“Estes são os animais que comereis”

Se uma pessoa disser a você que alguns animais são proibidos por Deus para ser nossos alimentos, o que você faria? Como pensaria nesse assunto? Olharia para a pessoa e pensaria que perdeu a cabeça! Se você tem zelo por Deus e diz que acredito que Jesus é nosso senhor e Salvador, você aceitaria essa verdade? Vejamos o que Deus tem nos falado desse assunto!

O que sabemos é que Deus criou tudo que existe. Todos os tipos de animais foram criados por Deus. É claro, como Deus criou o homem também, Ele sabe exatamente que tipo de alimento é bom para o homem. Os animais foram criados por Jesus Cristo como também toda a criatura, “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”, João 1:1-3. Jesus criou tudo que existe nesse universo, até o homem. Deus Pai deu para Ele essa responsabilidade.

Jesus também era o Deus do Velho, ou antigo, Testamento. Note que Ele mesmo mostrou isso quando falou, “Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou”, João 8:58. EU SOU é um de seus nomes. Note que ele disse isso a Moises, “E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós”, Êxodo 3:14. Jesus mostrou claramente que era o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Ele era o Deus que falou em todo o Velho Testamento. Foi Jesus que deu a Moises os 10 mandamentos e todas as instruções ao povo de Israel. Vamos ver então o que Ele disse em relação a alimento.

Você verá claramente que Deus coloca uma distinção em o que devemos comer e não. Ele nos deu instrução do tipo de animal terrestre que podemos comer, “De todos os animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea. Também das aves dos céus sete e sete, macho e fêmea, para conservar em vida sua espécie sobre a face de toda a terra… Dos animais limpos e dos animais que não são limpos, e das aves, e de todo o réptil sobre a terra”, Gênesis 7:2-3; 7:8. Apresar de não estar escrito na Bíblia, é bem possível que Noé e sua família se alimentaram de animais limpos enquanto estava na arca – isso certamente seria certo para alimentá-los.

Há uma distinção na mente de Deus. Certamente Ele faz diferença entre os animais limpos e não limpos. Essa distinção nos diz que animais devem ser apropriados para o nosso alimento. Com certeza se comermos animais não limpos algum tipo de consequência negativa irá acontecer em nosso corpo apesar de nem mesmo sabermos. Muitos comem animais não limpos e vivem por todos os anos, mas isso não apaga as instruções de Deus de que esses tipos de animais não limpos não devem ser comidos. E, é claro, devemos obedecer a Deus de qualquer maneira. Questionar o porquê de tudo que Ele fala demostra que não somos zelosos por Ele e não o respeitamos – teremos uma atitude rebelde.

Note que os apóstolos obedeciam a esse mandamento. Note que não podemos não pensar que Pedro iria desobedecer a Jesus. Note o que ele disse, “E viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra. No qual havia de todos os animais quadrúpedes e répteis da terra, e aves do céu. E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come. Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda”, Atos 10:11-14. Pedro reconhecer que era Jesus que falava com Ele e mesmo assim negou comer os animais não limpos ou imundos.

No próximo blog estudaremos os animais que são limpos e apropriados para comer.

  1. #1 por Suzete vaz em julho 7, 2019 - 5:29 pm

    Certamente é difícil mais obedecer é sinale de verdadeira honra a Jesus, muito embora em muitas circunstâncias obrigue alguém a se alimentar de coisas proibidas para sobreviver. Digamos alguém perdido num lugar que seja obrigado o que vc me diz? Come ou morre de fome?

  2. #2 por João Carvalho em julho 8, 2019 - 3:18 pm

    Olá Suzete,

    A pergunta que todos faz. Uma vez ouvi de uma criança muito pobre que morava numa roça ou coisa parecida, ele pediu para um pastor abençoar os animais imundos para eles poderem se alimentar. O lugar onde estavam estavam cheios de animais imundos. Então o que falar? O que sei é que a lei da alimentação é sobre a saúde e não salvação da pessoa. Certamente, isso será entre a pessoa e Deus. Eu sentiria muito infeliz em ter que desobedecer essa lei que já vivo a mais de 30 anos. Mas, estou disposto a morrer por causa disso? Lembra, isso é sobre saúde do que comer e não salvação. Acredito que só passando pela situação. Certamente iria a Deus nesta situação. Vamos ver o que Ele responderia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: