“Estes são os animais que comereis”

Se uma pessoa disser a você que alguns animais são proibidos por Deus para ser nossos alimentos, o que você faria? Como pensaria nesse assunto? Olharia para a pessoa e pensaria que perdeu a cabeça! Se você tem zelo por Deus e diz que acredito que Jesus é nosso senhor e Salvador, você aceitaria essa verdade? Vejamos o que Deus tem nos falado desse assunto!

O que sabemos é que Deus criou tudo que existe. Todos os tipos de animais foram criados por Deus. É claro, como Deus criou o homem também, Ele sabe exatamente que tipo de alimento é bom para o homem. Os animais foram criados por Jesus Cristo como também toda a criatura, “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”, João 1:1-3. Jesus criou tudo que existe nesse universo, até o homem. Deus Pai deu para Ele essa responsabilidade.

Jesus também era o Deus do Velho, ou antigo, Testamento. Note que Ele mesmo mostrou isso quando falou, “Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou”, João 8:58. EU SOU é um de seus nomes. Note que ele disse isso a Moises, “E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós”, Êxodo 3:14. Jesus mostrou claramente que era o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Ele era o Deus que falou em todo o Velho Testamento. Foi Jesus que deu a Moises os 10 mandamentos e todas as instruções ao povo de Israel. Vamos ver então o que Ele disse em relação a alimento.

Você verá claramente que Deus coloca uma distinção em o que devemos comer e não. Ele nos deu instrução do tipo de animal terrestre que podemos comer, “De todos os animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea. Também das aves dos céus sete e sete, macho e fêmea, para conservar em vida sua espécie sobre a face de toda a terra… Dos animais limpos e dos animais que não são limpos, e das aves, e de todo o réptil sobre a terra”, Gênesis 7:2-3; 7:8. Apresar de não estar escrito na Bíblia, é bem possível que Noé e sua família se alimentaram de animais limpos enquanto estava na arca – isso certamente seria certo para alimentá-los.

Há uma distinção na mente de Deus. Certamente Ele faz diferença entre os animais limpos e não limpos. Essa distinção nos diz que animais devem ser apropriados para o nosso alimento. Com certeza se comermos animais não limpos algum tipo de consequência negativa irá acontecer em nosso corpo apesar de nem mesmo sabermos. Muitos comem animais não limpos e vivem por todos os anos, mas isso não apaga as instruções de Deus de que esses tipos de animais não limpos não devem ser comidos. E, é claro, devemos obedecer a Deus de qualquer maneira. Questionar o porquê de tudo que Ele fala demostra que não somos zelosos por Ele e não o respeitamos – teremos uma atitude rebelde.

Note que os apóstolos obedeciam a esse mandamento. Note que não podemos não pensar que Pedro iria desobedecer a Jesus. Note o que ele disse, “E viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra. No qual havia de todos os animais quadrúpedes e répteis da terra, e aves do céu. E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come. Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda”, Atos 10:11-14. Pedro reconhecer que era Jesus que falava com Ele e mesmo assim negou comer os animais não limpos ou imundos.

No próximo blog estudaremos os animais que são limpos e apropriados para comer.

  1. Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: