Categorias
Deus Pai e Deus Filho Inimigo

Você é amigo de Deus?

Um amigo de Deus

Como podemos então servir, adorar e a amar a Deus? É isso possível já que vivemos nessa carne? Como podemos fazer o que Jesus tem nos falado, Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”, João 4:23-24. 

Mas, como pode ser isso? Estamos vivendo na carne e não no espírito. Como podemos agradar a Deus nessa carne? É possível?

Sim, é bem possível. Observe as escrituras…

          “E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus”, Tiago 2:23. Olhe os que as escritura disse – que Abraão era “o amigo de Deus”. Mas, como pode ser isso?

Um título amigo de Deus é um privilégio muito grande e dado a pouquíssimos. Como Abraão conseguiu ter este título. Muito simples. Observe o que o nosso Deus mesmo fala sobre ele, “Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis”, Gênesis 26:5.

          Obviamente uma pessoa não pode ser um amigo de Deus se esta pessoa não comporta igual a Deus. Se essa pessoa não age, pensa, raciocina, anda, enfim, não vive conforme todas as palavras de Deus, essa pessoa não agrada a Deus. Todos aqueles que andam como Abraão andou em relação a Deus serão chamados “amigos de Deus”.

 O amor de Deus

           Todos aqueles que guardam os mandamentos de Deus são aqueles que Deus ama. Eles são os amigos de Deus. Eles guardam todas as palavras de Deus e por isso o amor de Deus está neles. Não há dúvida sobre isso nas escrituras.

          “E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.

           “Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos [ou todas as palavras de Deus], é mentiroso, e nele não está a verdade.

          “Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.

          “Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou”, 1 João 2:3-6.

Sim existe o amor de Deus. E esse amor está conosco se andarmos corretos perante Deus. Se todas as palavras de Deus forem primeiras em nossas vidas, andaremos com Abraão andou. Se tudo que Deus fala tem a máxima prioridade em nossas vidas, o amor de Deus está conosco. Nisso sabemos que o amor de Deus estará conosco e Deus ouvirá nossas orações e atenderá a nossos pedidos bem como Cristo disse, “E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada”, João 8:29

1. Se alguém ama Deus, Deus sabe quem ele(a) é?

Comentário: Não há dúvida sobre isso. Há muitas escrituras que revelam que Deus sabe quem ama Ele. Observa essa, “Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele”, 1 Coríntios 8:3.

Deus sabe daqueles que O ama. Daqueles que fazem tudo de agrado Dele. Deus os conhece profundamente. Olha esta outra escritura, “Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade”, 2 Timóteo 2:19.

 Benção e Maldição

           Com certeza então podermos afirmar que se Deus está alegre com você, você está vivendo uma vida correta perante Ele. Você está fazendo as coisas que lhe agradam – você está estudando, meditando e vivendo de acordo com Suas palavras. Consequentemente, nada mais te interessa nessa vida a não ser viver de todas as palavras de Deus e fazer tudo aquilo correto perante Ele. Nisso saberá que o amor de Deus está em você.

Se; entretanto, o amor de Deus está em você, então você é de Deus. Sendo de Deus, Ele o protegerá nessa vida, Não somente isso, mas também lhe dará muitas bênçãos. Note que o nosso próprio Deus diz sobre isso, “Trazei todos os dízimos [um dos mandamentos de Deus] à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes”, Malaquias 3:10.

          As bênçãos por amar e a obedecer e a viver de acordo com Deus são imensas como também são as maldições se assim não o fizer. Há bastante terror nas maldições. As consequências de não ouvir a nosso Deus são enormes. Estudemos algumas escrituras…

1. Deus deu para gente a benção e a maldição?

Comentário: Sim! Deus nos deu as duas, … a bênção ou a maldição…”, Deuteronômio 30:1. O nosso Deus é um Deus justo. Ele nos deu essa opção.

          “Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição; A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, que hoje vos mando; Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes”, Deuteronômio 11:26-28.

Sim, Deus nos ama e quer que tenhamos uma vida feliz, sem pecado. Uma vida onde podermos viver e amar o próximo, e a nós mesmos, e acima de tudo, o nosso Deus.

Para aqueles que não querem viver com Deus, a maldição é certa. Colocaremos essas escrituras em detalhes porque muitas vezes lemos e não prestamos atenção direito no que Deus está nos falando. Observe e medite com atenção nessas palavras de Deus que Ele deu a todos aqueles que não o teme e não o ama e não fazem nada correto perante Ele. Observe cuidadosamente…

A maldição…

           “Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus, para não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão:

           Maldito serás tu na cidade, e maldito serás no campo.

          Maldito o teu cesto e a tua amassadeira.

           Maldito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e as crias das tuas vacas, e das tuas ovelhas.

           Maldito serás ao entrares, e maldito serás ao saíres.

          O Senhor mandará sobre ti a maldição; a confusão e a derrota em tudo em que puseres a mão para fazer; até que sejas destruído, e até que repentinamente pereças, por causa da maldade das tuas obras, pelas quais me deixaste.

           O Senhor fará pegar em ti a pestilência, até que te consuma da terra a que passas a possuir.

           O Senhor te ferirá com a tísica e com a febre, e com a inflamação, e com o calor ardente, e com a secura, e com crestamento e com ferrugem; e te perseguirão até que pereças.

           E os teus céus, que estão sobre a cabeça, serão de bronze; e a terra que está debaixo de ti, será de ferro.seca2

           O Senhor dará por chuva sobre a tua terra, pó e poeira; dos céus descerá sobre ti, até que pereças.

           O Senhor te fará cair diante dos teus inimigos; por um caminho sairás contra eles, e por sete caminhos fugirás de diante deles, e serás espalhado por todos os reinos da terra.

           E o teu cadáver servirá de comida a todas as aves dos céus, e aos animais da terra; e ninguém os espantará.

           O Senhor te ferirá com as úlceras do Egito, com tumores, e com sarna, e com coceira, de que não possas curar-te;

           O Senhor te ferirá com loucura, e com cegueira, e com pasmo de coração;

E apalparás ao meio-dia, como o cego apalpa na escuridão, e não prosperarás nos teus caminhos; porém somente serás oprimido e roubado todos os dias, e não haverá quem te salve.

           Desposar-te-ás com uma mulher, porém outro homem dormirá com ela; edificarás uma casa, porém não morarás nela; plantarás uma vinha, porém não aproveitarás o seu fruto.

           O teu boi será morto aos teus olhos, porém dele não comerás; o teu jumento será roubado diante de ti, e não voltará a ti; as tuas ovelhas serão dadas aos teus inimigos, e não haverá quem te salve.

           Teus filhos e tuas filhas serão dados a outro povo, os teus olhos o verão, e por eles desfalecerão todo o dia; porém não haverá poder na tua mão.

           O fruto da tua terra e todo o teu trabalho, comerá um povo que nunca conheceste; e tu serás oprimido e quebrantado todos os dias. E enlouquecerás com o que vires com os teus olhos.

           O Senhor te ferirá com úlceras malignas nos joelhos e nas pernas, de que não possas sarar, desde a planta do teu pé até ao alto da cabeça.

           O Senhor te levará a ti e a teu rei, que tiveres posto sobre ti, a uma nação que não conheceste, nem tu nem teus pais; e ali servirás a outros deuses, ao pau e à pedra. E serás por pasmo, por ditado, e por fábula, entre todos os povos a que o Senhor te levará.

           Lançarás muita semente ao campo; porém colherás pouco, porque o gafanhoto a consumirá.

           Plantarás vinhas, e cultivarás; porém não beberás vinho, nem colherás as uvas; porque o bicho as colherá. Em todos os termos terás oliveiras; porém não te ungirás com azeite; porque a azeitona cairá da tua oliveira.

           Filhos e filhas gerarás; porém não serão para ti; porque irão em cativeiro.

          Todo o teu arvoredo e o fruto da tua terra consumirá a lagarta.

          O estrangeiro, que está no meio de ti, se elevará muito sobre ti, e tu mais baixo descerás;

          Ele te emprestará a ti, porém tu não emprestarás a ele; ele será por cabeça, e tu serás por cauda.

          E todas estas maldições virão sobre ti, e te perseguirão, e te alcançarão, até que sejas destruído; porquanto não ouviste à voz do Senhor teu Deus, para guardares os seus mandamentos, e os seus estatutos, que te tem ordenado;

          E serão entre ti por sinal e por maravilha, como também entre a tua descendência para sempre.

          Porquanto não serviste ao Senhor teu Deus com alegria e bondade de coração, pela abundância de tudo.

          Assim servirás aos teus inimigos, que o Senhor enviará contra ti, com fome e com sede, e com nudez, e com falta de tudo; e sobre o teu pescoço porá um jugo de ferro, até que te tenha destruído.

           O Senhor levantará contra ti uma nação de longe, da extremidade da terra, que voa como a águia, nação cuja língua não entenderás; Nação feroz de rosto, que não respeitará o rosto do velho, nem se apiedará do moço;

          E comerá o fruto dos teus animais, e o fruto da tua terra, até que sejas destruído; e não te deixará grão, mosto, nem azeite, nem crias das tuas vacas, nem das tuas ovelhas, até que te haja consumido;

          E sitiar-te-á em todas as tuas portas, até que venham a cair os teus altos e fortes muros, em que confiavas em toda a tua terra; e te sitiará em todas as tuas portas, em toda a tua terra que te tem dado o Senhor teu Deus.

          E comerás o fruto do teu ventre, a carne de teus filhos e de tuas filhas, que te der o Senhor teu Deus, no cerco e no aperto com que os teus inimigos te apertarão.

          Quanto ao homem mais mimoso e delicado no meio de ti, o seu olho será maligno para com o seu irmão, e para com a mulher do seu regaço, e para com os demais de seus filhos que ainda lhe ficarem;

          De sorte que não dará a nenhum deles da carne de seus filhos, que ele comer; porquanto nada lhe ficou de resto no cerco e no aperto, com que o teu inimigo te apertará em todas as tuas portas.

          E quanto à mulher mais mimosa e delicada no meio de ti, que de mimo e delicadeza nunca tentou pôr a planta de seu pé sobre a terra, será maligno o seu olho contra o homem de seu regaço, e contra seu filho, e contra sua filha; E isto por causa de suas páreas, que saírem dentre os seus pés, e para com os seus filhos que tiver, porque os comerá às escondidas pela falta de tudo, no cerco e no aperto, com que o teu inimigo te apertará nas tuas portas.

          Se não tiveres cuidado de guardar todas as palavras desta lei, que estão escritas neste livro, para temeres este nome glorioso e temível, o SENHOR TEU DEUS, Então o Senhor fará espantosas as tuas pragas, e as pragas de tua descendência, grandes e permanentes pragas, e enfermidades malignas e duradouras;

          E fará tornar sobre ti todos os males do Egito, de que tu tiveste temor, e se apegarão a ti.

          Também o Senhor fará vir sobre ti toda a enfermidade e toda a praga, que não está escrita no livro desta lei, até que sejas destruído.

          E ficareis poucos em número, em lugar de haverem sido como as estrelas dos céus em multidão; porquanto não destes ouvidos à voz do Senhor teu Deus.

E será que, assim como o Senhor se deleitava em vós, em fazer-vos bem e multiplicar-vos, assim o Senhor se deleitará em destruir-vos e consumir-vos; e desarraigados sereis da terra a qual passais a possuir.

E o Senhor vos espalhará entre todos os povos, desde uma extremidade da terra até à outra; e ali servireis a outros deuses que não conheceste, nem tu nem teus pais; ao pau e à pedra.

           E nem ainda entre estas nações descansarás, nem a planta de teu pé terá repouso; porquanto o Senhor ali te dará coração agitado, e desfalecimento de olhos, e desmaio da alma.

           E a tua vida, como em suspenso, estará diante de ti; e estremecerás de noite e de dia, e não crerás na tua própria vida. Pela manhã dirás: Ah! quem me dera ver a noite! E à tarde dirás: ah! quem me dera ver a manhã! pelo pasmo de teu coração, que sentirás, e pelo que verás com os teus olhos.

          E o Senhor te fará voltar ao Egito em navios, pelo caminho de que te tenho dito; nunca jamais o verás; e ali sereis vendidos como escravos e escravas aos vossos inimigos; mas não haverá quem vos compre”, Deuteronômio 28:15-68.

Realmente o que falar depois de ler tudo isso. E há mais na Bíblia sobre outros tipos de maldição. Acredito que o ponto está bem claro da maldição que cairá sobre os inimigos de Deus – àqueles que não amam e não vivem no amor de Deus.

Mas, o nosso Deus é um Deus justo. Um Deus de amor e misericórdia. Um Deus que quer que todos nós recebamos a Suas benções. Sim, Ele deseja muito que todos nós escolhêssemos o caminho certo. O caminho da alegria e felicidade de viver com Deus para todo o sempre. É claro, Ele também sendo o juiz mais perfeito do universo também nos dá tremendas bênçãos se tivermos o Seu amor.

Deus abençoa todos aqueles que observam Seus mandamentos e amam a Sua lei e fazem tudo correto perante os Seus olhos.

A benção…

           “E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.

          E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus:

          Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo.

          Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.

bountiful-harvest

          Bendito o teu cesto e a tua amassadeira.

          Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres.

           O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o Senhor teu Deus.

          O Senhor te confirmará para si como povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do Senhor teu Deus, e andares nos seus caminhos.

          E todos os povos da terra verão que é invocado sobre ti o nome do Senhor, e terão temor de ti.

          E o Senhor te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo, sobre a terra que o Senhor jurou a teus pais te dar.

           O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado.

           E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.

          E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, andando após outros deuses, para os servires”, Deuteronômio 28:1-14.

1. O Senhor nosso deus está conosco? Como sabemos?

Comentário: Se obedecer e viver e amar tudo de Deus, então o amor de Deus está conosco. Isto não só ficará visível para nós mesmos como também as pessoas verão isso. Note que Saul viu isso no rei Davi, “E viu Saul, e notou que o Senhor era com Davi; e Mical, filha de Saul, o amava”, 1 Samuel 18:28. Saul notou que tudo que Davi fazia, ele prosperava.

Isso também aconteceu com Abraão, Isaque e Jacó e outros que decidiram que viveriam conforme o amor de Deus. Que a vida deles não tinham prioridades sobre as palavras de Deus. Deus por causa disso, estava com eles e os protegeram e eles prosperaram em tudo que faziam.

“E crescia Samuel, e o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra”, 1 Samuel 3:19.

          O Senhor, porém, estava com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade… porquanto o Senhor estava com ele, e tudo o que fazia o Senhor prosperava”, Gênesis 39:21-23.

          “Assim foi o Senhor com ele [tudo o que o rei Davi fazia Deus o abençoava e ele prosperava]; para onde quer que saía se conduzia com prudência…”, 2 Reis 18:7.

Acredito que sabemos exatamente o que acontece quando Deus está conosco. Tudo que colocarmos as nossas mãos para fazer, Deus nos abençoará. QUE BENÇÃO!

 A vida e a morte

           “Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal;

Porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir.”

          “Porém se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires,”

          “Então eu vos declaro hoje que, certamente, perecereis; não prolongareis os dias na terra a que vais, passando o Jordão, para que, entrando nela, a possuas;”

          “Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,”

          “Amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o Senhor jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar”, Deuteronômio 30:15-20.

 

Se você sabe que viver contrário a Deus terás morte e maldição e se viver de acordo com Deus terás vida e benção então porque não escolhe viver de acordo com Deus?

Escolha a vida com Deus como o nosso próprio Deus assim deseja. Viva com Ele em harmonia e paz negando o pecado. Obedeça A Suas leis e mandamentos e todas as Suas palavras. Aprenda a ser feliz e ter alegria.

Deus deseja que você viva com Ele, “escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência… .

Deus não quer que ninguém pereça. Ele não senti satisfação nenhuma naquele que escolheram a morte. Note a suplicação que Deus faz para as pessoas, “Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?”, Ezequiel 33:11. Já que o nosso Deus nos quer o bem e Ele não gosta de ver o ímpio morrer, então porque não escolher a vida?

O senhor nosso Deus nos encoraja a andar em Suas palavras, “Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem todos os meus mandamentos todos os dias, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos para sempre… Olhai, pois, que façais como vos mandou o Senhor vosso Deus; não vos desviareis, nem para a direita nem para a esquerda”.

          “Andareis em todo o caminho que vos manda o Senhor vosso Deus, para que vivais e bem vos suceda, e prolongueis os dias na terra que haveis de possuir”, Deuteronômio 5:29-33.

 Você que viver com Deus? Ou é você um inimigo de Deus?

2 respostas em “Você é amigo de Deus?”

gostaria de saber se estas promeças são para nossos dias agora no presente .desculpe não sei escrever muito bem eu também gostaria de saber se a bíblia original e diferente da que usamos ~.obrigado pela atenção quero muito entender, DEUS os abençoe abraços

A bíblia que você usa, não interessa qual é, foi traduzida do Hebreu e do grego. A bíblia dos hebreus ainda tem os textos originais. Versões como a João Almeida Fiel ao Text original tem a tradução mais perto do King James que é provada ser a tradução mais perto dos textos originais em Hebreu e Grego. Realmente isso é um fascinante estudo. Saiba que sua Bíblia foi traduzido e como tal, foi escrita do jeito que ele(a) entendia dos textos originais.

Sim, as promessas de Deus são relevantes a qualquer um que viveu nessa terra. Elas são reais e diferenciarão, no futuro bem perto, os que são e não são de Deus.

Deixe uma resposta

%d