Páscoa em Casa

É bem conhecida hoje em dia a Páscoa. Mas, a páscoa que é mais conhecida não é a páscoa ensinada por Jesus Cristo e seguida pelos Seus apóstolos e discípulos.

Podemos ver a páscoa sendo celebrada e detalhadamente descrita pelos apóstolos, “E mandou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a páscoa, para que a comamos”, Lucas 22:8.

Cristo não somente desejava passar a páscoa com Seus discípulos como também disse que assim continuaria a fazer no mundo de amanhã quando Ele voltar na terra e implantar o Reino dos Céus, ou o Reino de Deus, “E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça; Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus”, Lucas 22:15-16.

Temos que celebrar a páscoa como mandada por Deus. Leia mais sobre a páscoa nos estudos bíblicos desse blog.

Vemos que o natural seria reunir as pessoas da mesma fé e crença, àqueles que mudaram suas vidas por cristo, para celebrarem a páscoa. Mas, no caso por exemplo de haver poucos ou um casal, sim poderemos celebrar a páscoa do mesmo jeito. O autor, por exemplo, celebra a páscoa somente com sua esposa (com os filhos de 14 e 13 olhando mas não compartilhando do pão, vinho e lavar os pés). Se seus filhos conseguem assim ficar sem distrair a celebração e respeitar a ocasião então concordaremos que não há problemas.

Sugestão de como celebrar

Seguindo o exemplo de Cristo vemos a sequência dos eventos:

1) Primeiro Jesus compartilhou o vinho, que é o Seu sangue (Lucas 22:17);

2) depois Ele compartilhou o pão asmo (sem fermento) , que é o Seu corpo (Lucas 22:19);

3) finalmente, Ele lavou os pés dos apóstolos que é um sinal de humildade – devemos lavar os pés uns dos outros (João 13:4-5).

4) Terminando a celebração da páscoa, eles cantaram um hino (Marcos 14:26).

Sugestão do como preparar os ingredientes

O pão asmo deve ser da quantia necessária para ser quebrado e consumido por todos celebrando a páscoa. Por que pedimos a benção sobre o pão, este pão será santificado por Deus. E por isso não deve ser desperdiçado  Não poderá haver restos para que outros possam comer. Tem que ser a quantia certa de ser consumido e nada sobrar. Se sobrar alguma coisa, deva livrar dele por completo como jogar na privada e dar descarga ou queimá-lo. É importante lembrar que não pode sobrar nada.

O pão como representa o corpo de Cristo tem que ser puro – a melhor maneira possível. A farinha orgânica por exemplo seria boa. Aprenda a fazer os pães asmos de farinha orgânica porque terá que comer pães asmos todos os 7 dias da Festa de Pães Amos, “A festa dos pães ázimos guardarás; sete dias comerás pães ázimos, como te tenho ordenado, ao tempo apontado no mês de Abibe…”, Êxodo 23:15.

Da mesma maneira assim deve ser feito o vinho. Somente a quantia certa a ser consumida. Nada deve sobrar o vinho que foi abençoado. Aconselhamos que coloque somente uma quantia pequena como um quantia mínima num copo e nessa copo pedir a benção. Não precisa pedir a benção numa garrafa inteira de vinho por exemplo. Porque o restante terá de ser destruído para que ninguém que participou da páscoa venha a bebê-lo.

O vinho também tem que ser o mais puro possível pois representa o sangue de Cristo que foi derramado por nós. O teor de álcool tem que ser pouco. O vinho orgânico também seria um boa opção já que tem o menor número de ingredientes.

Sugestão de leitura

Antes do quebrar o pão asmo e tomar o vinho e lavar os pés, temos que estudar a importância deste simbolismo. A muita leitura na Bíblia que você pode estudar ou ler antes da tomada de cada simbolismo: pão asmo, vinho e lavar os pés.

Claro, um leitura deve ser feita antes da cada cerimônia e depois peça a benção sobre o pão asmo, vinho e lava os pés. Ler a escritura relacionada a cada cerimônia também seria viável e faria mais sentido antes de comer o pão asmo, beber o vinho e lavar os pés.

Antes de terminar a cerimônia da páscoa e cantar o hino, uma boa leitura seria João 13 até 17.

Boa páscoa de dias de pães asmos.

  1. #1 by alan on September 11, 2017 - 7:04 am

    Why should we celebrate the Passover if what Christ commanded us to celebrate was his death?
    Passover is a Jewish feast, instituted by God in the memorial of the deliverance of Egypt, there is nothing to do with us.
    Was not the institution of the Lord’s Supper made for a memorial of his death? Or was it Easter? The fact that it was at Easter does not mean that we should celebrate Passover, but rather the Lord’s holy supper. This is the only memorial we must do. No Easter, Christmas, is the Lord’s Supper alone?
    obs: google translator. I’m from Brazil

  2. #2 by João Carvalho on September 14, 2017 - 4:46 am

    Alan,

    Temos muitos, mais muitos, materiais e vídeos sobre a Páscoa. Bons estudos.
    -João

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: