Páscoa em Casa

É bem conhecida hoje em dia a Páscoa. Mas, a páscoa que é mais conhecida não é a páscoa ensinada por Jesus Cristo e seguida pelos Seus apóstolos e discípulos.

Podemos ver a páscoa sendo celebrada e detalhadamente descrita pelos apóstolos, “E mandou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a páscoa, para que a comamos”, Lucas 22:8.

Cristo não somente desejava passar a páscoa com Seus discípulos como também disse que assim continuaria a fazer no mundo de amanhã quando Ele voltar na terra e implantar o Reino dos Céus, ou o Reino de Deus, “E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça; Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus”, Lucas 22:15-16.

Temos que celebrar a páscoa como mandada por Deus. Leia mais sobre a páscoa nos estudos bíblicos desse blog.

Vemos que o natural seria reunir as pessoas da mesma fé e crença, àqueles que mudaram suas vidas por cristo, para celebrarem a páscoa. Mas, no caso por exemplo de haver poucos ou um casal, sim poderemos celebrar a páscoa do mesmo jeito. O autor, por exemplo, celebra a páscoa somente com sua esposa (com os filhos de 14 e 13 olhando mas não compartilhando do pão, vinho e lavar os pés). Se seus filhos conseguem assim ficar sem distrair a celebração e respeitar a ocasião então concordaremos que não há problemas.

Sugestão de como celebrar

Seguindo o exemplo de Cristo vemos a sequência dos eventos:

1) Primeiro Jesus compartilhou o vinho, que é o Seu sangue (Lucas 22:17);

2) depois Ele compartilhou o pão asmo (sem fermento) , que é o Seu corpo (Lucas 22:19);

3) finalmente, Ele lavou os pés dos apóstolos que é um sinal de humildade – devemos lavar os pés uns dos outros (João 13:4-5).

4) Terminando a celebração da páscoa, eles cantaram um hino (Marcos 14:26).

Sugestão do como preparar os ingredientes

O pão asmo deve ser da quantia necessária para ser quebrado e consumido por todos celebrando a páscoa. Por que pedimos a benção sobre o pão, este pão será santificado por Deus. E por isso não deve ser desperdiçado  Não poderá haver restos para que outros possam comer. Tem que ser a quantia certa de ser consumido e nada sobrar. Se sobrar alguma coisa, deva livrar dele por completo como jogar na privada e dar descarga ou queimá-lo. É importante lembrar que não pode sobrar nada.

O pão como representa o corpo de Cristo tem que ser puro – a melhor maneira possível. A farinha orgânica por exemplo seria boa. Aprenda a fazer os pães asmos de farinha orgânica porque terá que comer pães asmos todos os 7 dias da Festa de Pães Amos, “A festa dos pães ázimos guardarás; sete dias comerás pães ázimos, como te tenho ordenado, ao tempo apontado no mês de Abibe…”, Êxodo 23:15.

Da mesma maneira assim deve ser feito o vinho. Somente a quantia certa a ser consumida. Nada deve sobrar o vinho que foi abençoado. Aconselhamos que coloque somente uma quantia pequena como um quantia mínima num copo e nessa copo pedir a benção. Não precisa pedir a benção numa garrafa inteira de vinho por exemplo. Porque o restante terá de ser destruído para que ninguém que participou da páscoa venha a bebê-lo.

O vinho também tem que ser o mais puro possível pois representa o sangue de Cristo que foi derramado por nós. O teor de álcool tem que ser pouco. O vinho orgânico também seria um boa opção já que tem o menor número de ingredientes.

Sugestão de leitura

Antes do quebrar o pão asmo e tomar o vinho e lavar os pés, temos que estudar a importância deste simbolismo. A muita leitura na Bíblia que você pode estudar ou ler antes da tomada de cada simbolismo: pão asmo, vinho e lavar os pés.

Claro, um leitura deve ser feita antes da cada cerimônia e depois peça a benção sobre o pão asmo, vinho e lava os pés. Ler a escritura relacionada a cada cerimônia também seria viável e faria mais sentido antes de comer o pão asmo, beber o vinho e lavar os pés.

Antes de terminar a cerimônia da páscoa e cantar o hino, uma boa leitura seria João 13 até 17.

Boa páscoa de dias de pães asmos.

  1. Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: