“O temor do SENHOR é o princípio do Conhecimento”

Vemos aqui claramente escrito em Provérbios 1:7 que para alguém obter conhecimento, essa pessoa tem que temer a Deus. Então, é claro, podemos deduzir que os que não temem a Deus, não tem conhecimento. A palavra “temor do SENHOR” é muito usada na Bíblia onde poderão achar mais de 350 indicações. Por toda a Bíblia vemos que temos que temer a Deus, mas o que realmente é isso?

Temer é mais do que ter medo de Deus. Ele não quer que seguimos Ele porque temos medo Dele. Ele quer que o adoramos porque fazemos as coisas que são agradáveis a Seus olhos. “E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada”, João 8:29. 

Está talvez seja uma razão do porque não temos centenas de linhas de mandamentos e leis que dizem o que devemos e não fazer; como por exemplo, você não deve cozinhar no Sábado. Mas, em vez disso Ele simplesmente fala, “Mantenha meu Sábado santo. Não faça no Sábado o que faz em outros dias”.

Deus não precisa ter em Sua família robores que sequem somente os comandos Dele. Sendo assim, as pessoas não estão com Deus porque querem mas porque são obrigadas a segui-Lo. Não é isso que Ele quer. Devemos segui-Lo e ter temor Dele, ou seja, respeitá-lo e desejar fazer todas as coisas que são do agrado Dele, sem um mandamento explícito ou não. Devemos seguir a Deus porque o desejo que temor é de ficar com Ele. Amamos tudo que é Dele e do Filho Dele. E amamos tudo o que faz, fala, age, pensa. Devemos ama-lo de toda nossa existência: alma, forças, coração e mente.

“E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria…” Jó 28:28. Vemos aqui que o temor de Deus é a mesma coisa de Sabedoria. Aquele que tem sabedoria também tem temor de Deus.

Em Salmos 25:14 vemos que Deus mostra aos que temem Ele Seus planos para a humanidade, “O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança”.

O Senhor protege aquele que temem a Ele, “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra”, Salmos 34:7.

Os olhos de Deus está sempre nos que temem a Ele, “Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem”, Salmos 33:18.

Temer a Deus e mostrar para Ele que você o ama e quer fazer tudo que Ele quiser. Por exemplo, se você tem um filho e você fala para seu filho que não gostaria de vê-lo comendo tanta comida com açúcar. Você dá comanda ele para não comer só fala que gostaria que ele não comesse mais desse tipo de comida porque seria bom para a saúde dele. Quando seu filho encontra um amigo e esse lhe dá ou convida a comer comida de muito açúcar, seu filho assim recusa e disse que não fará. O amigo então pode até falar que o pai dele não lhe ordenou para não comer esse tipo de comida. Então ele simplesmente responderá que não comerá porque ele sabe que isso não seria do agrado de seu pai. Isso e temer uma pessoa. Você age pelo amor, carinho e respeito à pessoa.

É isso que Deus quer de nós.

  1. Leave a comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: