Páscoa, na Época de Cristo

Porque Cristo observou a Páscoa junto com os apóstolos? Muito dizem que a Páscoa já não é mais celebrada porque todos os mandamentos foram eliminados quando Ele morreu? E quando olhamos a Páscoa que celebramos hoje em dia, ela é bem diferente do jeito que Cristo celebrou, mas por que? Devemos seguir Cristo e fazer as coisas do mesmo jeito que Ele fez ou não?

Hoje em dia vemos os ovos de chocolates, pessoas dando presentes, pessoas celebrando festas e muitas coisas desse tipo. Mas qual é a verdade? Vemos estudar e ver como Cristo celebrou a Páscoa e se foi um coisa que Ele fez naquela época e nunca mais irá acontecer. 

“Chegou, porém, o dia dos ázimos, em que importava sacrificar a páscoa. E mandou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a páscoa, para que a comamos. E eles lhe perguntaram: Onde queres que a preparemos? E ele lhes disse: Eis que, quando entrardes na cidade, encontrareis um homem, levando um cântaro de água; segui-o até à casa em que ele entrar. E direis ao pai de família da casa: O Mestre te diz: Onde está o aposento em que hei de comer a páscoa com os meus discípulos? Então ele vos mostrará um grande cenáculo mobilado; aí fazei preparativos. E, indo eles, acharam como lhes havia sido dito; e PREPARARAM A PÁSCOA”, Lucas 22:7-13.

Note que já era de costume de Jesus e Seus discípulos celebrarem a Páscoa. Eles a celebravam todo o ano. Vemos aqui que a Páscoa sempre foi celebrada pelos Israelitas e Cristo confirmou que ela tem que ser celebrada todo ano. Mas, e quanto a aqueles que dizem que Jesus estava somente observando porque estava escrito na lei. Que Ele não precisa celebra-la e que até ela não será celebrada no Reino de Deus. Observe as palavras de Jesus…“E, chegada a hora, pôs-se à mesa, e com ele os doze apóstolos. E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça; Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus”, Lucas 22:14-16.

Como Jesus disse a Páscoa será celebrada no futuro, muito depois de Sua morte. Note que Ele disse que a próxima Páscoa será celebrada no REINO DE DEUS. Como certeza ela será celebrada com certeza no Reino de Deus. Mas, se Cristo observou a Páscoa então porque tudo o mundo não observa. E porque não observamos do jeito que Ele observou. Note, que a Páscoa foi celebrada de uma maneira que ninguém assim faz… note… “E, comendo eles, tomou Jesus pão e, abençoando-o, o partiu e deu-lho, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho; e todos beberam dele. E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que por muitos é derramado. Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da vide, até àquele dia em que o beber, novo, no reino de Deus. E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras”, Marcos 14:22-26.

Note que além do jantar que Cristo nos instruiu a fazer mais coisas no dia de Páscoa. Essas coisas é claro tem de ser feita para que lembramos de Jesus como Ele mesmo disse, “fazei isto em memória de mim”, Lucas 22:19.

Claramente, de acordo com Cristo, devemos celebrar a Páscoa porque isso irá nos dar memoria de Cristo. Iremos lembrar Dele todas as vezes que as celebramos. Cristo fez isso porque “Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós”, Lucas 22:20.

Cristo instituiu uma nova aliança como Seu povo. A aliança criada com entre DEus e o povo no Sinai já não vale mais. Aquele Ele fez uma nova alinça muito melhor do que a primeira onde o próprio corpo e sangue Dele confirma essa nova alinça. E é essa Aliança que será celebrada por Ele e Seu povo quando Ele retornar e o Reino de Deus for colocado na terra.

Nessa Páscoa Jesus repartiu o pão e deu a seus discípulos; ele fez isso também com o vinho. Depois do pão e o vinho, ele fez uma coisa interessante, “Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido”, João 13:4-5.

Como vemos aqui, na Páscoa Jesus institui o Pão, o vinho e lavou os pés dos apóstolos como uma exemplo para nós seguir. DEVEMOS FAZER A MESMA COISA porque “Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.
Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes. Não falo de todos vós; eu bem sei os que tenho escolhido; mas para que se cumpra a Escritura: O que come o pão comigo, levantou contra mim o seu calcanhar”, João 13:12-18.

NÓS SOMOS OS DISCÍPULOS DE CRISTO E DEVEMOS SEGUIR TODAS AS COISAS QUE CRISTO NO ENSINOU A FAZER. AGORA SE SABEMOS E LEMOS AS COISAS QUE ELE DISSE E FEZ, PORQUE NÃO FAZEMOS AS MESMAS COISAS?

  1. Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: