“Guardareis o Sábado”, Ex 31:14

Muitos de nós passamos essa vida sem perguntar o porquê das coisas. Os nossos ensinamentos basicamente vem de nosso pais e amigos. Pouquíssimas pessoas perguntam o que Deus acha disso ou aquilo. Ninguém se interessa e nem tem a curiosidade de tentar saber quais são as coisas que são importantes para Deus.

Como pode, por exemplo, Deus dizer isso, “Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo”,  Êxodo 31:14 e novamente, “Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá”, Êxodo 31:15.

Obviamente, o Sábado é um dia importantíssimo a Deus. Ele o criou e o santificou. Ele fez esse dia ser diferente dos outros. Mas por quê? Ele deu a resposta, “E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera”, Gênesis 2:2-3. Deus descansou nesse dia e o santificou. De cara então vemos que o dia de Sábado tem que ser diferente dos outros.

 A raiva de Deus aos que profana o Sábado

 Não há dúvida das muitas situações em que o povo tem poluído o dia de Sábado. Aqui está um exemplo disso e que trouxe a raiva de Deus sobre o povo de Judá, “E contendi com os nobres de Judá, e lhes disse: Que mal é este que fazeis, profanando o dia de sábado? Porventura não fizeram vossos pais assim, e não trouxe o nosso Deus todo este mal sobre nós e sobre esta cidade? E vós ainda mais acrescentais o ardor de sua ira sobre Israel, profanando o sábado”, Neemias 13:17-18.

 Como observar o Sábado

 Deus nos dá um exemplo de como Ele gostaria que observássemos o dia de Sábado. “Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras”, Isaías 58:13.

Note que o nosso próprio Deus irá nos honrar se não quebrarmos o dia de Sábado, “Então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse”, Isaías 58:14.

Muitos de nós sem conhecermos as vontades de Deus, comemos em restaurantes no dia de Sábado; vemos televisão; entramos em trabalhos duros e falamos palavras vulgares.

Devemos perguntar, estamos honrando a Deus?

  1. Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: