Categorias
Reino de Deus

Por que Deus permite o sofrimento? Part 3 e final

As Eras

Era da Desolação até a Era da Instrução (1 a 2.000 anos): Essa era começou quando a terra era desolada e arruinada (Gênesis 1:2). Durante esta era, Adão e Eva foram expulsos do Jardim do Éden (Gênesis 3:1-4); o dilúvio aconteceu e destruiu a terra durante o tempo de Noé (Gênesis 7:1-8; 22); e os povos foram espalhados pela terra no tempo da Torre de Babel (Gênesis 11:1-9). A transição entre A Era da Desolação e a Era da Instrução aconteceu em meados do ano Jubileu 40.

Antes de o universo ser criado, havia Deus (João 17:5). No começo, Deus criou o universo físico no Dia 1, do Mês 1 do Ano Espiritual 1 em meados do Ano Jubileu 0 (Gênesis 1:1). O mundo criado ficou perfeito por 179 dias antes de ser destruído pela rebelião de Satanás que arruinou e desolou o universo (Gênesis 1:2). Nesse momento, a luz foi separada da escuridão no Dia 1, do Mês 7 no Ano Civil 1 (Gênesis 1:3). Deus criou o universo físico durante os sete dias de criação, iniciando o primeiro ano Jubileu. A contagem regressiva para o final de todas as eras começou no Dia 1 da criação espiritual do universo físico. 

Alguns tem calculado essa transição acontecendo no Dia 1 do Mês 1 no ano Espiritual 2001. Isso equivale no calendário Juliano como dia 10 de Abril de 1986 a.C.

Era da Instrução até a Era do Messias (2001 à 4001): Este era conhecida também como era do Torá. Este era aconteceu quando Moisés recebeu as instruções no Monte Sinai de Deus. Todos os profetas de Elias até Malaquias viveram nesta época e o Messias nasceu no final desta era (Hebreu 9:26).

Foi nessa Era de Instrução que o Criador estabeleceu Sua aliança através de Abraão com a humanidade (Gênesis 12:1-9; 13:14-17; 15:1-21; 17:1-27; 22:1-18), e Isaque (Gênesis 26:1-5; 26:23-25), Jacó (Gênesis 28:10-22; 35:9-15), e Moisés (Êxodos 19:16-24:3), e Davi (Salmos 89:3-4; 89:19-37).

Muitos profetas foram enviados a Israel durante esta Era. O próprio Messias nasceu no final desta Era de Instrução (Mateus 1:18-25; Lucas 2:6-7; Hebreus 9:26).

Isaías profetizou que os filhos de Israel seriam ensinados por Cristo (Isaías 54:13), e foi exatamente o que aconteceu durante a Era do Messias. O Messias ensinou em parábolas, e depois renovou a aliança com a humanidade em dar Sua própria vida para todos que acreditam e obedecem a Ele (Jeremias 31:31-34, Hebreus 8:8-12)

A transição entre a Era da Instrução e a Era do Messias ocorreu em meados do ano Jubileu 80.

Alguns tem calculado que essa Era de Instrução ou Era do Messias aconteceu no segundo dia da semana, no Dia 1 do Mês 1 no ano Espiritual de 4001; no calendário Juliano seria Domingo, dia 10 de Março do ano 15 d.C.

O Messias veio para resgatar Israel no começo da Era do Messias (Lucas 24:21; Gálatas 4:4-5; Tito 2:11-14). Ele retornará como o Salvador do mundo no final desta era (João 4:42; 1 João 4:14). Suas obras no começo e no fim desta era levou o nome Dele para está era.

 Por que Deus permite sofrimento?sufering

             Como vemos aqui, notamos que Deus deixou o homem seguir e fazer o que achar que é certo. Isso aconteceu depois da desobediência de Adão e Eva. Deus deu a humanidade 6 mil anos para fazermos o que queremos. A seguir e tomar as decisões de que achamos que é correto. E assim Deus nos deu 120 anos de Jubileus que corresponde a 6 mil anos. Estamos chegando bem perto do final desses 6 mil anos.

Deus deixou Satanás encarregado da terra neste tempo. Hoje em dia, Satanás ainda é o governante dessa terra, “Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência”, Efésios 2:2. Como ilustração aqui, Satanás transmite suas emoções sentimentos maligno pelo ar e nos como ser humano captamos esses ondas malignas vindo dele como uma antena de transmissão de radio ou telefone celular.

 Satanás é o deus desse mundo

             Jesus Cristo explicou com bastante clareza que Satanás é o deus [“d” minúsculo] desse mundo. Note algumas escrituras…

             “Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim”, João 14:30.

             “Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”, 2 Coríntios 4:4.

Aqui está a resposta da pergunta. Deus deixa o sofrimento acontecer porque este não é seu mundo ainda. Deus não governa esse mundo. Deus não é o Deus desse mundo. É claro que Deus coloca um limite nas coisas que Satanás e os demônios fazem senão é claro, todos nós seriamos executados por eles. Mas Deus não governa o mundo nesse momento. Mas, isso mudará.

towerDepois que os 6 mil anos passarem, Deus restaurará tudo para Ele, “O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio”, Atos 3:21.

            Nesse tempo, Deus irá prender o Diabo, “vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo”, Apocalipse 20:1-3 e restaurará o governo de Deus nessa terra.

Sim, o próprio Jesus disse que Satanás já foi julgado e condenado porque Cristo venceu o mundo, “E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado”, João 16:11.

 Deus governará a terra

             Sim, o tempo chegará onde o Senhor governará a terra. Que lindo será o mundo de amanhã. Estamos tão próximo dele. Deus não deixará existir a violência e finalmente o homem aprenderá o caminho da paz que é em obedecer às palavras de Deus, “E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear”, Isaías 2:4.

            Os desertos terão água, “Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão. Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo. E a terra seca se tornará em lagos, e a terra sedenta em mananciais de águas; e nas habitações em que jaziam os chacais haverá erva com canas e juncos”, Isaías 35:5-7.

            Sim, há tanta indicação do como será o mundo de amanhã. Tudo será diferente.

 “A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar”, Isaías 11:7-9Até a natureza dos animais serão mudados. O leão comerá palha e não matará mais por carne. E não haverá qualquer tipo de violência na terra onde Deus chama de “santo monte”. Será um mundo feliz e pacífico.

 Deus encherá a terra de seus conhecimentosea

             “Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar”, Isaías 11:9.

Sem dúvida alguma, uma das melhores coisas que acontecerá no mundo de amanhã não é que não vai haver doença, ou violência ou destruição dos homens e animais ou fome ou seca, mas que Deus nos dará toda a sua palavra.

Nós poderemos seguir nossas vidas aqui na terra seguindo todas as palavras de Deus. Em tudo, horaremos nosso Deus. Não mais por conta própria iremos escolher o bem e o mal, pois o homem simplesmente não sabe. Veremos a destruição que o homem causou a si mesmo por 6 mil anos que Deus deixou por conta dele.

Sim, até que enfim aprenderemos o confiar em Deus e segui-Lo. Ele nos derramará o Seu Espírito Santo na terra e todos nós conheceremos os mistérios de Deus, “E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne… naqueles dias derramarei o meu Espírito”, Joel 2:28-29.

 Deus, o Deus da terra

             Deus passará a ser o Deus da terra. Dele se livrará do diabo e passará a governar a terra como nosso Deus com grande justiça e misericórdia…

             prayingman“E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis”, Apocalipse 21:1-5.

 Que maravilha! Quando Deus não permitirá mais o sofrimento

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Os Mistérios de Deus

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading