus (ou Seu filho porque, como sabemos, era Jesus que falava com eles). O monte estremeceu violentamente como ao redor dos acampamentos do povo.
Vemos claramente a marca branca como se fosse um caminho. Acreditamos que esse era o caminho que Moisés passou e que Deus não deixou as rochas serem queimadas ou derretidas. No topo do Monte, você pode ver também onde ele ficou.
A foto a seguir mostra um rocha queimada pelo fogo de Deus…
Deus desceu no topo do Monte com grande poder e gloria. Através de relâmpagos e trovões e fogo, Deus falava com o povo. Tamanha seria a voz de Deus, que o povo estremeceu e teve grande medo. A rocha queimou e derreteu ao fogo de Deus. Realmente que cenário deveria ter sido isso. Que maravilha ter testemunhado tamanha importância de ouvir o nosso próprio Deus (ou Seu filho porque, como sabemos, era Jesus que falava com eles). O monte estremeceu violentamente como ao redor dos acampamentos do povo.
Uma resposta em “Deus Revela o Monte Sinai a Ron Wyatt, parte 3 de 5”
que maravilhosa descoberta todos pensam que o monte sinai fica no egito a propia palavra de Deus confirma onde verdadeiramente fica o monte sinai DEUS SEJA LOUVADO.