Festa de Expiação, 2014

Hoje a noite, no pôr-do-sol começa a Festa de Expiação. O dia, festa ou tempo marcado, de Expiação é outro dia santo que Deus deu para o ser humano para ser celebrado. Deus tem dias santos que são celebrados por todos os cristãos verdadeiros ao redor desse mundo.

Como todo dia santo Deus deu instruções exatas de quando e como seu dia santo deve ser celebrado.

No tempo de Moisés, vemos a história do carneiro que um é solto no deserto simbolizando Satanás. Esses carneiros carrega muito simbolismo para o povo de Deus. Este ato dos dois carneiros acontecia sempre no dia de expiação.  Vemos também que a maneira de observar o dia de Expiação mudou na morte de Jesus Cristo.

É realmente fascinante tudo esse conhecimento que Deus tem nos dado. Já que Deus tem nos mostrado tanto mistério, estudemos então.

 Expiação no Antigo Testamento

 A história dos dois bodes começa em Levíticos 16…

 “E aquele que tiver levado o bode emissário lavará as suas vestes, e banhará a sua carne em água; e depois entrará no arraial. Mas o novilho da expiação, e o bode da expiação do pecado, cujo sangue foi trazido para fazer expiação no santuário, serão levados fora do arraial… E isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e nenhum trabalho fareis nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós. Porque naquele dia se fará expiação por vós, para purificar-vos; e sereis purificados de todos os vossos pecados perante o Senhor. É um sábado de descanso para vós, e afligireis as vossas almas; isto é estatuto perpétuo… E isto vos será por estatuto perpétuo, para fazer expiação pelos filhos de Israel de todos os seus pecados, uma vez no ano…”, Levítico 16:26-34.

A cerimonia do dia de Expiação, os sacerdotes pegavam dois bodes, um carregaria todos os pecados do mundo, bode da expiação do pecado” e este bode era para ser solto no deserto. O outro bode era para ser sacrificado para Deus. Nesse dia de Expiação então havia “… um bode para expiação do pecado, para fazer expiação por vós”, Números 28:22.

 Expiação no Novo Testamento

           Quando Cristo morreu, Ele sendo o próprio filho de Deus, Ele carregou todos os pecados com Ele na cruz. Não porque agora poderemos pecar o tanto que queremos, mas quando pecamos e arrependemo-nos de nossos pecados, poderemos pedir perdão em nosso arrependimento em nome de Jesus e seremos perdoados pelo Seu sangue, E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados”, Apocalipse 1:5.

Hoje em dia, não temos cerimônias de bodes porque o nosso Senhor Jesus Cristo morreu por nós. O sangue de Cristo carrega todos os nossos pecados e nos lava do pecado todas as vezes que nos arrependemos de coração, mudamos a maneira de vivermos e Deus em Sua misericórdia e através do sangue de Cristo, nos somos perdoados.

 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”, Atos 2:38. Novamente, Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor”, Atos 3:19.

  1. Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: