Como observar o Dia de Sábado?

O que fazer no dia de Sábado? Com certeza cada cristão que perguntar terá uma resposta diferente. Cada um de nós tentamos, e até às vezes, com bastante sinceridade em nossos corações tentar entender o que é certo fazer e ficarmos longe do que é errado. Procuramos conversar com outros, mas essa pergunta parece não ter uma resposta clara. Deus realmente nos dá uma uns exemplos de como Seu Sábado deve ser observado.

Eu tenho amigos que já observam o Sábado na mesma quantidade de anos que observo. Mas, todos nós temos ideias diferentes de como observá-lo. Isso é lindo e maravilhoso o que Deus tem feito. Ele poderá olhar a todos e ver de que jeito ou maneira ou atitude que colocamos no Seu Sábado. Com certeza é baseada em nosso zelo e amor pelas leis e mandamentos de Deus que dirigimos nossa maneira de agir no Sábado. Mas, o que as escrituras falam sobre o Sábado?

Que o Sábado tem que ser observado diferentemente dos outros dias da semana, isso é obvio, “Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de fazer algum mal… e para amarem o nome do SENHOR, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança”, Isa 56:2,6. 

Claramente, o Senhor nos deu e mostrou a diferença dos Sábados dos outros dias, “Assim diz o Senhor DEUS: A porta do átrio interior que dá para o oriente estará fechada durante os seis dias que são de trabalho; mas no dia de sábado ela se abrirá; também no dia da lua nova se abrirá”, Eze 46:1. O Sábado é um dos mandamentos especificamente descrito nos mandamentos, “Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o SENHOR teu Deus”, Deut 5:12.

Não há dúvida que o Senhor nosso Deus irá comandar o Sábado para todo o sempre, junto com Seus Dias Santos, “E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR”, Isa 66:23.

Então, sabemos que o Sábado é um dia diferente e que deve ser observado, pois esse dia é do Senhor, “Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas”, Êx 20:10. Muitos de nós não trabalhamos no Sábado e por causa disso pensamos que estamos observando o Sábado. Mas, estamos realmente?

Deus está olhando nossa atitude nos dias de Sábado. Como estamos observando? Estamos estudando Suas palavras? Estamos meditando nas Suas leis e mandamentos? Estamos no suplicando e conversando com nosso Senhor? Estamos abrindo nossos corações e mentes para o Senhor? Estamos adorando nosso tempo de descanso no Sábado? Ou simplesmente é um dia normal para nós, continuamos a fazer as mesmas coisas que fazemos nos dias de semana.

Mas, se observarmos o Sábado do Senhor como toda nossa alma, coração e força não porque devemos fazer isso porque é nossa obrigação mas porque amamos Deus e sabemos e confiamos que tudo que Ele faz é nosso próprio beneficio; estaria o Senhor alegre com isso,

“Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras, Então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse”, Isa 58:13-14.

  1. #1 by Paulo Roberto Barbosa on January 20, 2013 - 1:01 pm

    É maravilhoso esse texto que comunga o sábado, que é um dia de descanso e adoração ao SENHOR. Conheci atrávez da internet um povo chamado Hunzas do Himalaia situado na India, eles praticam o sábado muito mais do que nós Ocidentais, jejuam todos os sábados, isso significa em dar um dia de descanso para o nosso corpo que é a casa do SENHOR, o labor do organismo é paralizado de processar o alimento material e passam a viver do alimento espiritual, a maioria desconhece este significado divinal, porque não se sentem bem quando uma pregação da palavra do SENHOR ultrapassa o horário previsto nas Congregações, pois sentem fome material e não a espiritual, esquecem do jejum prolongado de Jesus Cristo e Moiséis. Imaginemos o seguinte, se DEUS instituio o sábado para adoração ao SENHOR e poucos são seus seguidores mesmo assim a impiedade tem se alastrado o que dirá sem este dia sagrado, seria um caos total. Nisto sabemos que a tua obra é perfeita e justa.
    Ser ou não ser esta é a razão, santificado sejamos nós, irrepreen-síveis, separados para DEUS, cumpridores de teus mandamentos e justificados na fé em Cristo Jesus.
    Que a comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo estejam convosco. Amém.

  2. #2 by carvaj1 on January 22, 2013 - 12:08 am

    Que bom Paulo que gostou dos estudos. Ficamos feliz em saber disso. O próximo estudo e que acabamos hoje é justamente sobre o sábado. Já está publicado. Você pode encontrá-lo também em formato PDF.

    Mas alguma coisa, por favor, avise-nos. Que o nosso senhor Deus continue abrindo os vossos olhos a entender os Seus mistérios.

    Um forte abraço,

    João

  3. #3 by Rogério Pereira on November 1, 2013 - 12:21 am

    Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
    Romanos 14:5

    Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. João 5:18

    Respondeu-lhe, porém, o Senhor, e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, e não o leva a beber? Lucas 13:15

    E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado. Mateus 12:2

    Naquele tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer. Mateus 12:1

    Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa? Mateus 12:5

    e como fica estes capítulos da escritura ,porque eu leio e releio as escrituras e entendo que não a mais necessidade de guardar o sábado.

  4. #4 by carvaj1 on November 1, 2013 - 3:33 am

    Olá Rogério,

    Guardar o Sábado é certamente mandado por Deus. É até parte dos Seus 10 Mandamentos. Há muitas escrituras aqui quando Deus fala do Sábado. Deus puniu severamente todos aqueles que não respeitaram o Sábado como também abençoou todos aqueles que assim respeitaram o Seu Sábado, “Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras, Então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse”, Isaías 58:13-14.

    Não há dúvida que Deus olha todos os Seus Sábados com muito respeito. E eu digo todos os Sábados porque todos as 8 Festas Santas que acontecem uma vez cada ano, Deus também os chamam de Sábado. Por favor estude neste blog sobre as Festas, Solenidades, santas de Deus.

    Observe também Rogério que o Sábado é o único sinal que identifica aqueles que são de Deus. Isto é claramente Deus falou aqui, “E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus”, Ezequiel 20:20.

    O que Jesus deu esse exemplo de boi cair no buraco é um exemplo de emergência acontecendo no Sábado. O que Cristo fala claramente é que vai acontecer emergências no Sábado e que quando isso acontecer, você pode cuidar dela.

    A lição que bem a seguir, Lição 20 será sobre o Sábado.

    Bons estudos.

    -João

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: