“… no primeiro dia do mês…”, Núm 29:1

Sejam bem-vindo ao primeiro dia do Sétimo mês do calendário de Deus.

New Moon

          Receba a lua nova com um sonido de trombeta

 

           Este início do dia do mês sétimo, é o dia santo de Deus. Essa solenidade é a única solenidade de todas as sete que Deus celebra que começa no início do mês. Esta é a Festa do Sonido das Trombetas, ou simplesmente, Festa (ou solenidade) das Trombetas.

A lua nova do sétimo mês começou. Neste dia também e a solenidade das Trombetas.

A lua nova foi vista em Jerusalém. Hoje começa o primeiro dia do mês sétimo do calendário de Deus. Esse dia é também quando acontece a Festa de Trombetas ou Sonido de Trombetas.

“Semelhantemente, tereis santa convocação no sétimo mês, no primeiro dia do mês; nenhum trabalho servil fareis; será para vós dia de sonido de trombetas”, Números 29:1.

 Como sabemos quando é o início do mês

O início do mês começa com os primeiros raios de sol na lua. Muita gente entender que a lua nova começa com a escuridão da lua, mas isso é errado. A lua nova tem que ser vista a olho nu por mais de duas testemunhas – esse é o mandamento de Deus.

 O porquê do como a lua nova tem que ser observada está escrita em toda a web. Neste site da wiki por exemplo, a descrição é simples e bem esclarecida, observe, “Nos tempos bíblicos a determinação do começo do mês era realizada pela observação direta de testemunhas designadas para este fim, método seguido pelos Caraítas até os dias de hoje, os quais determinam o primeiro mês do ano como Abib. Hoje em dia segue-se um cálculo o qual já leva em conta outros parâmetros religiosos adicionados por rabinos da época do Talmud. [aqui está o error que muitos seguem. Outras religiões mudarão o calendário bíblico – e é esse calendário que é seguido pela maioria das pessoas no mundo,incluindo as igrejas que se dizem cristãs. Mas, os Caraítas continuarão a seguir o calendário que foi seguido desde o tempo de Moisés – este é o calendário correto e mandado por Deus].

 Abib por exemplo, é o primeiro mês do ano. Duas coisas tem que acontecer para acontecer o Abib o amadurecimento da colheita da cevada e a lua nova. Os dois junto indicam o início do ano no calendário bíblico.

 Mas, a lua nova tem que ser observada onde moramos ou Jerusalém?

 Bom, sabemos que no futuro, a lei sairá de Jerusalém o que podemos confortavelmente deduzir que a verificação da lua nova tem que ser de Jerusalém.

 “E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor”, Isaías 2:3.

 E porque temos que soar a trombeta na lua nova?

Esse é um mandamento de Deus. Temos que soar as trombetas em toda a lua nova como também nos Seus dias santos…

 “Semelhantemente, no dia da vossa alegria e nas vossas solenidades, e nos princípios de vossos meses, também tocareis as trombetas sobre os vossos holocaustos, sobre os vossos sacrifícios pacíficos, e vos serão por memorial perante vosso Deus: Eu sou o Senhor vosso Deus”, Números 10:10.

“Tocai a trombeta na lua nova, no tempo apontado da nossa solenidade”, Salmos 81:3.

 Claramente temos que tocar as trombetas nos dias santos como também na lua nova.

 É um mandamento que devemos observar a lua nova?

Deus faz uma comparação e coloca a lua nova nos mesmo padrões de observação dos Seus dias santos. A lua nova não é um dia santo mas é um dia onde o cristão tem que observar. O cristão pode trabalhar no dia de lua nova mas o terá de observá-la. Cristãos se juntam no noite de lua nova para estudar, outros reúnem a família a noite para estudarem, enfim, eles observam com estudos bíblicos a noite – na noite de lua nova.

 Observe a comparação da lua nova junto com dias santos de Deus

 “E nos princípios dos vossos meses oferecereis, em holocausto ao Senhor, dois novilhos e um carneiro, sete cordeiros de um ano, sem defeito”, Números 28:11. E tem muita gente que não observa a lua nova porque dizem que era costume dos Hebreus e então eles não precisam seguir. Mas Deus que não segui as tradições dos homens disse para oferecerem holocausto no início de cada mês. Bem claro, não? Por que Deus mandou fazer holocausto na noite da lua nova sendo que Ele não segui costumes dos homens. Muito pelo contrário. O homem anula os mandamentos de Deus pelas suas próprias tradições, “E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição”, Marcos 7:9. Não, é um mandamento de Deus observar a lua nova.

 “E as suas libações serão a metade de um him de vinho para um novilho, e a terça parte de um him para um carneiro, e a quarta parte de um him para um cordeiro; este é o holocausto da lua nova de cada mês, segundo os meses do ano”, Números 28:14. Não somente Deus manda que devemos oferecer sacrifícios na lua nova, ou seja no início de cada mês, mas Deus mostra como o holocausto deve ser. Ele entra em detalhe para descrever como o sacrifício de ser.

 “E para oferecerem os holocaustos do Senhor, aos sábados, nas luas novas, e nas solenidades, segundo o seu número e costume, continuamente perante o Senhor”, 1 Crônicas 23:31. Outra escritura que Deus assimila a lua nova junto com Seus dias santos. Realmente não há dúvida da intenção que Deus tem sobre a lua nova. Por favor leis mais sobre estas Festas, ou solenidades, santas neste blog.

 “E isto segundo a ordem de cada dia, fazendo ofertas conforme o mandamento de Moisés, nos sábados e nas luas novas, e nas solenidades, três vezes no ano; na festa dos pães ázimos, na festa das semanas, e na festa das tendas”, 2 Crônicas 8:13. Deus confirma novamente o mandamento de observação da lua nova junto com Seus dias santos. Não há dúvida.

 “E depois disto o holocausto contínuo, e os das luas novas e de todas as solenidades consagradas ao Senhor; como também de qualquer que oferecia oferta voluntária ao Senhor”, Esdras 3:5. No tempo de Esdras quando ouve restauração do templo, este mandamento estava escrito e que o povo deveria seguir.

Devemos fazer holocausto ou sacrifício nestes dias santos?

É claro que não. Jesus veio e foi sacrificado por nós. Não há mais nenhum tipo de sacrifício de animais pois o nosso SENHOR morreu por nós.

“E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave”, Efésios 5:2.

“Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós”, 1 Coríntios 5:7.

  1. Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: