Páscoa, no Antigo Testamento

Definição da Páscoa

A Páscoa que ouvimos tanto e que observamos junto com a Sexta-Feira da Paixão, está ela na Bíblia? Essa Páscoa foi fundada por Cristo? Ou pelos Apóstolos? Existe uma Páscoa mesmo que devemos celebrar? Verá que sim, Cristo nos deu esse exemplo.

Entretanto, a Páscoa que Cristo nos comandou a observar é bastante diferente do que a que existe hoje em dia. Sem precisar entrar em qualquer estudo profundo, o leitor pode ver a origem da Páscoa. A Igreja Católica foi a que criou a Páscoa que hoje são celebradas por milhares de pessoas. Pessoas sinceras que querem seguir o que Deus nos comanda. Essa Páscoa, entretanto está além dos estudos desse blog. Nesses estudos que seguiremos, estudaremos a Páscoa que Cristo tem comandado. Estudaremos a origem, data e de que maneira devemos observá-la. Verão que a Páscoa comandada e seguida por Cristo é bastante diferente do que a que é plenamente observada pelo povo ao redor desse mundo.

Páscoa, no Antigo Testamento

A Páscoa começou a ser mencionada bem no início da Bíblia. Logo que Deus começou a ter contato com o povo de Israel, Ele começou a ensinar-nos todos os Seus mandamentos, estatutos, leis e princípios.

“Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do SENHOR”, Êxodo 12:11. Vemos aqui a primeira instrução da Páscoa. Os Israelitas foram instruídos por Deus para celebrar essa Páscoa pois Ele iria passar pelo Egito e matar todos os primogênitos; “E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o SENHOR”, Êxodo 12:12.

Estas instruções foram dadas a ser celebradas a cada ano por toda a eternidade. Não, Deus não deu instrução para que seja celebrada naquele ano somente mas por todas as gerações, “E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo”, Êxodo 12:14. Vamos ver mais tarde em nossos estudos que depois da morte de Cristo, que Ele foi nossa Páscoa, não mais precisamos matar nenhum cordeiro como fez os Israelitas pois o nosso cordeiro foi, e é, Cristo – mas estudaremos mais tarde isso.

Sabemos que Deus leva Sua Páscoa muito a sério pois deixou mandamentos fortíssimos para aqueles que desobedecessem, “Porém, quando um homem for limpo, e não estiver em viajem, e deixar de celebrar a páscoa, essa alma do seu povo será extirpada; porquanto não ofereceu a oferta do SENHOR a seu tempo determinado; esse homem levará o seu pecado”, Números 9:13. Simplesmente falando, os Israelitas tinham de celebrar a Páscoa senão seriam expulso do meio deles. Um comando de Deus bastante sério. Mas, quando devemos celebrar a Páscoa?

Deus foi bastante específico neste ponto. Observe as instruções de nosso Deus, “No mês primeiro, aos catorze do mês, pela tarde, é a páscoa do SENHOR”, Levítico 23:5. O primeiro mês do calendário daquela época e que é seguido hoje em dia é o mês de Abibe, “Guarda o mês de Abibe, e celebra a páscoa ao SENHOR teu Deus; porque no mês de Abibe o SENHOR teu Deus te tirou do Egito, de noite”, Deuteronômio 16:1. Esse mês no calendário nosso seria Abril. O calendário Hebréico daquela época e que também pode ser usado hoje é baseada na lua nova. Aconselharia o leitor a estudar sobre o calendário. Achará um estudo fascinante. Neste site encontrará mais informação sobre o calendário e a diferenças entre eles.

Nesse ano, a Páscoa será observada no dia 5 de Abril ao anoitecer como mandado por Deus. A Páscoa será observada do jeito que Jesus nos instruiu. Estudaremos isso nos próximos blogs, ou estudos.

  1. #1 by yara lorrane on April 10, 2012 - 12:51 pm

    a historia e muito linda eu adorei de mais

  2. #2 by carvaj1 on April 10, 2012 - 3:00 pm

    Esperamos que os estudos sejam de bom proveito a você. João

  3. #3 by Vania on February 1, 2013 - 5:10 am

    Nossa mt bom. Paz e bem a tds

  4. #4 by carvaj1 on February 1, 2013 - 5:30 am

    Que bom que gostou. Estamos trabalhando no Estudo 12 sobre a páscoa.

  5. #5 by esheley on March 17, 2016 - 8:47 pm

    Foi uma coisa muito boa que deus fez

  6. #6 by carvaj1 on March 19, 2016 - 7:20 pm

    Realmente, desde do início Deus sabia o que tinha de fazer para salvar o ser humano dos pecados que eles certamente fariam, e ainda fazem. Hoke o nosso Senhor Jesus é o nosso sacrífico para a Páscoa. Ele como sendo perfeito não precisa morrer todo ano, a cada Páscoa. Porque Ele nunca pecou e viveu uma vida perfeita perante o Seu Pai, Ele se tornou o nosso sacrifício perfeito. Cada vez que pecamos e nos arrependemos, poderemos usar o sangue de Cristo e ir ao Pai pedindo perdão. Se seu arrependimento for verdadeiro, o Pai lhe perdoará de seus pecados…
    “Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez. E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados; Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus”, Hebreus 10:10-12.

  7. #7 by Pedro on April 12, 2016 - 12:21 am

    Mas Deus disse no mês primeiro, 14, então 14 de Janeiro, por que em abril está certo?

  8. #8 by carvaj1 on April 13, 2016 - 2:09 am

    Pedro,

    O calendário que usamos não é o calendário que Deus usa ou usou. Deus criou seu calendário baseado na agricultura – o madurecimento da cevada – como também em seus corpos celestiais – a lua. A lua nova representa o início do mês e Deus quer que reunimos para celebrá-la, mas não como santa. Observe que no mundo de amanhã, todos irão celebrar a lua nova, “E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor”, Isaías 66:23.

    Agora, para o início do ano, tem que ser o amadurecimento da cevada, “E o linho e a cevada foram feridos, porque a cevada já estava na espiga, e o linho na haste”, Êxodo 9:31. Foi nessa semana que os Israelitas comeram a Páscoa e sairam do Egito.
    Quando acontece a lua nova e a cevada fica madura em Israel, começa o ano de Deus. As instruções Dele está bem escrito, “No mês primeiro, aos catorze do mês, pela tarde, é a páscoa do Senhor”, Levítico 23:5.

    Obviamente o calendário que usamos hoje em dia, o calendário gregoriano, não existia naquele tempo.

    Os judeus Caraíta usam o calendário divino até hoje em dia. Há várias referências na internet sobre eles.

    O nosso site, há Estudos Bíblicos sobre esse assunto. Observe Estudo 9, como estudos 12 e 13. Leia também nas categorias do site sobre o “Calendário de Deus”, “Lua Nova”, “Festa da Páscoa”, e “Festa dos Pães Asmos”.

    Que Deus abençoe seus estudos e obediência a Ele.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: