Jejum

JEJUM


por Elizabeth Mariecanal LatterRain333 ou Site

fasting

 

“E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto”, Mateus 6:16,17

“Agora,portanto,” diz o Senhor, “Vire-se para mim de todo o vosso coração, com jejuns, com choro, e com pranto.” Joel 2: 12

PORQUE JEJUAR?

— JEJUAR AJUDA nossas orações se tornam mais eficaz!

— JEJUAR É UMA DAS MELHORES MANEIRAS de humilhar-nos perante Deus em arrependimento

HÁ OUTRAS 12 RAZÕES

-Humilhar-nos diante do Senhor e arrepender-nos. (2 Crônicas 7:14)

– Pedir misericórdia em vez de julgamento. (Daniel 9: 3-19)

-Aproximar-se de Deus e procurar o rosto dele. (2 Crônicas 07:14)

-Ouvir claramente a vontade de Deus para sua vida. (Romanos 12:2)

-Para procurar cura. (Isaías 58: 8)

-To colocar toda a armadura de Deus para a guerra espiritual. (Mateus 17:21)

-Buscar a intervenção de Deus para uma crise nacional. (1 Timóteo 2:1-2)

-Intercedam por um ente querido … buscando a sua salvação ou uma caminhada mais próxima com Deus. (1 Timóteo 2: 1)

-Para ver respostas para necessidades pessoais. (Esdra 8:21)

-Orar pelo nosso governo e líderes. (1 Timóteo 2:1-2)

 ALEGORIA: JEJUM E DO RÁDIO

Eu acredito em ‘figurativamente falando’, assim como acreditou nosso Senhor Jesus. Aqui está uma foto de como um jejum pode nos ligar para a ‘frequência’ direita  com o Senhor Deus Todo Poderoso!

Jejum ajuda subjugar nossa carne, e ser sensível ao Espírito Santo de Deus. Considere como um rádio funciona. Quando você liga para uma estação de rádio, você ouve muito ruído e estática. Então, à medida que você se aproxima da estação, o ruído diminui e o sinal melhora, e eventualmente fica claro sem nenhum ruído de fundo. Isso é o que o jejum faz!

À medida que a carne é subjugada, as distrações espirituais e carnais (ruído) desaparecem e o ‘sinal‘ do Espírito Santo de Deus se ouve de forma cada vez mais clara. Pode-se dizer que o jejum limpa o canal para que possamos ouvir mais claramente quando Deus está falando com a gente.

PROMESSAS DE UM BOM JEJUM (Isaías 58)

Luz: Então a tua luz romperá como a manhã

Cura: Tua cura apressadamente brotará

Justiça: E a  tua justiça irá adiante de ti

Glória: A glória do Senhor será a tua retaguarda

Orações respondidas: Então clamarás e o SENHOR responderá; Você deve chorar, e Ele dirá: ‘Aqui estou’

Orientação: o SENHOR te guiará continuamente

Satisfação: E satisfazer a sua alma em lugares áridos

Refrescar: e fortalecer os ossos; Você será como um jardim regado, e como uma fonte, cujas águas nunca param de jorrar

Restauração: E você será chamado Reparador das Roturas, e Reparador das Roturas

Renovação: Você levantará os fundamentos de muitas gerações

DICAS ESPIRITUAIS PARA JEJUM

–Troque seus alimentos físicos para alimentos espirituais. Em vez de alimentar o seu corpo com alimentos físicos na hora da refeição, alimente o seu espírito através de estudos da “Palavra de Deus”.

–Sempre comece seu jejum com um ORAÇÕES:

–Ore por arrependimento

–Ore por perdão

–Ore para a cobertura protetora do sangue de Jesus sobre o seu corpo, mente, sentimento, emoções e espírito

–Enquanto você jejue, ‘ore a PALAVRA”.

–Tome os Salmos e personalizá-los como sua própria oração pessoal

–Pegue o dinheiro que você não gastou porque não gastou com comida, e dê uma oferta de livre-arbítrio para alimentar os famintos.

–Mantenha um diário de oração durante este tempo para registrar o que você pode ouvir do SENHOR e através de SUA PALAVRA. Registre também seus pedidos de oração e respostas.

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”, 2 Crônicas 7:14.

PLANEJANDO O SEU JEJUM

Antes de começar o jejum, eu sugiro que você ore, e busque o Senhor em:

1) o PROPÓSITO ou RAZÃO para o seu jejum (ver acima as 12 Razões para jejuar)

2) Que TIPO de JEJUM você fará

3) QUANTO TEMPO você vai jejuar

ALGUNS FATOS

Embora existam outros tipos de ‘jejuns’ além de não comer como, por exemplo, de não ver TV, mudar hábitos, passatempos, este artigo trata-se tradicional do Jejum Bíblico.

A definição de jejum é o ato de se evitar, voluntariamente, alguns ou todos os alimentos, bebidas ou ambos, por um período de tempo. Qualquer pessoa com condições médicas devem consultar seu médico antes de iniciar qualquer jejuns.

O JEJUM NORMAL é o de não comer alimento e beber somente líquido claros, como suco de fruta e caldo de sopas. É aqui que você realmente se humilha diante de Deus e subjuga seu corpo. Isso também é conhecido como ‘limpeza rápida’, que tem o maior benefício físico. Sem comer alimento sólido isso permite que o sistema digestivo do seu corpo se descanse e os líquidos claros lave o seu corpo.

UM JEJUM ABSOLUTO é um  jejum onde não comerá ou beberá nada. * Isso não é recomendado, * a não ser que o SENHOR te chame para este tipo específico de jejum.

UM JEJUM PARCIAL é omitir certos alimentos de sua dieta e/ou limitar as suas refeições. Isso significa que você pode desistir de apenas uma refeição por dia … ou apenas um ou mais tipos de alimentos. O JEJUM de DANIEL  encaixa nesta categoria, onde ele desistiu de comida e carne por 21 dias. (Daniel 10:2-3). Há sempre algo que podemos omitir do nosso menu, e, a este respeito, é um jejum que todos nós podemos participar.

Deus conhece os nossos corações, e vê o esforço que é feito no jejum (evitando água e comida) para Ele. Ele promete recompensar-nos para o nosso jejum.

“Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente”, Mateus 6:17-18

MEDIDAS DE JEJUNS DIFERENTES:

— uma refeição por dia

— um dia: pôr-do-sol ao pôr-do-sol

— um período de 24 horas

— três dias (o jejum de Nínive e da rainha Ester)

— evitar um tipo de alimento por 3 ou mais dias

— uma semana

— 21 dias (Jejum de Daniel)

— 40 dias (Jejum de Moisés e Jesus)

ORIENTAÇÕES SIMPLES PARA O JEJUM

— Coma levemente 24 horas antes de começar o jejum. Desta forma você gradualmente prepara seu corpo para jejuar. Seus primeiros dias será mais fácil de você se você estabeleceu sua alimentação antes do jejum.

— Sempre verifique com seu médico antes de jejum, especialmente se você tiver quaisquer necessidades médicas

— Beba muita água durante o jejum. Isso irá limpar seu corpo e também lhe com a fome no início de qualquer jejum. A água nunca provará tão gostosa! Evite sodas ou bebida alcoólatra durante o jejum, esses são bem duros em seu órgãos.

— Quando você sentir que você precisa de um pouco algo extra, tem um pouco de caldo ou sopa de líquido.

— Se você está fazendo um jejum longo, e você se sente excessivamente fraco, coma algumas castanhas, não muitos …. a energia que elas dão, vai te surpreender.

— Toda vez que seu estômago lhe diz que está com fome, fale com Deus, e agradeça-lhe por esta oportunidade de jejuar. Seu estômago logo deixará de dizer que está com fome.

EXEMPLOS BÍBLICOS DE JEJUM

1) Josafá, rei de Judá, recebeu a notícia de que um grande exército estava invadindo seu reino vindo do leste. Percebendo que ele não tinha recursos militares para enfrentar esse desafio, Jeosafá voltou-se para Deus e proclamou um jejum em todo o Judá. As pessoas se reuniram em jejum coletivo e oração por intervenção divina. Quando o exército de Josafá chegou ao local onde deveriam encontrar o inimigo, tudo o que encontraram foram cadáveres. Ninguém havia escapado. Nem um único membro do exército de Josafá foi prejudicado, e levou 3 dias para carregar o equipamento, roupas e artigos de valor. E veio o temor de Deus sobre todos os reinos dos países, quando souberam que o Senhor havia lutado contra os inimigos de Israel. (2 Crônicas 20)

2) Deus deu a Jonas uma mensagem para o povo de Nínive (Nínive era a capital e a cidade mais populosa do antigo Império Assírio). A mensagem era que em 40 dias a cidade seria destruída. Os ninivitas acreditaram em Deus. Eles declararam um JEJUM, e todos eles, do maior ao menor jejuaram. O rei de Nínive emitiu uma proclamação: que todos chamem urgentemente a Deus. Deixe-os desistir de seus maus caminhos e sua violência. Quando Deus viu o que eles fizeram e como eles se afastaram de seus maus caminhos, ele teve compaixão e não trouxe sobre eles a destruição que ele havia ameaçado. (Jonas 3)

3) A rainha Ester, rainha de Xerxes I da Pérsia, descobri um plano que era um decreto para aniquilar o povo hebreu. A resposta da rainha Ester foi chamar um jejum unificado. O SENHOR ouviu as orações e jejum da rainha Ester e dos hebreus! A aniquilação do povo de Deus foi cancelada e seu povo foi salvo! (Livro de Ester)

UM EXEMPLO MODERNO DE JEJUM E ORAÇÃO

Numa terça-feira, dia 12 de janeiro de 2010, um terremoto de magnitude 7.0 atingiu a ilha de Haiti, com seu epicentro há 25 km (16 milhas) a oeste de Port-au-Prince. O governo haitiano informou que cerca de 230.000 pessoas morreram, 300.000 ficaram feridas e 1.000.000 ficaram desabrigadas. Eles também estimaram que 250.000 residências e 30.000 prédios comerciais entraram em colapso ou foram severamente danificados. Em 12 de fevereiro de 2010, o Presidente Préval do Haiti cancelou Marti-Gras e chamou sua nação para 3 DIAS DE JEJUM E ORAÇÃO E MUITOS FORAM SALVOS. Mais de 1 milhão de haitianos presenciaram este evento épico.

ESCRITURAS SOBRE JEJUM

“E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente”, Mateus 6:16-18.

 

“Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci”, Ester 4:16

 

“E esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos”, Êxodo 34:28

 

“Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram”, Atos 13:3

 

“E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza”, Daniel 9:3

 

E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome. E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão. E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus”, Lucas 4:2-4

 

“Então apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos filhos e para todos os nossos bens”, Esdras 8:21

 

Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?

Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?

Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda.

Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente”, Isaías 58:6-9

“E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor.

E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez”, Jonas 3:5;10

 

%d bloggers like this: