Páscoa, no Antigo Testamento

Definição da Páscoa

A Páscoa que ouvimos tanto e que observamos junto com a Sexta-Feira da Paixão, está ela na Bíblia? Essa Páscoa foi fundada por Cristo? Ou pelos Apóstolos? Existe uma Páscoa mesmo que devemos celebrar? Verá que sim, Cristo nos deu esse exemplo.

Entretanto, a Páscoa que Cristo nos comandou a observar é bastante diferente do que a que existe hoje em dia. Sem precisar entrar em qualquer estudo profundo, o leitor pode ver a origem da Páscoa. A Igreja Católica foi a que criou a Páscoa que hoje são celebradas por milhares de pessoas. Pessoas sinceras que querem seguir o que Deus nos comanda. Essa Páscoa, entretanto está além dos estudos desse blog. Nesses estudos que seguiremos, estudaremos a Páscoa que Cristo tem comandado. Estudaremos a origem, data e de que maneira devemos observá-la. Verão que a Páscoa comandada e seguida por Cristo é bastante diferente do que a que é plenamente observada pelo povo ao redor desse mundo.

Páscoa, no Antigo Testamento

A Páscoa começou a ser mencionada bem no início da Bíblia. Logo que Deus começou a ter contato com o povo de Israel, Ele começou a ensinar-nos todos os Seus mandamentos, estatutos, leis e princípios.

“Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do SENHOR”, Êxodo 12:11. Vemos aqui a primeira instrução da Páscoa. Os Israelitas foram instruídos por Deus para celebrar essa Páscoa pois Ele iria passar pelo Egito e matar todos os primogênitos; “E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o SENHOR”, Êxodo 12:12.

Estas instruções foram dadas a ser celebradas a cada ano por toda a eternidade. Não, Deus não deu instrução para que seja celebrada naquele ano somente mas por todas as gerações, “E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo”, Êxodo 12:14. Vamos ver mais tarde em nossos estudos que depois da morte de Cristo, que Ele foi nossa Páscoa, não mais precisamos matar nenhum cordeiro como fez os Israelitas pois o nosso cordeiro foi, e é, Cristo – mas estudaremos mais tarde isso.

Sabemos que Deus leva Sua Páscoa muito a sério pois deixou mandamentos fortíssimos para aqueles que desobedecessem, “Porém, quando um homem for limpo, e não estiver em viajem, e deixar de celebrar a páscoa, essa alma do seu povo será extirpada; porquanto não ofereceu a oferta do SENHOR a seu tempo determinado; esse homem levará o seu pecado”, Números 9:13. Simplesmente falando, os Israelitas tinham de celebrar a Páscoa senão seriam expulso do meio deles. Um comando de Deus bastante sério. Mas, quando devemos celebrar a Páscoa?

Deus foi bastante específico neste ponto. Observe as instruções de nosso Deus, “No mês primeiro, aos catorze do mês, pela tarde, é a páscoa do SENHOR”, Levítico 23:5. O primeiro mês do calendário daquela época e que é seguido hoje em dia é o mês de Abibe, “Guarda o mês de Abibe, e celebra a páscoa ao SENHOR teu Deus; porque no mês de Abibe o SENHOR teu Deus te tirou do Egito, de noite”, Deuteronômio 16:1. Esse mês no calendário nosso seria Abril. O calendário Hebréico daquela época e que também pode ser usado hoje é baseada na lua nova. Aconselharia o leitor a estudar sobre o calendário. Achará um estudo fascinante. Neste site encontrará mais informação sobre o calendário e a diferenças entre eles.

Nesse ano, a Páscoa será observada no dia 5 de Abril ao anoitecer como mandado por Deus. A Páscoa será observada do jeito que Jesus nos instruiu. Estudaremos isso nos próximos blogs, ou estudos.

  1. #1 by yara lorrane on April 10, 2012 - 12:51 pm

    a historia e muito linda eu adorei de mais

  2. #2 by carvaj1 on April 10, 2012 - 3:00 pm

    Esperamos que os estudos sejam de bom proveito a você. João

  3. #3 by Vania on February 1, 2013 - 5:10 am

    Nossa mt bom. Paz e bem a tds

  4. #4 by carvaj1 on February 1, 2013 - 5:30 am

    Que bom que gostou. Estamos trabalhando no Estudo 12 sobre a páscoa.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: